conecte-se conosco


Nacional

Três amigos estão desaparecidos após saírem para pescar em alto-mar no RJ

Publicado

Nacional


source
Everaldo Rodrigues
Divulgação/Arquivo Pessoal

Everaldo Rodrigues (foto), Pablo Henrique e Marcelo Silva não entram em contato com familiares desde ontem.

Três pescadores estão desaparecidos após entrarem em alto-mar na Praia da Barra , na Zona Oeste do Rio. Os amigos Everaldo Rodrigues, conhecido como Cica, Pablo Henrique Santos e Marcelo Silva embarcaram na Praia do Amor, ponto comum de partida para as pescarias, no início da manhã de quarta-feira (13). As famílias dos pescadores dizem que desde as 15h não conseguem contato com a embarcação.

De acordo com Eraldo Barboza, pai de Pablo, o filho e os amigos têm experiência em pesca e saem do mesmo local pelo menos três vezes na semana. Na rotina, eles entram no mar antes das 6h da manhã, percorrem 40 milhas, até o ponto de pesca, e começam o trajeto de retorno por volta das 15h. Às 16h, é de costume que estejam em terra firme, sempre antes de anoitecer.

Na quarta-feira, o último contato feito com a embarcação foi por volta das 15h, através de um amigo, também pescador.

Veja Também  "Desaparecimento" de delação pode suspender processo contra Witzel; entenda

“O compadre do Pablo falou com ele às 15h. E parou de funcionar o rádio. Pode ter sido o motor, ter dado uma falha, não sei. O Compadre dele voltou para o barco, foi atrás, mas não encontrou. Ele falou que o mar estava manso, estava só com correnteza” conta Eraldo.

Segundo as famílias, na manhã desta quinta-feira, dia 14, a Marinha do Brasil iniciou as buscas pela embarcação. Por meio de nota, o Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN) informou ter sido comunicado, na madrugada, “do desaparecimento da embarcação ‘Ressaca I’ a aproximadamente 60km da orla da Barra da Tijuca”.

Perdeu? Mostramos de Novo

O Salvamar Sueste, responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) no mar, faz buscas e emitiu um aviso por rádio para as embarcações próximas. De acordo com a Marinha, as condições meteorológicas indicavam possibilidade de ventos fortes na região até as 9h de quarta-feira, mas não havia registro de existência de condições adversas para a navegação durante esta madrugada.

Veja Também  RJ: mulher é roubada em R$ 200 mil logo após vender imóvel

Desde a noite, pescadores também estariam mobilizados à procura dos amigos, disse Eraldo:

“Os amigos com barcos entraram (no mar) de madrugada. Tem uns grupos de pescadores que vão para o mar e estão buscando também, ajudando.”

Edileuza Rodrigues Martins, irmã de Everaldo, conta que os amigos têm o hábito de voltarem para casa no fim da tarde. Eles vão para alto mar para pescar com arpão. Ela conta que o irmão se preocupa com a família e que a falta de notícias tem preocupado a todos.

“Eu perdi minha mãe há cinco meses com Covid. E meu irmão Everaldo fica toda hora ligando, preocupado com a filha que tá lá em casa, com meu pai. Eu não acredito que possa ter sido brincadeira não. Isso foi sério mesmo” disse Edileuza.

Comentários Facebook

Nacional

“Desaparecimento” de delação pode suspender processo contra Witzel; entenda

Avatar

Publicado


source
Wilson Witzel (PSC), governador afastado do Rio de Janeiro
Governo do estado do Rio de Janeiro/Divulgação

Wilson Witzel (PSC), governador afastado do Rio de Janeiro

Por alegar que trecho de 24 minutos da delação premiada do ex-secretário de saúde Edmar Santos tenha desaparecido, a defesa do governador afastado do Rio, Wilson Witzel (PSC) , pede que seja suspenso o processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que o acusa de corrupção. De acordo com os advogados de Witzel, a declaração de Edmar Santos seria a principal prova contra ele. Por isso, tentam anular a acusação do suposto caixa único da propina, frisando não haver outras evidências.

Segundo o portal G1, o vídeo da  delação narra o esquema “capitaneado pelo grupo do Pastor Everaldo “, presidente do PSC, que também foi preso na operação. Witzel teria recebido, por meio do escritório de advocacia da esposa Helena Witzel, R$ 554,2 mil em propina.

Diante da demanda feita pela defesa de Witzel , o STJ solicitou que o Ministério Público Federal, autor da ação, se manifeste.

O afastamento do governador por 180 dias ocorreu em 28 de agosto de 2020 por determinação do ministro Benedito Gonçalves, do STJ. A investigação contra ele foi aberta com base nas informações passadas por Edmar Santos no acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Você viu?

A medida ocorreu ao mesmo tempo em que a PGR , em parceria com a Polícia Federal (PF), cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra agentes públicos, políticos e empresários envolvidos, segundo a acusação, em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro do grupo supostamente liderado por Witzel .

A delação corroborou provas obtidas nas operações Placebo e Favorito, realizadas em maio e junho do ano passado, que revelaram esquemas de corrupção envolvendo pagamento às Organizações Sociais na área da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. As fraudes incluem desde compras de respiradores com sobrepreço ou inadequados para o tratamento da Covid-19, superfaturamento em contratos de oito hospitais de campanha e indícios de direcionamento de contratos.

Veja Também  ONU defende que Brasil e Índia devem receber autorização para produzir a vacina

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Sol e calor nesta terça em São Paulo

Avatar

Publicado


source
Previsão do tempo desta terça em São Paulo
Reprodução Redes Sociais/msonohara

Previsão do tempo desta terça em São Paulo

Sol e calor com poucas nuvens durante todo o dia marcam a previsão do tempo desta terça-feira (26), na capital paulista. A temperatura permanecerá quente. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) divulgou que a mínima será de 20ºC e a máxima de 31ºC.

Com o entardecer, há probabilidade de chuvas intensas em São Paulo. A umidade do ar em São Paulo oscila entre 36% e 95%.

Comentários Facebook
Veja Também  Polícia Federal indicia 26 por ligação com esquema ilegal de migração aos EUA
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana