conecte-se conosco


Mato Grosso

Centro de Triagem chega a 100 mil atendimentos e passa a utilizar teste mais eficaz

Publicado

Mato Grosso


O Centro de Triagem da Covid-19, que funciona no complexo da Arena Pantanal, superou a marca de 100 mil pessoas atendidas em seis meses de funcionamento. Com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento, a unidade de triagem passará a utilizar um teste de detecção do coronavírus mais moderno e eficaz.

O teste a ser incorporado ao protocolo de triagem é o de pesquisa de antígeno que, assim como um teste rápido, acusa o resultado em 15 minutos. Contudo, essa nova modalidade é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26.01), o governador Mauro Mendes enfatizou que a testagem via antígeno é mais assertiva na detecção do vírus. “Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, dentro do mesmo tempo de 15 minutos que o anterior. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a Covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

Já o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, frisou a qualidade do novo teste. “Surgiu esse novo teste de alta qualidade e com uma assertividade muito maior. Por meio dele, diminuiremos a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos”.

Veja Também  Tech Talk apresenta a gamificação como estratégia na gestão de projetos

O gestor ainda explica que, ao invés da análise do sangue, o novo teste faz a análise da secreção nasal. “Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado”.

De acordo com a coordenação do Centro de Triagem, a previsão é de que o teste da pesquisa de antígeno seja disponibilizado ainda nesta semana pela unidade.

“Estamos trabalhando na adequação da estrutura do Centro de Triagem para atendermos às especificidades deste novo teste. O objetivo é manter a celeridade dos atendimentos, sem que haja o comprometimento da qualidade e da segurança dos trabalhadores”, esclareceu a secretária adjunta de gestão hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes.

Atendimentos

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem da Covid-19 completou seis meses de funcionamento em janeiro de 2021. A unidade de testagem tem auxiliado a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio do tratamento precoce da doença. 

Veja Também  "Somente este ano abrimos 90 novas UTIs em Mato Grosso", relata governador

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a 25 de janeiro de 2021, 100.378 pessoas foram atendidas na unidade. Deste total, 16.066 testaram positivo para o novo coronavírus, 55.033 tiveram o resultado negativo e 29.279 apresentaram quadro suspeito da Covid-19. Neste mesmo período, foram realizadas 7.556 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 45.345 medicamentos. Os remédios só são fornecidos após realização de consulta e emissão de receita médica.

Diariamente, o Centro de Triagem da Covid-19 distribui 500 senhas virtuais e 400 senhas presenciais – sendo 900 no total.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo de MT lamenta falecimento do ex-presidente do Bemat aos 97 anos

Avatar

Publicado


O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento nesta quarta-feira (03.03) do ex-presidente do Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat), José Afonso Portocarrero, de causas naturais, aos 97 anos.

Além de presidir o Bemat, Portocarrero também foi presidente da Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat) e da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat). As funções públicas foram exercidas na década de 1970.

“É uma perda para o Estado, pois foi uma figura de grande contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso. Desejamos que a família e amigos sejam confortados por Deus para superar esse momento difícil”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também  Estado lamenta morte de servidora do Hospital Estadual Santa Casa
Continue lendo

Mato Grosso

Estado lamenta morte de servidora do Hospital Estadual Santa Casa

Avatar

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) manifesta profundo pesar pelo falecimento da profissional Andréia do Amaral Silva, de 38 anos, que atuava há cerca de um mês como assistente administrativa do Hospital Estadual Santa Casa.

O óbito ocorreu na manhã desta quarta-feira (03.03), após complicações ocasionadas pela Covid-19.

Neste momento difícil, o secretário de Estado Gilberto Figueiredo, todos os colaboradores do Hospital Estadual Santa Casa, bem como a administração pública estadual expressam os sentimentos de pesar aos familiares e amigos da profissional e manifesta gratidão pela dedicação à Saúde Pública do Estado.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também  Governo de MT lamenta falecimento do ex-presidente do Bemat aos 97 anos
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana