conecte-se conosco


Mato Grosso

Primeira-dama Virginia Mendes intensifica ações de combate à violência contra mulher

Publicado

Mato Grosso


Desde o começo da gestão Mauro Mendes, a defesa dos direitos das mulheres têm sido uma das prioridades da primeira-dama Virginia Mendes. O combate à violência doméstica e sexual em Mato Grosso foi uma de suas principais bandeiras assumidas. Além da inauguração da Delegacia da Mulher 24 horas, a primeira-dama também lidera ações e campanha de conscientização sobre os direitos das mulheres dentro dos órgãos públicos. E tem defendido constantemente a igualdade entre homens e mulheres e o respeito, acima de tudo.

Nesse sentido, uma das principais iniciativas foi a implantação da primeira Delegacia da Mulher 24h, considerado um marco na luta contra a violência de gênero em Mato Grosso. O projeto era um sonho de mais de 10 anos e foi idealizado e conduzido por Virginia Mendes, que proporcionou a reforma do espaço físico da delegacia, aquisição de mobiliário e equipamentos. Tudo realizado por meio de ações beneficentes promovidas pela primeira-dama em parceria com empresários e amigos.

O Plantão 24h já é visto como uma delegacia modelo e contou com a presença da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, e da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em setembro do ano passado.

A nova estrutura oferece sala para atendimento psicossocial, espaço exclusivo para atendimento e registro de boletim de ocorrência, brinquedoteca e playground para as crianças que por ventura estiveram acompanhando as mulheres. A equipe também foi pensada e recebeu atenção direta por parte da primeira-dama. A delegacia conta com cinco delegadas, que atendem de maneira ininterrupta, durante 24 horas, todos os dias. 

Veja Também  Educação vai investir em infraestrutura e área pedagógica

“Tudo foi pensado especialmente para garantir atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual em um ambiente acolhedor e seguro. Sabemos que esta era uma demanda urgente, pois não tinha nenhuma delegacia específica que prestasse atendimento 24 horas nos casos de violência doméstica e sexual. E isso foi uma das principais bandeiras e causas que assumi, assim que iniciamos a gestão. Entregar essa obra foi um grande marco na defesa das nossas mulheres”, afirmou a primeira-dama.  

A importância do Plantão da Mulher se comprova em números. Somente nos quatro primeiros meses de funcionamento, foram realizados 4.878 procedimentos, somando boletins de ocorrência, autos de prisões em flagrante, medidas protetivas de urgência, termos circunstanciados e oitivas.

Durante este período, foram requeridas 1.025 medidas protetivas para vítimas de violência doméstica, número que representa uma média diária de quase nove pedidos. O mês de outubro de 2020 registrou o maior número de pedidos, até então, com 274 requerimentos.

São atendidas na unidade especializada ocorrências envolvendo vítimas de violência doméstica e familiar, conforme especificado na Lei 11.340/2016, Lei Maria da Penha, além daquelas vítimas de crimes contra a dignidade sexual, de acordo com a Lei 12.015/2009 e as mudanças trazidas pelas Leis 3718/2018 e 3772/2018 (importunação sexual e violação da intimidade da mulher). 

Após o procedimento ser registrado e atendido no Plantão 24h, a ocorrência segue para investigação em unidade policial especializada, conforme o perfil da vítima.

“Infelizmente são números que comprovam os altos índices de violência contra mulheres. E esse espaço cumpre com o papel de assegurar que as mulheres tenham um local para buscar apoio, acolhimento e amparo”, ressaltou a primeira-dama.

Veja Também  Assessoria Pedagógica de Cuiabá realiza lotação de ofício para remanescentes

Para além da estrutura física, a primeira-dama também defende que as equipes de atendimento sejam capacitadas de forma permanente, para prestar o melhor tipo de atendimento, ouvir, orientar e encaminhar as vítimas.

A Delegacia da Mulher 24hrs fica na Avenida dos Trabalhadores, no bairro Planalto. Os telefones para denúncia são 3901-4254 ou os Disque 190 e Disque 180.

Apoio às vitimas

Pensando em proporcionar a independência financeira das mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, o programa de repasse de renda SER Família tem um de seus cinco cartões voltados para a mulher. O cartão SER Mulher, destinado a vítimas de violência fará o repasse de até um salário mínimo para custeio de despesas como moradia. 

Outra ação importante foi a criação do Ônibus Lilás, através do programa SER Mulher. Caracterizado pela cor lilás, os ônibus são equipados para oferecer um atendimento multidisciplinar com assistência psicossocial e jurídica para as vítimas de violência, além de criar um ambiente seguro e garantir a privacidade através das salas fechadas de atendimento.

O ônibus ajuda a ampliar o contato com a mulher do campo e municípios do interior, na medida que as ações podem ser realizadas de forma itinerante, oferecendo acolhimento para as vítimas, informações necessárias para o combate a violência e atendimento de forma gratuita.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governador: “O Centro de Triagem é um sucesso que ajuda a salvar milhares de vidas”

Avatar

Publicado


O governador Mauro Mendes afirmou que o Centro de Triagem Covid-19, instalado há seis meses na Arena Pantanal, em Cuiabá, “é um sucesso que ajuda a salvar centenas, milhares de vidas”.

A unidade completou a marca de 100 mil pessoas atendidas desde a sua inauguração e passa a substituir os testes rápidos pelos testes com pesquisa de antígeno, que são mais eficazes. O local fornece serviços de atendimento inicial a casos de covid-19, como forma de ajudar na atenção básica da Baixada Cuiabana, cuja responsabilidade objetiva é das prefeituras.

No Centro de Triagem, os usuários dispõem de serviços completos: testagem, atendimento médico, tomografia e até o encaminhamento a unidades de referência em casos mais graves.

“O atendimento no Centro de Triagem tem altíssimo nível de satisfação. É muito gratificante que possamos agora melhorar ainda mais esse serviço. É um sucesso que ajuda a salvar centenas, milhares de vidas que precocemente receberam diagnóstico e o devido encaminhamento pelos nossos profissionais de Saúde”, afirmou o governador.

Mauro Mendes afirmou que a nova modalidade de testagem também vai diminuir a incidência de casos suspeitos, uma vez que a testagem via pesquisa de antígeno é mais assertiva na detecção do vírus.

Veja Também  Dezesseis municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19 em MT

“Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, que será aplicado a partir de agora. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

O governador agradeceu o empenho de todos os profissionais que têm prestado serviços no Centro de Triagem e adiantou que todos serão devidamente imunizados com a vacina. Também adiantou que novas UTIs estão sendo montadas pelo Estado e outras articuladas junto aos municípios para enfrentar a pandemia.

“Parabenizo toda a equipe e todos aqueles que trabalham aqui. Estaremos imunizando 100% dos profissionais de saúde do Centro de Triagem. Lamentavelmente não temos vacina para todo mundo na Saúde, então estamos priorizando as unidades que estão à frente no combate à Covid-19. Nas próximas semanas também devemos abrir mais novas UTIs. Pelo menos mais 50, direto pelo Estado, e mais 25 unidades que estão sendo trabalhadas junto às prefeituras”, relatou.

Veja Também  Segunda-feira (25): Mato Grosso registra 209.004 casos e 4.993 óbitos
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Assessoria Pedagógica de Cuiabá realiza lotação de ofício para remanescentes

Avatar

Publicado


A atribuição (escolha de cargo ou aulas que o professor irá lecionar no ano letivo de 2021) desta terça-feira (26.01) na Assessoria Pedagógica da Capital será destinada para os remanescentes (que não conseguiram atribuição na escola de origem) com lotação de ofício. São profissionais que não se inscreveram na escola ou não fizeram a validação dos pontos (necessário para compor a lista de classificação da escola e geral).

A atribuição será na própria Assessoria que funciona na Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Especial (EDIEB) Antônio Cesário Neto, no centro de Cuiabá. As demais Assessorias Pedagógicas possuem um cronograma próprio, conforme o andamento dos trabalhos.

Segundo a superintendente de Gestão de Pessoas da Seduc, Consuelo Nunes, nessa etapa de lotação de ofício, o professor é lotado conforme sua disciplina de formação nas escolas onde houver vaga. “Essa etapa é importante, pois enquanto tiver servidor efetivo – incluindo professor, administrativo e apoio – para ser lotado, a Assessoria Pedagógica não poderá avançar para a próxima etapa de atribuição”, ressalta.

Veja Também  Mato Grosso receberá pacientes Covid-19 em estado grave de Rondônia

Cuiabá

Veja abaixo quais disciplinas/função, áreas de conhecimento e escolas onde serão realizadas as atribuições na Capital.

Dia 26/1 – 8 h – ESCOLA CESÁRIO NETO

Assessoria Pedagógica – EFETIVOS REMANESCENTES: Efetivos que não se inscreveram e/ou não validaram a inscrição.

Disciplinas/função:

– PORTUGUÊS;

– INGLÊS;

– ESPANHOL;

– ARTES;

– PEDAGOGO

Dia 26/1 – 13:30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/função:

– MATEMÁTICA;

– HISTÓRIA;

– GEOGRAFIA;

– FILOSOFIA;

– SOCIOLOGIA;

– AAE – LIMPEZA/NUTRIÇÃO/VIGIA

DIA 27/01/21 – 8h – ESCOLA CESÁRIO NETO

Assessoria Pedagógica – Ingresso – concurso: Atribuição na disciplina do concurso

Disciplinas/função:

INGRESSO – CONCURSO

DIA 27/01/21 – 13:30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/função:

PERMUTADOS

CEDÊNCIAS

COOPERAÇÃO TÉCNICA

DIA 28/1 – 8h – ESCOLA CESÁRIO NETO

ASSESSORIA PEDAGÓGICA : Atribuição para quem não contou pontos e na área de conhecimento.

Disciplinas/áreas do conhecimento:

– FÍSICA

– QUÍMICA;

– BIOLOGIA;

– CIÊNCIAS;

– HISTÓRIA;

– GEOGRAFIA;

– FILOSOFIA;

– SOCIOLOGIA

DIA 28/1 – 13h30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Veja Também  Estado normatiza proteção de dados pessoais e da identidade de denunciantes

Disciplinas/áreas do conhecimento:

– PORTUGUÊS;

– INGLÊS;

– ESPANHOL;

– ARTES;

– PEDAGOGIA;

– MATEMÁTICA

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana