conecte-se conosco


Policial

Operação Omaggio apura crimes tributários cometidos no Acre com ramificação em MT

Publicado

Policial


Assessoria/Polícia Civil-MT 

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz), deu apoio à operação Omaggio, deflagrada na quarta-feira (02.12) pela Polícia Civil e Secretaria de Fazenda do Estado do Acre para apurar crimes tributários contra a administração pública acreana. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão em cidades do Acre e em Cuiabá.

A operação conjunta também pediu o bloqueio de nove contas bancárias e sequestro e apreensão de 11 veículos. A investigação policial e fiscal durou cerca de 60 dias, quando foi observada a ramificação da ação criminosa em Mato Grosso.

Algumas empresas eram constituídas com endereços fictícios e seus sócios não passavam de pessoas comuns, sem nenhum poder aquisitivo. Os líderes da ação usavam essas empresas para efetuar compras fora do estado com auxílio de um representante comercial de Cuiabá, que faturava a mercadoria em nome dessas empresas como forma de burlar a fiscalização tributária, o que configura a fraude financeira já que a empresa era usada tão somente como “laranja”.

Veja Também  Drogas são tiradas de circulação em Cuiabá, Sinop, Rio Branco e Tangará da Serra

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes, ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição de forma conjunta com o órgão do governo.

“Estamos cada vez mais nos apropriando da expertise investigativa com a colaboração da Secretaria da Fazenda para enfrentar de maneira firme esse tipo de crime. Toda sociedade requer de nós essa doação e estaremos cada vez mais aptos para inibir e responsabilizar aqueles que escolherem os caminhos a margem da lei”, disse Josemar Portes.

Para Clovis Monteiro, representante da Secretaria da Fazenda Estadual e diretor Administrativo Tributária “todo material apreendido será submetido à análise de peritos fiscais tributários no intuito de identificar ramificações de pessoas que agem na tentativa de burlar a fiscalização tributária do Estado”.

De acordo com coordenador da operação, delegado Pedro Resende, acredita-se que mais pessoas devam ser presas nas próximas horas.

“Teremos, a partir de agora, mais desdobramentos dessa ação policial devido ao material robusto encontrado durante o cumprimento dos mandados. Tudo isso será analisado dando seguimento a investigação criminal e fiscal”, finalizou Resende.

Veja Também  PM prende segundo suspeito da morte de líder comunitário rural em Jaciara

O nome da operação, Omaggio, refere-se à palavra “tributo” em italiano, uma vez que tal cobrança estatal remonta ao antigo Império Romano.

Informações da Agência de Notícias do Governo do Acre 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil prende quatro traficantes com 47 porções de entorpecentes prontas para a venda

Avatar

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT
 

Mais quatro traficantes foram presos pela Polícia Civil em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (26.01), durante trabalho investigativo da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.

A ação resultou na apreensão de 47 porções de entorpecentes, entre maconha e cocaína, embaladas e prontas para venda, na quantia de R$ 550 em trocado, balanças de precisão, além de diversos materiais utilizados para o comércio ilícito.

Os quatro jovens, de 19 a 24 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência e desobediência, após serem abordados em uma residência no bairro Vila Cardoso.

Os policiais civis realizavam diligências quando identificaram um imóvel com intenso fluxo de pessoas usuárias, bem como um entra e sai constante de suspeitos utilizando uma moto Honda de cor azul.

Com base nas suspeitas o endereço passou a ser monitorado e constatada a presença de um suspeito fazendo uso de tornozeleira eletrônica, junto com outros indivíduos os quais revezaram na utilização da motocicleta.

Veja Também  Policiais auxiliam conselheiros tutelares na condução de crianças a abrigo devido à situação de risco

Nesta terça-feira (26) ao avistarem grande movimentação na casa, os policiais civis realizaram a abordagem de três pessoas no local que tentaram fugir, porém foram detidas.

Durante buscas foram localizadas diversos rolos de papel filme, uma porção de maconha escondida no telhado. No interior da residência os policiais civis apreenderam uma porção de cocaína, máquina de cartão de crédito, 46 porções de maconha, R$ 550 em dinheiro e outros objetos usados para a prática criminosa.

Em entrevista um dos suspeitos contou que estava morando no local há pouco tempo, pois havia fugido da cidade de Juscimeira para não ser preso pois teria furtado uma loja de eletrodoméstico naquele município.

Ele também informou que outro comparsa estava na rua com a motocicleta, mas que este estaria para chegar. Passado certo tempo, o quarto indivíduo chegou no local com a moto e ao ser abordado o mesmo jogou no chão uma mochila e saiu correndo a pé pelo bairro.

Mesmo pulando alguns muros das residências e tentando se esconder em uma delas, o rapaz foi contido no cerco policial. Na ocasião foi identificado que o suspeito era quem vinha cometendo o tráfico de drogas por meio do aplicativo “whatsapp”.

Veja Também  Trabalho integrado descobre área com exploração ilegal de madeira em Feliz Natal

Diante dos fatos, os quatro jovens foram encaminhados para a Derf-Rondonópolis junto com os produtos apreendidos, onde foram interrogados e autuados em flagrante delito. Após a confecção dos autos os presos foram colocados à disposição da Justiça.

 

 

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Veículo roubado em Cuiabá é recuperado pela Polícia Civil em Paranatinga

Avatar

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

Um veículo Hyundai HB-20 roubado em Cuiabá foi recuperado pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (26.01), na cidade de Paranatinga (373 km ao sul de Cuiabá). Um homem, de 37 anos, que estava em posse do veículo foi autuado em flagrante pelo crime de receptação e adulteração de sinal de veículo automotor.

O crime ocorreu no dia 05 de outubro de 2020 quando a vítima estacionava o seu veículo e foi abordada por dois homens armados que anunciaram o assalto,  levando o carro e seus pertences.

A localização do veículo ocorreu após investigadores da Delegacia de Paranatinga receberem informações sobre o veículo HB-20, possivelmente produto de roubo ou furto. Em diligências no endereço indicado, os policiais surpreenderam o suspeito em posse do veículo.

Em checagem no sistema foi constatado se tratar do veículo roubado em Cuiabá, que já estava com os sinais de identificação adulterados. Diante dos fatos, o veículo foi apreendido e o suspeito, que possui várias passagens por crime de receptação foi encaminhado à Delegacia de Paranatinga, onde foi lavrado o flagrante.

Veja Também  Policiais libertam vítima de sequestro em Várzea Grande

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana