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Jeep Renegade fecha novembro na ponta do ranking dos SUVs
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Novembro foi o melhor mês do ano para o mercado de carros novos e o Jeep Renegade foi o SUV mais procurado pelo público brasileiro no período. De acordo com números do Renavam divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o modelo somou 6.453 emplacamentos.
Esse volume de vendas de novembro foi o melhor do Jeep Renegade no ano, permitindo que o modelo feito em Goiana (PE) superasse por uma margem de pouco mais de 100 unidades o concorrente Chevrolet Tracker , enquanto irmão maior Jeep Compass fechou o pódio do ranking de utlitários com 6.155 emplacamentos.
Em novembro, a categoria dos SUVs ficou mais uma vez com a maior fatia do mercado, concentrando 32,7% dos emplacamentos. A segunda colocação ficou com os chamados “Hatches Pequenos” (classificação que para a Fenabrave inclui carros como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 ), com uma participação de 29,4%, enquanto os carros de “Entrada” (Renault Kwid e os Fiat Mobi e Uno) morderam um pedaço de 12,3% das vendas.
SUVs em 2020


No ano, a liderança ainda é do Volkswagen T-Cross , com um acumulado de 52.686 unidades. Boa parte delas da versão Sense, que é voltada para o público PCD e chegou inclusive a ter as vendas suspensas por conta da alta demanda. O SUV compacto da marca alemã encabeça a lista que traz também Jeep Renegade (48.988), Jeep Compass (45.997) e o Chevrolet Tracker (42.623).
No acumulado de 2020, a queda nas vendas é de 28,6%. Mas o mercado vem retomando nos últimos meses o rítmo de vendas. Em novembro, o segmento de automóveis e comerciais leves apresentou alta de 4,4% sobre outubro, com 214.265 unidades emplacadas, contra as 205.232 no mês anterior.
Os 10 SUVs mais vendidos do Brasil em novembro de 2020
1 – Jeep Renegade – 6.543 unidades
2 – Chevrolet Tracker – 6.427 unidades
3 – Jeep Compass – 6.155 unidades
4 – Volkswagen T-Cross – 5.562 unidades
5 – Hyundai Creta – 5.218 unidades
6 – Honda HR-V – 3.700 unidades
7 – Nissan Kicks – 3.429 unidades
8 – Volkswagen Nivus – 3.149 unidades
9 – Renault Duster – 2.618 unidades
10 – Ford EcoSport – 2.426 unidades


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Chevrolet completa 96 anos de Brasil com 17 milhões de carros produzidos




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A Chevrolet completa 96 anos de presença entre os fabricantes brasileiros de automóveis. Segunda a montar uma fábrica no Brasil — sendo precedida apenas pela Ford — a marca da gravata douradas atingiu em quase um século a marca de 17 milhões de automóveis produzidos por aqui.
O dia 26 de janeiro de 1925 marcou o registro oficial da filial brasileira da General Motors , que no mesmo ano inaugurou a linha de montagem em um galpão na Avenida Presidente Wilson, na capital paulista. Dois anos, após a montagem do primeiro Chevrolet no Brasil, quando já haviam sido montados 50 mil carros, a empresa iniciou a construção da fábrica de São Caetano do Sul (SP), que até hoje é uma das principais plantas industriais da companhia no Brasil.
Nas primeiras décadas, a fábrica localizada no ABC Paulista montava os carros vindos dos Estados Unidos e também produzia carrocerias para ônibus, que seriam montadas sobre os chassis importados. Ao mesmo tempo, trabalhava na nacionalização de alguns componentes.
Mas o primeiro Chevrolet nacional , um caminhão, foi fabricado apenas em 1957. Modelo que no ano seguinte iria ganhar um motor brasileiro, fundido, forjado e usinado na então nova fábrica de São José dos Campos (SP).
Em 1968, foi a vez de General Motors do Brasil fabricar o seu primeiro carro de passeio no Brasil. O Chevrolet Opala unia a carroceria do alemão Opel Rekord C com os motores usados na linha americana da Chevrolet. No ano seguinte, a filial local atingiu a marca de 500 mil carros produzidos.
Nas décadas seguintes, a General Motors do Brasil seguiu a tendência lançada com o Opala e se inspirou nos modelos da alemã Opel para renovar a linha de produtos Chevrolet de passeio.
Foi assim que surgiram modelos como o Chevette , Kadett e Monza , que seguiram em produção até os anos 1990, sendo sucedidos pelos novos Corsa, Vectra, Astra e Omega, Meriva e Zafira, todos também projetos originalmente da Opel.
A partir de 2012, com o lançamento do Cobalt, os Chevrolet brasileiros de passeio passaram a serem produtos independentes, desenvolvidos com grande participação da engenharia local e voltados para mercados em desenvolvimento.
A nova filosofia deu origem também aos modelos Spin, Prisma e Onix , hatch que atualmente está em sua 2ª geração e é o modelo mais vendido do Brasil.
A General Motors conta com três fábricas de carro no Brasil: São José dos Campos (SP), São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS), além de fábricas de componentes em Mogi das Cruzes (SP) e Joinville (SC). Atualmente, são fabricados por aqui os Chevrolet S10, Trailblazer, Joy, Joy Plus, Onix, Onix Plus, Tracker e Spin.
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VW Tiguan Allspace pode perder versão de cinco lugares no Brasil




Durante a apresentação do novo SUV médio Taos , a Volkswagen confirma que está avaliando seu portfólio de utilitários para torná-lo cada vez mais enxuto. A versão de cinco lugares do VW Tiguan Allspace , que parte de R$ 146.880, é candidata a sair de linha no Brasil em 2021 para evitar a “canibalização” de produtos.
O termo “canibalização” é utilizado na indústria quando dois produtos de mesma fabricante disputam uma determinada faixa de preço. Como o Taos é aguardado com valores entre R$ 125 mil e R$ 170 mil, a versão básica do Tiguan ficaria sobrando na linha da Volkswagen.
Executivos da Volkswagen chegaram a citar o Nivus – disponível apenas nas versões Comfortline (R$ 89.150) e Highline (R$ 102.050) – como exemplo de uma linha mais enxuta de produtos.
Quando o VW Tiguan for lançado no Brasil em seu novo facelift , poderá abandonar a versão de cinco lugares para focar em um segmento superior. Dessa forma, a fabricante deve manter as versões Comfortline 1.4 (R$ 175.140) e R-Line 2.0 (R$ 217.650) para um público mais abastado, onde o Tiguan passa a concorrer diretamente contra Mitsubishi Outlander (R$ 181.990) e Peugeot 5008 Griffe Pack (R$ 207.490).
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O quinto SUV da Volkswagen


Em 2018, a Volkswagen confirmou que planejava ter 5 SUVs em seu line-up até 2020. Apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus, que atrasou os planos da fabricante, três deles já estão no mercado: Nivus , T-Cross e Tiguan . O quarto modelo será o Taos , confirmado para o segundo trimestre de 2021 .
A Volkswagen ainda aguarda melhores condições para importar o Atlas Cross Sport , novo SUV de porte grande que virá ao Brasil para substituir o antigo Touareg . O modelo produzido nos Estados Unidos e China já foi registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em 2020, sinalizando que está bem próximo de ser lançado no Brasil.
Ele é oferecido na China com apenas uma motorização V6 3.6, que pode entregar 239 cv de potência e 35,7 kgfm de torque na versão de entrada, ou 280 cv e 36,8 kgfm no modelo mais caro. Em ambas as versões, o câmbio é automático, de oito marchas.