Nacional
MP apura caso de enfermeira que debochou de vacina contra Covid-19: “tomei água”
Nacional




O Ministério Público do Espírito Santo ( MPES ) irá acompanhar as investigações contra a enfermeira Nathana Ceschim, que postou vídeos debochando da vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e sem estar usando máscara durante o expediente no hospital em que trabalha.
A promotora Inês Thomé irá instaurar procedimento administrativo para acompanhar as apurações que já estão sendo feitas pelo hospital onde Nathana atua, e pelo Conselho Regional de Enfermagem ( Coren -ES).
“O Ministério Público repudia qualquer ato neste sentido, mesmo porque nós estamos em meio a uma pandemia e a vacina é uma vitória da ciência. Nós precisamos nos imunizar para que a gente possa não só resguardar a nossa vida como a vida de todas as pessoas que circulam no meio de nós”, afirma a promotora.
Já o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória abriu investigação para apurar a conduta da enfermeira após ela própria postar em suas redes sociais um vídeo em que aparece sem máscara no posto de trabalho, durante o expediente.
Nathana, que recebeu a primeira dose da CoronaVac , imunizante contra a Covid-19, desdenhou da vacina , que para ela, seria “uma água”:
“Tomei por conta que eu quero viajar, não para me sentir mais segura. Porque uma vacina que dá 50% de segurança para mim não é uma vacina. Tomei foi água”.
Em nota, a Santa Casa repudiou as ações da profissional e declarou que não compactua com o pensamento sobre a vacina:
“Não seria agora que mudaria sua postura, em um momento tão difícil que todos estamos enfrentando. Acreditamos sim na vacina e esperamos que, em breve, não só os funcionários, mas toda a sociedade possa ser imunizada”, diz a nota, e completa anunciando que “irá tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de seus pacientes e a manutenção das normas e condutas fundamentais para o bom atendimento assistencial”


Nacional
Governador do DF anuncia lockdown no estado a partir de segunda-feira (1º)




O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta quinta-feira (25) que vai decretar lockdown a partir de segunda-feira (1°) para conter o avanço da Covid-19. As informações são do Metrópoles.
“Vamos fechar tudo, exceto serviços essenciais, das 20h às 5h”, disse.
“Estamos com 92% de UTIs ocupadas e vamos tomar as providências aos poucos, na medida do que for necessário. Por enquanto, essas são as providências urgentes”, afirmou o governador.
O Distrito Federal tem, até o momento, 4.791 mortes por Covid-19. São 292.714 pessoas infectadas desde o início da pandemia.
Em atualização, aguarde novas informações
Nacional
PGR pede arquivamento de investigação contra Rodrigo Maia e seu pai na Lava Jato




A PGR (Procuradoria Geral da República) enviou uma manifestação ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo o arquivamento de uma investigação sobre supostos pagamentos da Odebrecht ao deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) e a seu pai, o vereador Cesar Maia (DEM-RJ).
O caso diz respeito a uma investigação concluída no dia 26 de agosto de 2020 pela Polícia Federal , que indiciou o ex-presidente da Câmara e seu pai por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2 .
Segundo a PGR, não havia, no relatório da PF, provas suficientes para apresentar denúncia contra Rodrigo e Cesar Maia.
“Em que pese a comprovação de registros de entrada do parlamentar federal investigado e de João Marcos Cavalcanti na sede da Odebrecht, de 2008 a 2012, não foi possível confirmar que esses encontros ocorreram para solicitação de vantagem indevida, entrega de senhas ou mesmo de valores em tese ajustados”, disse a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo.
Apesar de optar pelo arquivamento, a subprocuradora da PGR diz que a medida não signifita, em absoluto, “falta de verossimilhança das conclusões feitas pela autoridade policial neste ou em outros inquéritos, mas tão somente a inviabilidade de se dar prosseguimento a esta investigação a partir dos elementos de prova carreados a estes autos”.