conecte-se conosco


Mato Grosso

Mato Grosso tem sete dos municípios com maior dinamismo no mercado de trabalho do país

Publicado

Mato Grosso


Mato Grosso tem sete municípios na lista dos 100 com maior dinamismo no mercado de trabalho do país. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a pedido do jornal Estadão, e mostra que as cidades ligadas ao agronegócio ampliaram a quantidade de empregos formais em 2020.

Campo Verde, Querência, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Sapezal, Sorriso e Barra do Bugres são os representantes estaduais na lista, respectivamente, em 22º, 60º, 67º, 69º, 77º, 95º e 100º lugar. O economista chefe da CNC, Fabio Bentes, responsável pelo estudo, explica que quando é feita a pesquisa pelo crescimento proporcional de emprego estes municípios se destacam.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, para além de bons resultados no campo, o agronegócio também gera emprego e renda nos municípios mato-grossenses. “Os números cada vez mais mostram que há este movimento de mais e melhores empregos nas cidades agropecuárias. E o Governo do Estado investe para melhorar ainda mais, focando em agroindustrialização, em trazer empreendimentos e mais riquezas para todos os cidadãos que vivem nas cidades”, afirma.

Veja Também  Domingo (24): Mato Grosso registra 208.088 casos e 4.968 óbitos por Covid-19

Exemplo de que o agronegócio é sólido em Mato Grosso foi a pandemia da Covid-19, que pouco afetou o setor. A safra estadual de soja no ciclo 2019/2020 teve produção de 35 milhões de toneladas. Demanda chinesa e outros países asiáticos, preços internacionais em alta e desvalorização do câmbio foram fatores que levaram ao bom resultado.

Dos sete municípios na lista da CNC, cinco são destaque na produção de soja: Sorriso é o primeiro produtor, com 2,2 milhões de toneladas nesta safra; Nova Mutum produziu 1,4 milhão de toneladas; Sapezal produziu 1,2 milhão de toneladas, Querência, 1,1 milhão de toneladas e Campo Verde, que produz 753 mil toneladas. Mirassol D’Oeste é um município com aptidão para pecuária e Barra do Bugres tem produção de cana-de-açúcar e usina.

Para o economista Fabio Bentes, o agronegócio tem investido fortemente em tecnologia e isso, teoricamente, deveria torna-lo um setor poupador de mão de obra. “Os números mostram que, mesmo com a tecnologia, o setor tem contratado mão de obra em um esforço para o aumento da produtividade”, afirma.

Veja Também  Operação Dispersão identifica aglomerações, consumo de droga e foragidos foram capturados

O levantamento considerou o estoque de emprego formal dos municípios pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério da Economia, e cruzou essas informações com os micro dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) até setembro. Foram excluídos municípios com menos de 5 mil postos formais de trabalho no fim de 2019.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mato Grosso recebe 11 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira (25)

Avatar

Publicado


A segunda remessa da vacina CoronaVac chegará em Mato Grosso às 16h35 desta segunda-feira (25.01) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. De acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, essas doses contemplarão exclusivamente trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Diferentemente da primeira remessa – em que foram encaminhadas 126 mil doses para imunizar cerca de 63 mil pessoas, com 2 doses para cada -, neste lote o Ministério da Saúde decidiu encaminhar os imunizantes relativos especificamente à primeira dose, de forma que todo o quantitativo será utilizado na primeira aplicação. 

A remessa com as unidades da segunda dose será encaminhada posteriormente pelo próprio Ministério da Saúde. Para a CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Veja Também  Intermat esclarece o que você deve saber antes de comprar um imóvel rural
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Atribuição no Liceu Cuiabano termina nesta segunda (25); 3ª etapa será no Cesário Neto

Avatar

Publicado


A atribuição (escolha de cargo ou aulas que o professor irá lecionar no ano letivo de 2021), etapa Assessoria Pedagógica, foi marcada pela tranquilidade e respeito às normas de biossegurança nesta segunda-feira (25.01), na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá. Os professores aguardavam nos corredores obedecendo ao distanciamento e uso de máscara de proteção individual. À disposição de todos, álcool gel.

Foram atribuídas aulas para professores de geografia, história, biologia, filosofia, física, química, ciências da natureza e língua portuguesa. As disciplinas foram distribuídas por sala de aula na unidade escolar. Com isso, houve o distanciamento ideal. No corredor, enquanto aguardavam, os professores também respeitaram o distanciamento com o espaçamento das carteiras.

O professor de geografia Lucas Alves Vaz aguardava para ser lotado em alguma escola da capital e elogiou o trabalho de atendimento. “Hoje está tranquilo. Fui bem atendido, com medição de temperatura, disponibilidade de álcool gel. Agora é aguardar ser chamado”.

Quem também gostou do atendimento foi o professor de física Edemar Hiller que conseguiu aulas livres na EE João Crisóstomo, no bairro Doutor Fábio. “Não houve tumulto. Todos respeitaram o distanciamento e principalmente a ordem de classificação”, assinala.

Segundo o assessor pedagógico Alex Rufino, os trabalhos são desenvolvidos conforme o planejado, respeitando não só a ordem de classificação, como toda a Instrução Normativa 10/2021 da Seduc.

Veja Também  Operação Dispersão identifica aglomerações, consumo de droga e foragidos foram capturados

O secretário escolar Blenner Vinícius, chamado para colaborar nessa etapa de atribuição, reforça o entendimento do assessor pedagógico. “Chamamos uma pessoa por vez, abrimos os janelões aqui do primeiro piso. Somente quatro pessoas por sala, o que dá tranquilidade tanto para quem vem, como para quem está trabalhando”, salienta.

Várzea Grande

Nos dois dias da etapa de atribuição na Assessoria Pedagógica (22.01 e 25.01), os trabalhos seguiram as orientações da Seduc, sendo divididos em duas unidades escolares – Adalgisa de Barros e Licínio Monteiro. Com isso, os profissionais da Educação puderam aguardar o atendimento respeitando às normas de biossegurança.

Na sexta-feira, na EE Adalgisa de Barros foram atribuídos vigias, professores de arte e língua portuguesa. Na EE Licínio Monteiro, foram atendidos professores de matemática, limpeza e merendeiras. Nesta segunda-feira, as demais disciplinas – incluindo pedagogia – foram distribuídas nas duas escolas.

A professora de língua portuguesa Cíntia Guazzi Biral foi a primeira da lista para ser atribuída e elogiou os trabalhos da Assessoria. “Foi um trabalho zeloso, com todo o cuidado com o distanciamento e o atendimento foi rápido”, assegura.

Terceira etapa

A partir desta terça-feira (26), nas unidades escolares e nas Assessorias/Aulas adicionais, haverá a terceira etapa de atribuição. Neste caso, somente será feita quando as Assessorias tiverem concluído o processo de atribuição dos efetivos remanescentes.

Veja Também  Intermat esclarece o que você deve saber antes de comprar um imóvel rural

Veja abaixo quais disciplinas/função, áreas de conhecimento e escolas onde serão realizadas as atribuições:

Dia 26/1 – 8 h – ESCOLA CESÁRIO NETO

Assessoria Pedagógica – EFETIVOS REMANESCENTES: Efetivos que não se inscreveram e/ou não validaram a inscrição.

Disciplinas/função:

– PORTUGUÊS;
– INGLÊS;
– ESPANHOL;
– ARTES;
– PEDAGOGO

Dia 26/1 – 13:30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/função:

– MATEMÁTICA;
– HISTÓRIA;
– GEOGRAFIA;
– FILOSOFIA;
– SOCIOLOGIA;
– AAE – LIMPEZA/NUTRIÇÃO/VIGIA

DIA 27/01/21 – 8h – ESCOLA CESÁRIO NETO

Assessoria Pedagógica – Ingresso – concurso: Atribuição na disciplina do concurso

Disciplinas/função:

INGRESSO – CONCURSO

DIA 27/01/21 – 13:30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/função:

PERMUTADOS
CEDÊNCIAS
COOPERAÇÃO TÉCNICA

DIA 28/1 – 8h – ESCOLA CESÁRIO NETO

ASSESSORIA PEDAGÓGICA : Atribuição para quem não contou pontos e na área de conhecimento.

Disciplinas/áreas do conhecimento:

– FÍSICA
– QUÍMICA; 
– BIOLOGIA;
– CIÊNCIAS;
– HISTÓRIA;

– GEOGRAFIA;
– FILOSOFIA;
– SOCIOLOGIA

DIA 28/1 – 13h30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/áreas do conhecimento:

– PORTUGUÊS;
– INGLÊS;
– ESPANHOL;
– ARTES;
– PEDAGOGIA;
– MATEMÁTICA

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana