conecte-se conosco


Política

Max Russi quer fiscalização forte no Chacororé

Publicado

Política


Foto: JOSÉ MARQUES

Após discutir o futuro da Baía do Chacororé, em Barão de Melgaço, com o governo do estado, o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Max Russi (PSB) liderou uma comitiva de parlamentares e representantes dos executivo e judicário, na última quinta-feira (14), para acompanhar ‘in loco’ o local de desova e reprodução de peixes da região, que está completamente seco e em estado crítico. A baía é alimentada pelo Rio Cuiabá.

O parlamentar e a comitiva estiveram em Chacororé e constataram que parte considerável precisa de ações emergenciais. A abertura de novas passagens de água é uma delas. Outro assunto discutido foi em relação aos corixos (canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos), que precisam ser desobstruídos, além da limpeza e recuperação de diversos pontos.

“A situação está crítica. A baía secou, diminuiu mais da metade do seu tamanho, totalmente raso e nós precisamos tomar providências. Tivemos uma reunião ontem (13) com o governo, Sinfra, Casa Civil, Sema, prefeituras de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger e Câmaras Municipais, pantaneiro e demais órgãos. Agora, precisamos unir forças para criar estratégias, criar um grande movimento e preservar o nosso pantanal. Aqui é o berço do pantanal, nosso ecossistema e precisa ser bem cuidado, por isso estamos aqui nessa comitiva lutando pelo meio ambiente, em defesa no nosso pantanal”, observou.

Veja Também  Delegacia da Mulher de Tangará da Serra precisa de veículo descaracterizado

Durante a visita à Chacororé, a prefeita Margareth de Munil fez um apelo aos deputados e demais autoridades e expôs a precariedade que o município enfrenta para cuidar da Chacororé. “É uma calamidade pública que se instalou em Barão de Melgaço, Santo Antônio, em nosso pantanal. Estamos em um período de cheia, imagina o período de seca. Por isso eu conclamo as autoridades presentes que ajudem, nos apoiem. Nossa prefeitura está sucateada, não temos nem máquina para andar. Não temos nem como buscar recursos. É complicado você pegar uma máquina e não ter como andar. Peço ajuda do governador, dos deputados e da nossa prefeita vizinha em Santo Antonio. Precisamos unir forças, precisamos de apoio”, desabafou em discurso emocionado.

Na ocasião, o deputado Max chamou a atenção das autoridades presentes para que a reunião não fique apenas em fotos e vídeos, mas em ação que mude a realidade da região. Segundo o primeiro-secretário da Assembleia, além do ecossistema afetado, existe ainda a preocupação com o social, já que centenas de famílias residem próximas à baía. O deputado adiantou que irá falar com o governador Mauro Mendes (DEM), para que o secretário Marcelo Padeiro (Sinfra) e Maurem Lazzaretti (Sema), acelerem os trabalhos para que a seca não se arraste pelos próximos anos.

Veja Também  Dia das Mulheres da AL Social será com vídeos-homenagens exibidos pela TVAL

“O grupo dos deputados está empenhado em cobrar do Palácio Paiaguás uma posição para organizar uma solução rápida para essa situação. Isso aqui vira mídia nacional e internacional negativa para nós. O que adianta ser líder de exportação e plantação, mas não resolver o problema do Pantanal? Nada. Então vamos acelerar esse processo, para recuperar a natureza da Baía de Chacororé”, alertou Max Russi.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política

Faissal recebe título de cidadão luverdense e homenageia mulheres

Avatar

Publicado


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) esteve na quarta-feira (3) em Lucas do Rio Verde Na cidade, o parlamentar fez a doação de 1,1 tonelada de ração para animais abandonados e também foi agraciado com o título de cidadão honorário luverdense, uma honraria oferecida pela Câmara Municipal. Ele aproveitou a oportunidade para homenagear as mulheres parlamentares.

A visita de Faissal a Lucas do Rio Verde faz parte de uma série de visitas aos municípios do interior de Mato Grosso. O parlamentar tem ido pessoalmente ouvir a população em relação às demandas e melhorias que precisam ser feitas nos municípios. Ele já passou por Itiquira, Diamantino, Nova Marilândia, Arenápolis, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Nova Mutum e seguirá ainda nesta quinta-feira (4) para Alta Floresta, Colíder, Itaúba. Nova Canaã e Paranaíta.  

Cidadão Luverdense – Faissal recebeu da Câmara Municipal de Lucas do Rio Ver de o título de cidadão honorário luverdense das mãos dos vereadores Wlad Mesquita (PRTB), Sandra Barzotto (Republicanos), Ideiva Foletto (Cidadania), Zinho Pereira (PP), Gilson Urso (DC), Marcos Paulista (PTB), Márcio Albieri (PSD) e Daltro Figur (Cidadania). 

Veja Também  Faissal pede reformas em escolas de Itiquira

O parlamentar afirmou ter ficado muito feliz com a honraria e destacou que este tipo de reconhecimento o deixa ainda mais motivado para continuar seu trabalho buscando melhorias para a população de Mato Grosso na Assembleia Legislativa (ALMT).

“Lucas do Rio Verde é uma cidade reconhecida nacionalmente pelo agronegócio e pela dedicação e trabalho de seus cidadãos. É um pólo importantíssimo para a economia de Mato Grosso e tenho um orgulho enorme de receber uma honraria como esta de uma cidade que é referência de organização e qualidade de vida para todo Brasil. Isso me deixa ainda mais motivado para continuar meu trabalho sério e de maneira firme no Parlamento estadual”, afirmou.

Na ocasião, Faissal aproveitou a oportunidade para fazer uma homenagem às vereadoras Sandra Barzotto e Ideiva Foletto, por conta do Dia Internacional da Mulher, data celebrada no dia 8 de março. Faissal também fez homenagens às vereadoras Dra. Vera (Republicanos) e Lurdes Costa Marques (Republicanos), durante a visita do deputado a Nova Mutum, antes de sua chegada em Lucas do Rio Verde.

Veja Também  Delegacia da Mulher de Tangará da Serra precisa de veículo descaracterizado

Doação – Na tarde de quarta-feira, Faissal esteve ainda nas sedes da Associação Luverdense de Proteção, Acolhimento e Tratamento de Animais Sem Lar (Alpatas) e da SOS Animais, onde fez a entrega de 1,1 toneladas de ração, fruto de uma campanha realizada em conjunto entre o parlamentar e o vereador Wlad Mesquita, que contou ainda com a participação do vereador Marcos Paulista. 

“Somos parceiros da causa animal e esta ação visa dar mais qualidade de vida para estes seres tão queridos, mas que se encontram atualmente abandonados. É uma pequena ajuda para as entidades que defendem a causa na cidade e um grande ponta pé inicial de muitas outras medidas que estão por vir. Precisamos de políticas públicas que ajudem entidades como essas, que amparam, protegem e atendem estes bichinhos. Estas associações fazem um trabalho sério, árduo e muitas vezes sem ajuda nenhuma do setor público. Precisamos mudar isso”, afirmou Faissal.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Botelho assegura apoio para pequenos produtores de Lambari D´Oeste

Avatar

Publicado


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

O prefeito de Lambari D´Oeste (318 km de Cuiabá), Marcelo Vieira Vitorazzi (PDT), o Marcelinho da Bem Star, solicitou ao primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), apoio para fomentar a agricultura familiar da cidade.

Botelho assegurou empenho junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) para viabilizar ações que atendam às reivindicações e propiciem melhores condições de trabalho aos pequenos produtores.

A garantia foi dada ao prefeito Vitorazzi, na quarta-feira (3), durante reunião em Cuiabá. “Vamos fazer os encaminhamentos para dar condições de as famílias do campo a produzirem mais, valorizando todo trabalho da agricultura familiar”, disse o deputado.
Acompanhado do controlador interno, Adevilson de Oliveira Martins, o prefeito Vitorazzi explicou as dificuldades econômicas do município e destacou que a receptividade de Botelho reascende as esperanças dos trabalhadores que necessitam de apoio para produzirem. Ressaltou a necessidade de recursos para a aquisição de máquinas agrícolas e acompanhamento da produção por especialistas.
“Agradecemos o apoio do deputado Botelho que é fundamental para melhorar a nossa cidade. Vemos que o nosso município está cada vez mais ficando para trás de outros municípios devido à falta de incentivos para que o pequeno volte a produzir. Precisamos de resfriadores de leite, tratores, roçadoras, grades, para alavancar o trabalho do pequeno produtor. Provar para ele [produtor] que naquela terra se produzir laranja, mandioca, limão, vai dar muito mais resultado do que ficar mexendo com gado. Queremos incentivar aos pequenos produtores de que agricultura familiar, com o respaldo de agrônomo, veterinário, técnico agrícola, as coisas fluem de forma mais eficaz”, detalhou o prefeito.
A cidade Lambari D’Oeste foi emancipada em 20 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.914.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Veja Também  Botelho assegura apoio para pequenos produtores de Lambari D´Oeste
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana