conecte-se conosco


Direto de Brasília

Câmara aprova admissibilidade de PEC sobre imunidade parlamentar

Publicado

Direto de Brasília


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 304 votos a 154, com duas abstenções, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, que restringe a prisão em flagrante de parlamentar somente se relacionada a crimes inafiançáveis listados na Constituição, como racismo e crimes hediondos.

O parecer da relatora, Margarete Coelho (PP-PI) foi designada relatora de plenário em nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que ainda não foi designada. Nesta quinta-feira, haverá uma reunião de líderes partidários às 10h para tentar encontrar um maior consenso sobre o mérito da matéria. O texto está na pauta para ser votado em sessão que começa às 15h de amanhã.

Segundo a relatora, haverá algumas mudanças no texto da PEC, como as questões da inelegibilidade e as condições para a prisão em flagrante.

O texto original da PEC também proíbe a prisão cautelar por decisão monocrática, aquela tomada por um único ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como aconteceu com o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), cuja prisão foi decretada inicialmente pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada pelo Pleno da Corte. 

Veja Também  Projeto suspende apreensão de van escolar em caso de inadimplência durante a pandemia

Com a restrição imposta pela PEC, somente poderá haver prisão em flagrante nos casos citados explicitamente pela Constituição: racismo, crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático e atualiza a Constituição com interpretação dada pelo Supremo de que o foro privilegiado se refere apenas a crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados às funções parlamentares.

* Com informações da Agência Câmara

Edição: Fábio Massalli

Comentários Facebook

Direto de Brasília

Projeto suspende apreensão de van escolar em caso de inadimplência durante a pandemia

Avatar

Publicado


Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Deputado Zé Vitor discursa no Plenário da Câmara
Zé Vitor: importante é manter a capacidade laborativa dos autônomos

O Projeto de Lei 2226/20 suspende temporariamente, durante a pandemia do novo coronavírus, a possibilidade de busca e apreensão de veículo escolar em caso de inadimplência do dono junto ao agente financeiro do financiamento.

O texto insere dispositivos no Decreto-Lei 911/69, que trata das normas do processo judicial sobre alienação fiduciária. Atualmente, caso o dono do veículo não esteja em dia com as prestações, após etapas de cobrança, o banco poderá pedir a um juiz que determine a busca e apreensão a fim de quitar a dívida.

“O mais importante é manter e fomentar a capacidade laborativa dos profissionais autônomos, que não possuem a estrutura das grandes empresas para enfrentar dificuldades”, disse o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

Veja Também  Proposta classifica as óticas como atividade essencial na pandemia

Comentários Facebook
Continue lendo

Direto de Brasília

Plenário começa com análise de urgência para projeto sobre rádios comunitárias; acompanhe

Avatar

Publicado


Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Plenário com painel eletrônico
Plenário em sessão virtual

A Câmara dos Deputados começou sessão deliberativa remota e analisa agora requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2750/20, que permite que rádios comunitárias que estejam com operação suspensa, restrita ou revogada requeiram nova licença temporária para operar durante a pandemia.

A pauta desta quinta contém cinco projetos de lei (PLs 886/21, 5829/19, 1943/19, 1561/20 e 468/19). Constam ainda dois requerimentos que conferem urgência a propostas legislativas.

Assista ao vivo

Mais informações a seguir.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Cláudia Lemos

Comentários Facebook
Veja Também  Projeto limita atuação do Executivo ao alterar o Imposto de Importação
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana