Mato Grosso
Polícia Militar e Bombeiros lançam Operação Natal Feliz para arrecadar brinquedos e alimentos
Mato Grosso


A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros lançaram no final da tarde desta terça-feira (1°.12) a Operação Natal Feliz, ação que tem como objetivo arrecadar brinquedos novos e alimentos para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em sua segunda edição, o projeto integra a campanha Vem Ser Mais Solidário, desenvolvida pelo Governo do Estado de Mato Grosso sob a coordenação voluntária da primeira-dama Virgínia Mendes. Para o Natal deste ano, a meta é superar 2019, quando foram arrecadados 55 mil brinquedos e 128 toneladas de alimentos.
A operação segue até dia 13 de dezembro. Os quartéis dos comandos da Polícia Militar e dos Bombeiros, ambos em Cuiabá, e todas as unidades das duas instituições no Estado funcionarão como postos de coleta. Neste período, as doações individuais ou coletivas (grupos organizados) de brinquedos e alimentos poderão ser entregues em quartéis de todas as cidades mato-grossenses.
Em Cuiabá, a reunião de lançamento levou ao Comando Geral da PM representantes das duas instituições, comandantes regionais e de batalhões, além de apoiadores, entre os quais a vereadora eleita Michelly Alencar, representando a primeira-dama Virgínia Mendes, e o secretário adjunto de Esporte e Lazer Jefferson Carvalho Neves.
O comandante geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, destacou que essa operação representa a união de esforços de duas instituições militares pelas quais a população manifesta confiança em prol das crianças e famílias de menor poder aquisitivo.
“Juntos podemos proporcionar um Natal diferente, com mais momentos de alegria às crianças”, observou Assis.
Comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, o coronel Ricardo Antônio Bezerra Costa complementou que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam na proteção e defesa da população em todos os pontos do Estado.
“A população sabe que pode contar conosco, assim como sabemos que nunca nos foi negada a contrapartida, a confiança e o respeito por nossas fardas e trabalho”, ponderou o oficial.
Os coronéis Assis e Ricardo acreditam que a sociedade, assim como em outras ações, atenderá a esse chamamento para doar brinquedos e alimentos. Os dois comandantes lembraram que em um ano atípico como 2020, marcado pelas perdas e o isolamento social provocados pela pandemia do coronavírus, a Operação Natal Feliz tornou-se ainda mais relevante. É uma ação que, com o empenho das forças de segurança e o apoio da população, pode assegurar às crianças o mínimo de atenção e alegria nesse Natal.
Representando a primeira dama Virgínia Mendes, a vereadora eleita Michelly Alencar não tem dúvida do sucesso da Operação Natal Feliz. Ela disse que acompanha e sabe da importância do trabalho dos policiais e bombeiros e o quanto esses profissionais se dedicam ao servir a população. “E quando ocorre essa união e disposição vocês realizam muito mais”, completou.


Mato Grosso
Terça-feira (26): Mato Grosso registra 210.567 casos e 5.019 óbitos


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (26.01), 210.567 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.019 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 1.563 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 210.567 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.696 estão em isolamento domiciliar e 196.826 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 273 internações em UTIs públicas e 307 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 67,92% para UTIs adulto e em 35% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (45.776), Rondonópolis (14.034), Várzea Grande (13.898), Sinop (11.118), Tangará da Serra (9.225), Sorriso (9.077), Lucas do Rio Verde (8.440), Primavera do Leste (6.428), Cáceres (4.908) e Nova Mutum (4.421).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 181.247 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
Na última segunda-feira (25), o Governo Federal confirmou o total de 8.871.393 casos da Covid-19 no Brasil e 217.664 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 8.844.577 casos da Covid-19 no Brasil e 217.037 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de terça-feira (26).
Recomendações
Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Mato Grosso
Diretores das escolas estaduais têm até 31 de janeiro para prestar contas


Os gestores das escolas estaduais de Mato Grosso têm até o dia 31 de janeiro para prestar contas sobre os recursos para alimentação escolar recebidos dos governos Federal e Estadual em 2020. Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), até esta terça-feira (26) diretores de 367 unidades de ensino ainda não repassaram os dados, o que é obrigatório.
A Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS) da Seduc-MT esclarece que os diretores devem procurar a secretaria caso haja dúvidas sobre como fazer a prestação de contas. Também estão sendo programadas visitas de equipes técnicas às unidades de ensino para auxiliar nessa tarefa.
Com isso, a intenção da SAAS é evitar que os diretores deixem de dar esclarecimentos sobre como os valores foram gastos. Há escolas que não prestam contas desde 2009, por exemplo.
“Nossa ideia não é desfavorecer as escolas. O que queremos é que fiquem adimplentes, com a situação regularizada. Por isso queremos também levantar quais são as dificuldades enfrentadas na hora de fazer a prestação de contas”, diz Artur Barros, superintendente de Serviços da SAAS.
A não prestação de contas gera notificações extrajudiciais que, se não forem respondidas, podem acarretar na abertura de um procedimento na Unidade Setorial de Correição (USC) da Seduc-MT. O processo, que pode durar de três a seis meses, pode resultar na devolução de recursos ao erário – caso sejam comprovadas irregularidades – e em demissão.
O coordenador de Alimentação Escolar, Hesloan Maia, explica que há muitos casos em que a prestação de contas é realizada, mas com algum tipo de inconsistência ou informação incompleta, e que essas informações precisam ser esclarecidas.
“O que ocorre é que a Seduc pede mais informações e a escola acaba não dando esses esclarecimentos. Em vários desses casos, isso ocorre por falta de conhecimento”, diz Maia.
Artur Barros ressalta que a Seduc-MT está à disposição para tirar as dúvidas dos diretores.
“Queremos orientar, resgatar esses gestores e esclarecer para eles a importância de prestar contas, evitando assim prejudicar tanto a vida funcional deles quanto das escolas”.