conecte-se conosco


Mato Grosso

Congresso reúne profissionais da fotografia em Campo Novo do Parecis; saiba quem são os palestrantes

Publicado

Mato Grosso


De 23 a 25 de março, o município de Campo Novo do Parecis, que fica a 300 km de Cuiabá, vai  reunir profissionais qualificados e experientes na área da fotografia brasileira no 1º Congresso Fotográfico Parecis.  Gratuito e com vagas limitadas a 50 participantes, o encontro está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (22.02) até a próxima sexta-feira (26.02) pelo site www.congressofotoparecis.com.br

Serão três dias de evento que contará com a participação de profissionais premiados em concursos nacionais e internacionais, como o prêmio Lente de Ouro, considerado o Oscar da fotografia mundial. Nos dois primeiros dias serão realizadas palestras sobre iluminação, composição, direcionamento de olhar, dentre outros temas. 

No último dia ocorre a expedição fotográfica até a Aldeia Wazare, a 65 Km da sede do município. A atividade possui 15 vagas e tem como objetivo colocar em prática o conhecimento adquirido, tendo como cenário a riqueza da cultura indígena.

Todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19 serão tomadas durante o congresso, como higienização do ambiente, espaçamento entre as cadeiras, distribuição de máscaras e álcool de uso individual.

Veja Também  Sexta-feira (26): Mato Grosso registra 249.969 casos e 5.767 óbitos

Idealizado pelo fotógrafo Luciano Steffler, o projeto foi contemplado no Edital Circuito de Mostras e Festivais promovido pela Secretaria de Estado Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Palestrantes e temas

Nei Bernardes, que nos últimos sete anos esteve entre os Top 50 do mundo pela Fearless Photographers, discorrerá sobre composição na palestra Limpando a Cena. O profissional foi vencedor do prêmio Lentes de Ouro em 2014, como revelação, e em 2015, 2016 e 2020, como Fotógrafo do Ano e já palestrou por cinco vezes no maior congresso de fotografia da América Latina, o Wedding Brasil. 

Como mais de 100 fotos premiadas por associações internacionais, Guilherme Bastian fará a palestra Música Para Seus Olhos. O fotógrafo é vencedor da Lente de Ouro em 2017 na categoria Casamento do Ano e, em 2018 como fotógrafo do ano. Também já palestrou no Wedding Brasil.

O tema Negócio x Digital será apresentado por Rodrigo Lana, fotógrafo há quase 10 anos, com mais de 1500 eventos fotografados. Fazendo um bom uso de técnicas e estratégias do marketing digital, Lana fez sua empresa crescer e alcança atualmente mais de 30 mil pessoas semanais em suas redes sociais e mais de 2 milhões de pessoas com anúncios.

Veja Também  Campanha de financiamento coletivo Museu de Arte Sacra 3D entra na reta final

O fotógrafo de casamentos, 15 anos e ensaios de gestantes, Pedro Santos, vai apresentar a palestra Maldito Flash. Membro de algumas das maiores associações de fotógrafos de casamentos do mundo, o profissional já foi indicado dentre os melhores em premiações Lente de Ouro.

José Medeiros, o experiente e reconhecido fotógrafo em Mato Grosso conduzirá a expedição fotográfica. O profissional investe em projetos pessoais no registro das manifestações culturais populares.  Suas andanças pelo Brasil rendem sempre valiosos materiais. 

Serviço

1º Congresso Fotográfico Parecis

Data de realização: 23 a 25 de março de 2021 

Data de inscrição: 22 a 26 de fevereiro de 2021

Site para inscrição: www.congressofotoparecis.com.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Medeiros afirma que oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158

Avatar

Publicado


Diante do impasse que se tornou a pavimentação da BR-158, do trecho conhecido como Contorno Leste, saindo de dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, o deputado federal José Medeiros (Podemos) propôs uma força-tarefa para mediar o conflito e viabilizar recursos para concluir a obra. Em conversa com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Medeiros reafirmou a viabilidade de fazer a estrada pelo reserva indígena, que representa cerca de 120 quilômetros e um custo de aproximadamente R$ 250 milhões.

“Há muito tempo venho discutindo e buscando uma solução para a BR-158. Eu disse para o presidente que não faz sentido o Brasil ficar refém da vontade de algumas pessoas. No caso da 158, apenas uma pessoa se posicionou contrário ao traçado original, que é passar a estrada dentro das terras indígenas. A maioria dos indígenas quer a rodovia por dentro, pois acreditam que ela trará melhorias como escolas, postos de saúde, estradas vicinais asfaltadas, entre outras”, disse o parlamentar.

Para colocar um fim nos conflitos, optou-se em fazer a estrada usando um contorno fora de terra indígena. Segundo Medeiros, isso vai praticamente triplicar o valor da obra e levar mais tempo para concluí-la.

Veja Também  Seplag recebe contribuições de São Félix do Araguaia para a primeira consulta pública do ZSEE-MT

“Falei sobre essa situação com o presidente. A expectativa é reunir com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, nos próximos dias, para buscar uma solução definitiva e célere para esse problema antigo e que envergonha Mato Grosso e o Brasil”, frisa Medeiros.

Medeiros critica o uso político por parte de alguns parlamentares que preferem atacar o Governo Federal e o ministro da Infraestrutura ao invés de ajudar de forma efetiva a resolver a situação.

“O governo está trabalhando para solucionar os problemas de infraestrutura de Mato Grosso. Porém, existem vários impedimentos que travam algumas obras, como é o caso da BR-158. Além das dificuldades orçamentárias, existem ações do Ministério Público Federal (MPF), Organizações Não Governamentais e a questão indígena que impedem que algumas obras sejam executadas de forma célere. O interessante é ver parlamentar de Mato Grosso, como é o caso do senador Carlos Fávaro (PSD), criticando o governo Bolsonaro e o ministro Tarcísio. Ele [Fávaro] não contribuiu com um centavo em emenda para a BR-158. Precisamos deixar de lado o oportunismo político, as falácias e unir forças com a União para resolver o problema que prejudica o escoamento da produção do nosso estado e milhares de pessoas”, enfatiza o deputado federal.

Veja Também  Festival de Narração de Histórias de Primavera do Leste encerra neste sábado (27)

A BR-158 tem aproximadamente 800 quilômetros em Mato Grosso, ligando os municípios de Barra do Garças a Vila Rica – na divisa com o Pará.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Seduc entrega 364 aparelhos de ar condicionado e mobiliário para escolas de Rondonópolis

Avatar

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fará na segunda-feira (1º.03) a entrega de 364 aparelhos de ar condicionado e mobiliário para 11 escolas da rede estadual de ensino do município.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Alan Porto, concederá entrevista à imprensa local, na Escola Estadual Professora Renilda da Silva Moraes, no bairro Coophalis, às 10 horas.

As escolas beneficiadas com aparelhos de ar condicionado e mobiliário serão: EE Antônio Guimarães Balbino; EE Prof. Eunice Souza dos Santos; EE Marechal Dutra; EE Prof. Domingos Aparecido; EE Sebastiana Rodrigues de Souza; EE Ramiro Bernardes da Silva; EE Joaquim Nunes Rocha; EE Prof. Carlos Pereira Barbosa; EE Prof. Maria Elza Ferreira Inácio; EE Prof. Amélia de Oliveira Silva; e EE Prof. Renilda da Silva Morais.

Serviço
Seduc entrega aparelhos de ar condicionado e mobiliário para escolas de Rondonópolis
Data e hora: segunda-feira (1º.03), às 10h
Local: Escola Estadual Professora Renilda da Silva Moraes, em Rondonópolis

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também  Medeiros afirma que oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana