Mato Grosso
“Todo aquele sofrimento no barro vai deixar de existir”, afirma prefeito de União do Sul
Mato Grosso


“Todo esse trabalho que está sendo lançado aqui é um projeto muito lindo, um esforço grande do Governo de Mato Grosso para interligar União do Sul até Cláudia e outras regiões. Este projeto é esperado há quase trinta anos. Agora, todo aquele sofrimento no barro vai deixar de existir”.
A afirmação é do prefeito de União do Sul, Claudiomiro Jacinto de Queiroz, durante assinatura de ordem de serviço para execução de mais de 700 quilômetros de malha asfáltica e construção de 40 pontes de concreto em diversas regiões do Estado. No total, os investimentos aplicados serão de R$ 606 milhões e beneficiarão diretamente 56 municípios de Mato Grosso.
Com assinatura da ordem de serviço, serão executados 28,4 km de asfalto na MT-423, ligando o município até a cidade de Cláudia. A previsão de entrega desta obra é para novembro de 2021.
Já o prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, declarou que as ações do Estado para a melhoria da infraestrutura e logística promovem o desenvolvimento nos municípios.
“Mato Grosso é um Estado agrícola, assim como meu município, que possui a mesma vocação da agricultura e pecuária. Esse trabalho dá aos produtores as condições de escoar sua produção, com uma logística de boas estradas asfaltadas. Graças ao trabalho do govenador Mauro Mendes, que entende os problemas dos prefeitos, estamos conseguindo levar desenvolvimento para nossa sociedade”.
O município receberá pavimentação na MT-242, no trecho entre que o liga a Ipiranga do Norte. Serão 10,2 quilômetros de asfalto novo, garantindo que o acesso às cidades da região seja mais rápido.
O prefeito destacou ainda que com os investimentos, a “Região do Médio-Norte de Mato Grosso estará ligada com a BR-163, com destino ao Porto de Miritituba (PA). Os problemas de péssimas estradas serão coisa do passado, uma realidade que vai mudar em 2021”.
Outras tratativas também estão em andamento para realização de obras de pavimentação asfáltica para melhorar o acesso ao município de Nova Maringá até o Distrito de Brianorte, levando “aos produtores que ajudam a desenvolver o Estado de Mato Grosso, uma condição melhor para escoar sua produção”.
“Nós estávamos esquecidos por todos os Governos. Mas nesta atual gestão, temos a presença marcante do Estado, com investimentos e trabalhos para toda a população, garantindo boas estradas e rodovias, que também melhoram a vida dos agricultores para o transporte da produção, sem maiores transtornos”, finalizou o prefeito de Tabaporã, Sirineu Moleta.


Mato Grosso
Estado notifica órgãos de controle sobre bloqueio de UTIs no Pronto Socorro de Cuiabá


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual e Federal sobre o bloqueio de 38 leitos de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal da capital.
O Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá conta com 95 leitos de UTI pactuados, mas apenas 57 vagas estão disponíveis para a regulação – sendo que 56 já estão ocupadas nesta quarta-feira (24.02). O fato leva ao descumprimento do Plano de Contingência Municipal e Estadual e do Termo de Compromisso Emergencial, firmado junto ao Tribunal de Contas.
Dos 38 leitos indisponíveis, 23 estão na ala adulto e 15 na ala pediátrica. Conforme o relatório da supervisão, o bloqueio se dá por falta de medicamentos e falta de médico cirurgião pediátrico.
O bloqueio do alto número de leitos de Terapia Intensiva impacta diretamente na taxa de ocupação hospitalar das UTIs pactuadas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Nesta quarta-feira (24.02), foi registrada a ocupação de 81,44% dos leitos para adultos, mas no dia anterior era de 72,85%.
Também é importante ressaltar que os leitos de enfermaria do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá registram 26% de ocupação, enquanto as enfermarias dos Hospitais Metropolitano e Santa Casa, também da Baixada Cuiabana, registram 81% e 58% respectivamente.
Mato Grosso
Mato Grosso recebe 11,8 mil doses da CoronaVac nesta quinta-feira (25)


Uma nova remessa da vacina CoronaVac chegará em Mato Grosso às 10h desta quinta-feira (25.02) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por um voo da Azul. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é de que cheguem 11,8 mil doses para a imunização dos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.
As unidades desta nova remessa serão utilizadas somente como segunda aplicação. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
Na manhã desta quarta-feira (24.02), o estado também recebeu 21 mil doses da vacina AstraZeneca. Até o momento, já foram recebidas 212.760 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 em Mato Grosso.