conecte-se conosco


Mulher

Alimentos para os idosos: saiba como comer bem após os 60 anos

Publicado

Mulher


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Alimentos para os idosos: saiba como comer bem após os 60 anos

À medida que envelhecemos, a alimentação balanceada se torna ainda mais importante para manter a saúde do organismo em dia. Diante da exposição e suscetibilidade a problemas físicos e mentais, apostar em alimentos para idosos como forma de prevenir doenças e suas complicações é um caminho natural e favorável para atingir a longevidade.

“Consumir alimentos de forma equilibrada pode fazer a diferença a longo prazo. Distribuir, por exemplo, a ingestão de carne vermelha por 2 ou 3 vezes na semana, sempre preparando uma salada, com legumes e verduras, ajudará em problemas comuns em pessoas da idade avançada. A mesma ideia vale para as frutas e sucos naturais”, explica a nutricionista Paula Galhardo.

A seguir, a profissional lista alguns dos alimentos essenciais para aqueles que já passaram dos 60 anos e prezam por uma vida mais saudável, com a imunidade lá em cima e o organismo funcionando corretamente.

Saiba quais são os alimentos essenciais no dia a dia dos idosos

Alimentos para os idosos: saiba como comer bem após os 60 anos
Foto: Shutterstock

Brócolis

O vegetal é rico em ferro, ácido fólico, vitaminas A e C. Além disso, também é uma importante fonte de cálcio, um nutriente essencial para os idosos, podendo prevenir alterações celulares que podem se tornar cancerígenas. Comer brócolis regularmente melhora o sistema imune, alivia a prisão de ventre e é bom para quem tem problemas cardiovasculares ou inflamatórios, como artrite ou tendinite.

Veja Também  Influencer está em estado gravíssimo na UTI após lipo

Gengibre

A raiz, caracterizada por seus efeitos terapêuticos, pode ser consumida em forma de chá ou como aditivo de sucos detox . Dentre as propriedades medicinais estão a melhora da náusea, enjoos e vertigem. Também entra para a lista de alimentos para idosos como um poderoso anti-inflamatório, sendo indicado em dores articulares e artrite. Para completar, é um excelente estimulante do sistema imunológico, no combate a gripes e resfriados.

Peixe

No que se refere às vitaminas, possui altas concentrações das lipossolúveis, como a vitamina A. “São ricos em aminoácidos essenciais, substâncias não produzidas pelo nosso organismo”, conta a nutricionista. Sem falar que são fonte de vitaminas hidrossolúveis, a exemplo da niacina, necessária para a liberação de energia, e do ácido pantotênico, essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Algumas opções de sucesso são o atum, salmão e arenque.

Couve

Ela é muito rica em vitaminas, minerais e fibras, o que faz da couve um alimento completo! Apesar disso, o seu verdadeiro trunfo na alimentação dos idosos é a alta quantidade de cálcio, capaz de proteger a saúde óssea, assim como o leite. O suco dessa folha é uma boa pedida, já que traz todos os benefícios do alimento em um único copo, cheio de praticidade.

Leites e derivados

Por serem ricos em cálcio e proteínas, contribuem para a saúde dos ossos, ao funcionamento do sistema cardiovascular e o controle da pressão arterial. Vale destacar que a melhor opção é consumir o leite na forma desnatada. Quanto aos derivados, a recomendação é ingerir queijo minas, iogurte e manteiga.

Veja Também  Qual a carta que representa você no Tarot

Linhaça

Sua grande quantidade de fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino. “Por ter a presença de lignanas em sua composição, as fibras formam um gel quando consumidas, aumentando a saciedade”, explica a profissional. Suas propriedades são ideais para as mulheres que sofrem com alguns sintomas persistentes da menopausa .

Feijão

Rico em ferro, esse grão ajuda em quadros de anemia, cansaço, dores de cabeça e problemas cognitivos. Por também melhorar o abastecimento de massa magra no organismo, graças à sua alta quantidade de proteína, o feijão é essencial na lista de alimentos para idosos que têm perda muscular.

Carnes vermelhas

O consumo de carne vermelha é defendido para todas as idades, uma vez que é garante a absorção de zinco, mineral que fortalece o sistema imunológico e beneficia a cicatrização. Aposte nos cortes magros, para não ingerir gordura demais, e dê preferência para o consumo durante o almoço.

Laranja

A fruta é fonte de vitamina C, que funciona como antioxidante barrando algumas doenças, como resfriados e tumores e melhorando o sistema imunológico. Ela ainda é rica em fibras e potássio – a primeira ajuda o intestino funcionar com regularidade e o segundo auxilia no controle da pressão arterial.

Consultoria: Paula Galhardo, nutricionista | Texto: Vítor Ferreira | Edição: Milena Garcia

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Descubra quais signos são os mais supersticiosos!

Avatar

Publicado


source

João Bidu

Descubra quais signos são os mais supersticiosos!
Redação João Bidu

Descubra quais signos são os mais supersticiosos!

Existem tantas simpatias, rituais e crendices pelo mundo que é normal se deparar com uma ao longo da vida. Em alguns casos, é possível que essa crendice esteja enraizada na cultura popular, como é o caso da superstição de não deixar o chinelo virado ou a crença que dá azar o noivo ver a noiva antes do casamento.

É possível medir o quanto uma pessoa é supersticiosa de acordo com o signo dela. Isso porque alguns signos são mais abertos para os assuntos místicos, enquanto outros preferem ficar com os pés no chão.

Confira em qual posição você está no ranking da superstição e descubra qual signo é o líder dos supersticiosos do Zodíaco!

Ranking da superstição: veja quais signos são os mais supersticiosos

1° Peixes

Acredita em praticamente tudo, por isso é considerado o signo mais supersticioso de todos! Para completar, sua fé e imaginação ajudam a fortalecer suas crenças. Sensível e até inocente, pode acabar absorvendo qualquer coisa que falarem em relação às superstições, mas não se preocupa tanto com a questão do azar.

2° Escorpião

Esse signo gosta de tudo o que é misterioso. Por essa razão, pode se interessar por crendices e assuntos espirituais. Acredita mais na intuição do que na própria sorte e se aproveita disso para manobrar as coisas a seu favor.

3° Câncer

Adora fazer aquela simpatia que a avó ensinou e que foi passada de geração para geração. A pessoa canceriana também tem uma poderosa intuição e normalmente é guiada por seus instintos. É do tipo que pensa duas vezes antes de passar embaixo de uma escada, especialmente se for uma sexta-feira 13.

Veja Também  Os signos e o poder da mente: como pensamento influencia sua vida

4° Sagitário

A pessoa de Sagitário confia muito na própria sorte, pois é bastante otimista. Não tem medo de arriscar, acreditando sempre que tudo irá dar certo no futuro. Costuma acreditar bastante nas crendices e misticismos, principalmente quando são para atrair boas energias.

5° Libra

Se encontrarem um chinelo com a sola virada para cima, a pessoa libriana trata logo de desvirar. Por isso, Libra está entre os signos mais supersticiosos. Mais racional e equilibrada, não gosta de correr riscos. Se acha que algo pode ser sinal de azar, não quer nem tirar a prova.

6° Gêmeos

Esse signo é esperto e vê as coisas por vários ângulos. É curioso e adora saber de tudo, mas vive mudando de ideia e não leva sua intuição tão a sério. Agora, se encontrar um trevo-de-quatro-folhas, não duvida da sorte. Apanha logo a folhinha e põe na carteira para atrair uma grana!

7° Leão

Vive de antena ligada aos sinais da sorte, mas nem sempre gosta de demonstrar, pois não quer parecer alguém que se deixa levar por superstições. Pode até dizer que não acredita, mas recorre a uma ajudinha mística quando precisa.

8° Aquário

Você viu?

O diferente chama sua atenção, por isso, em um primeiro momento vai questionar a superstição em busca de uma resposta lógica. Se não encontrar, pode ficar na dúvida. Sua relação com a sorte não está em ganhar ou perder, mas em arriscar para ver o que acontece.

Veja Também  Juntos há mais de 70 anos, casal morre de Covid-19 de mãos dadas nos EUA

9° Áries

Mais impaciente, esse signo não gosta de perder tempo discutindo se a sorte existe ou não. Mas, sempre toma cuidado para não cair em nenhuma maré de azar. Quebrar o espelho e correr o risco de ficar sete anos ‘zicado(a)’? Nem pensar!

10° Touro

Realista e com tendência ao ceticismo, Touro tem que ver para crer. Não confia muito na sorte, valorizando mais o seu esforço pessoal. Tem espírito prático e gosta de tranquilidade, então ficará numa boa se passar embaixo da escada. A pessoa taurina não costuma ser muito supersticiosa.

11° Virgem

Acredita mais na força do trabalho e no próprio empenho do que na sorte. Se perceber que algo pode ter relação com alguma superstição, não vai descansar até encontrar uma resposta lógica. Esse signo é crítico e analisa tudo antes de acreditar sem provas.

12° Capricórnio

Geralmente não acredita em superstições e acha que existe uma explicação racional para tudo, mas também não fica esperando as coisas caírem do céu. Para esse signo, a sorte é consequência natural do esforço, do planejamento e da ação. A pessoa capricorniana raiz não mistura realidade com fantasia. Por isso, fica em último lugar na lista dos signos supersticiosos.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste  Link !

LEIA TAMBÉM:

Conheça a história por trás de 7 superstições famosas

Por que sexta-feira 13 é o dia do azar? Confira!

Conheça as crendices usadas para descobrir o sexo do bebê

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Cromoterapia no banheiro: 4 dicas para deixar o ambiente mais relaxante

Avatar

Publicado


source

Alto Astral

Cromoterapia no banheiro: 4 dicas para deixar o ambiente mais relaxante
Reprodução: Alto Astral

Cromoterapia no banheiro: 4 dicas para deixar o ambiente mais relaxante

Para quem preza por momentos de relaxamento e bem estar no dia a dia, a cromoterapia na hora do banho pode ajudar (e muito!). Nesse contexto, abusar de cores estratégicas na decoração do banheiro é o ideal. “Pintura nas paredes, box de banho, iluminação e enfeites são algumas das formas de seguir a cromoterapia no banheiro “, conta Érico Miguel, técnico da Ideia Glass.

Pensando nisso, o especialista listou 4 formas de incluir a prática de relaxamento na sua decoração e tornar seus banhos muito mais relaxantes. Confira!

Confira as dicas para utilizar a cromoterapia na decoração do banheiro

Cromoterapia no banheiro: 4 dicas para deixar o ambiente mais relaxante
Foto: Shutterstock

Cores

As cores possuem grandes poderes relaxantes, ajudando a aliviar sintomas como estresse e tristeza. Para utilizar a cromoterapia no banheiro, o ideal é abusar de tonalidades estratégicas em todo o cômodo , como paredes – seja através das pinturas, do papel de parede e revestimentos coloridos – e, até mesmo, nas cores das ferragens e roldanas do box.

“Para isso, é importante observar qual sentimento é o desejado, pois cores quentes são mais estimulantes para o corpo e as frias proporcionam mais calmaria e serenidade”, conta o profissional.

Veja Também  Descubra quais signos são os mais supersticiosos!

Segundo Érico, quem pretende aplicar a técnica nas paredes, também deve levar em consideração o estilo de decoração do ambiente e a praticidade no dia a dia. “Tintas geralmente são melhores em questão de durabilidade e para a manutenção da limpeza”, explica.

Iluminação

A iluminação é um item imprescindível para conseguir um clima aconchegante e confortável no banheiro. Mas é preciso ficar atenta à tonalidade escolhida para alcançar o objetivo. A luz mais amarela, por exemplo, oferece uma sensação aconchegante, já a branca suaviza ajuda a suavizar o cômodo.

A intensidade da luz também faz diferença. “Uma dica é, na hora do banho, deixar apenas uma luz mais fraca acesa, como aquelas que ficam em cima do espelho da pia”, indica o especialista.

Já para quem não possui muita iluminação no banheiro, uma boa saída é contar com luminárias. “Na hora do banho, procure apagar as luzes do ambiente e deixar apenas a luminária acesa, que pode ser com uma luz colorida para intensificar o relaxamento”, recomenda.

Fragrâncias

Quem não gosta de entrar em um ambiente com um cheiro agradável, não é mesmo? Muito além da sensação de limpeza , os aromas, aplicados na prática de aromaterapia, podem ajudar a combater a insônia, estresse e ansiedade.

Veja Também  Como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano

Você viu?

Para um banho relaxante, ter sabonetes e difusores aromatizados com essências, é uma boa alternativa. “São opções que também podem contribuir para a decoração do ambiente”, comenta o profissional.

Itens decorativos

Os objetos de decoração podem ajudar tanto na estética, quanto na hora de relaxar no banho. “Para isso, é legal optar por itens como quadros, vasos de flores, bandejas e cestos. Além de decorar, esses objetos podem potencializar a cromoterapia no banheiro através das suas cores”, conta o profissional.

Além disso, hoje existem muitas opções de chuveiros diferentes para quem deseja fazer a cromoterapia durante o banho. “Uma boa opção são os modelos que possuem led coloridos na ducha de água, que são ideias para conseguir o relaxamento através das cores”, indica Érico.

Colaboração: Érico Miguel, técnico da Ideia Glass | Edição: Milena Garcia

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana