conecte-se conosco


Carros

Jaguar e Land Rover planejam ter apenas elétricos a partir de 2025

Publicado

Carros


source
Jaguar I-Pace: primeiro modelo 100% elétrico da marca é vendido no Brasil, onde a oferta desse tipo de carro ainda é pequena
Divulgação

Jaguar I-Pace: primeiro modelo 100% elétrico da marca é vendido no Brasil, onde a oferta desse tipo de carro ainda é pequena


O desafio vai ser enorme. As lendárias Jaguar e Land Rover, famosas marcas de luxo de modelos clássicos, esportivos e de aventura, vão se tornar puramente elétricas a partir de 2025.

O anúncio da montadora fala de uma nova estratégia global, chamada “Reimagine”, com a aceleração da eletrificação das linhas Jaguar, Range Rover, Discovery e Defender . A propósito, o termo reimaginação significa uma revolução total de valores ou simplesmente desligar e começar de novo.

Veja Também  Conheça 5 SUVs que vão entrar no lugar de hatches no Brasil

Ambas as marcas têm histórias longas e complexas antes de sua fusão — a Jaguar remonta à década de 1930 e a Land Rover à década de 1940. Elas, por exemplo, já pertenceram a Ford , que em 2008 vendeu para o atual proprietário Tata Motors, um grupo automotivo indiano, com sede em Mumbai.

Você viu?

Como parte do novo plano, a Jaguar se tornará uma marca só de carros elétricos a partir de 2025, enquanto a Land Rover terá ao menos uma opção sem motor a combustão para todas os modelos em 2030. A montadora planeja fazer com que as duas marcas desenvolvam arquiteturas elétricas separadas com “duas personalidades claras e únicas”, conforme comunicado da empresa.

Nos próximos cinco anos, a Land Rover oferecerá seis modelos puramente elétricos, com os quais quer manter a liderança nos SUVs de luxo. A primeira versão totalmente elétrica da marca inglesa chegará em 2024.

Invasão dos elétricos se aproxima

Range Rover Evoque híbrido é apenas o início de uma nova era em que haverá apenas elétricos à venda
Divulgação

Range Rover Evoque híbrido é apenas o início de uma nova era em que haverá apenas elétricos à venda

Por sua vez, a Jaguar quer ser vista como uma marca de luxo elétrico puro apresentando um novo portfólio de produtos com designs “emocionalmente envolventes” e tecnologias pioneiras da próxima geração.

Veja Também  Volkswagen Kombi de 1962 vira miniatura de Playmobil

Mais concretamente, significa que todos os novos veículos Jaguar serão totalmente elétricos. A Jaguar lidera este segmento de luxo elétrico com E-Pace, modelo já vendido no mercado brasileiro pelo preço de R$ 550 mil. Também a substituição planejada do Jaguar XJ é esperada para breve.

O E-Pace já lidera o segmento de luxo elétrico, abrindo caminho para a Jaguar ser uma empresa zero carbono. Segundo a empresa, “a reimaginação da Jaguar Land Rover, como uma marca elétrica, objetiva a sustentabilidade do luxo moderno. Terá impacto social positivo e dará início a uma nova jornada para se tornar um negócio zero de carbono”.

Cada vez mais os veículos elétricos e híbridos são uma tendência automotiva no exterior desenvolvido. Enquanto isso, o Brasil parece continuar longe dessa discussão mundial e busca saída governamental para as constantes crises do preço do petróleo.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook

Carros

Conheça o Volkswagen ID.5, o elétrico sucessor do Passat

Avatar

Publicado


source
O ID.5 promete ser o herdeiro elétrico do Passat com seu estilo cupê baseado no conceito ID.Crozz
Divulgação

O ID.5 promete ser o herdeiro elétrico do Passat com seu estilo cupê baseado no conceito ID.Crozz


A Volkswagen está empenhada em ser líder de vendas de carros elétricos na Europa. Depois de apresentar os seus modelos EVs ID.3 e ID.4, a montadora confirmou que vai lançar no segundo semestre o ID.5, um super cupê elétrico esportivo, sucessor do Passat. Ele vai chegar primeiro no Reino Unido para competir no segmento do Citroen e-C4 e do Tesla Model 3, este um dos elétricos líderes no mercado europeu.


VW ID.5 já entrou na fase de pré-produção e está sendo sendo testado na pista alemã Nurburgring. As primeiras imagens indicam um estilo bastate similar ao conceito ID.Crozz, inspirador da seleção ID da VW.

Será construído na plataforma MEB do Grupo VW para carros totalmente elétricos e terá uma gama de motores e baterias puros EV. A montagem será fábrica de Zwickau, na Alemanha, que é especialmente dedicada a carros elétricos e onde o ID.3 e o ID.4 também são produzidos.

O ID.5 será produzido na fábrica de Zwickau especialmente dedicada a carros elétricos
Divulgação

O ID.5 será produzido na fábrica de Zwickau especialmente dedicada a carros elétricos


A edição de lançamento do ID.5 será equipada com um motor elétrico de 201 cv montado no eixo traseiro e uma bateria de 77 kWh. Com esse conjunto e o seu acentuado perfil aerodinâmico, ele terá alcance de cerca de 500 km com uma carga completa.

Veja Também  Conheça 5 SUVs que vão entrar no lugar de hatches no Brasil

A Volkswagen projeta também o modelo GTX, no topo da linha ID.5, focada no desempenho. Essa versão apresentará um trem de força com tração nas quatro rodas e motor duplo. Esta tecnologia desenvolve 302 cv e faz de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Outro modelo da linha iD.5 deverá ser uma versão mais básica alimentado por uma bateria de 52 kWh e um motor elétrico menos de 146 ou 168 cv.

Você viu?

O ID.5 terá faróis de LED e um pára-choque envolvente. O modelo de produção abandonará as portas deslizantes radicais mostrada no conceito ID.Crozz. A versão final será muito parecida com o Audi e-tron Sportback .

Com acentuada aerodinâmica e conjunto elétrico de última geração, poderá ter um alcance de até 500 km
Divulgação

Com acentuada aerodinâmica e conjunto elétrico de última geração, poderá ter um alcance de até 500 km


Internamente, o ID.5 terá painel de instrumentos digital e sistema de infoentretenimento de 10 polegadas. O modelo vira com um display de realidade aumentada e o novo sistema de comando de voz chamado “Hello ID’.

Elétricos crescem

O ID.3 já é o segundo colocado em vendas na Europa e deve ser o modelo elétrico da VW para o Brasil
Divulgação

O ID.3 já é o segundo colocado em vendas na Europa e deve ser o modelo elétrico da VW para o Brasil


Apesar da pandemia ter reduzido em 25% as vendas totais de veículos no mercado europeu, os carros elétricos dobraram seus resultados e tiveram um total de 538.772 unidades vendidas no ano passado, sobretudo na Alemanha, França e Holanda, de acordo com Associação de Montadoras Europeias de Automóveis (ACEA).

Veja Também  Ford Ka fecha fevereiro com queda de 56,7% nos emplacamentos

As vendas avançaram especialmente graças aos programas de subsídios dos governos dos países europeus para a compra de veículos elétricos . A Alemanha, por exemplo, concede estímulo fiscal de até 9.000 euros e a França de até 12.000 euros.

Outro fator importante é que as pessoas precisaram comprar carros novos para continuar entrando nos centros das grandes metrópoles. Cidades como Bruxelas, Roma, Londres e Paris proibiram o acesso a área central dos veículos mais poluentes.

Assim, as montadoras correm para lançar novos modelos de veículos híbridos e elétricos para respeitar as normas europeias. Atualmente, as empresas precisam ficar abaixo de 95 gramas de CO2/km ou enfrentarão multas pesadas.

Neste cenário, a Volkswagen promete ser uma das grandes vencedoras no mercado elétrico. Seu modelo ID.3, lançado em setembro, já é o segundo veículo mais vendido na Europa. Aliás, com esse modelo EV, a montadora promete abrir seu mercado de elétricos no Brasil.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros

Ford Ka fecha fevereiro com queda de 56,7% nos emplacamentos

Avatar

Publicado


source
Ford Ka Freestyle
Divulgação

Ford Ka Freestyle


O anúncio em janeiro do fim da produção dos Ford Ka Hatch e Sedan e do SUV EcoSport no Brasil refletiu na forte queda dos números de emplacamentos desses modelos em fevereiro, apontam dados do Renavam divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).


O Ford Ka , que havia fechado o 1º mês do ano com 3.433 emplacamentos, somou 1.488 unidades emplacadas em fevereiro . Retração de 56,66%. O hatch compacto, que já foi um dos líderes do mercado brasileiro, amargou apenas a 30ª colocação no ranking geral.

Enquanto isso, o Ka Sedan viu as vendas caírem 70,02% no período, de 934 para 280 unidades. No caso do EcoSport , que havia somado 1.576 emplacamentos em janeiro, a queda foi de 66,63%. O SUV compacto fechou fevereiro com 526 unidades emplacadas, ficando apenas com a 14ª colocação no ranking de SUVs do mercado brasileiro.

Veja Também  Conheça 5 SUVs que vão entrar no lugar de hatches no Brasil

Você viu?

Queda de 17,9%

Chevrolet Onix fechou fevereiro com 10.261 emplacamentos e segue líder no mercado brasileiro
Divulgação

Chevrolet Onix fechou fevereiro com 10.261 emplacamentos e segue líder no mercado brasileiro


O mercado de automóveis e comerciais leves novos fechou fevereiro com um total de 158.237 emplacamentos. Queda de 17,85% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram emplacadas no Brasil 192.610 unidades. No período, o Chevrolet Onix somou 10.261 unidades e segue com a liderança do mercado brasileiro, trazendo a picape leve Fiat Strada (9.371) e o Hyundai HB20 (7.717) na 2ª e 3ª colocações, respectivamente.

Chama a atenção mais uma vez a participação das marcas da Stellantis (grupo industrial que no Brasil é representado por Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM), que emplacou cinco modelo no top 10: além da picape Strada, aparecem no ranking geral os modelos Fiat Argo (6.221), Mobi (6.015) e Toro (5.626) e o Jeep Renegade.

Entre os SUVs, o líder Jeep Renegade (5.834) foi seguido por Volkswagen T-Cross (5.524), Hyundai Creta (4.826), Jeep Compass (4.634) e Honda HR-V (3.703). No ranking de comerciais leves, depois dos líderes Fiat Strada e Toro, a terceira colocação ficou com a picape média Toyota Hilux (2.663).

Veja Também  Ford irá iniciar produção do novo Bronco em 29 de março

Ranking geral – unidades emplacadas

1 – Chevrolet Onix: 10.261 2 – Fiat Strada: 9.371 3 – Hyundai HB20: 7.717 4 – Chevrolet Onix Plus: 6.501 5 – Fiat Argo: 6.221 6 – Fiat Mobi: 6.015 7 – Volkswagen Gol: 5.847 8 – Jeep Renegade: 5.834 9 – Fiat Toro: 5.626 10 – Volkswagen T-Cross: 5.524

Comerciais leves – unidades emplacadas

1 – Fiat Strada: 9.371 2 – Fiat Toro: 5.626 3 – Toyota Hilux: 2.663 4 – Volkswagen Saveiro: 2.523 5 – Fiat Fiorino: 2.053

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana