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Película de proteção já é capaz de “curar” arranhões na pintura
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A empresa americana Avery Dennison disponibiliza no mercado a película transparente para envelopamento de carroceria SPF-X5 (Supreme Protection Film X5), que funciona como uma camada de proteção contra pequenos danos, além de previnir contra o desbotamento da pintura do veículo.
De acordo com o fabricante, a película de envelopamento SPF-X5 foi pensada para os motoristas que costumam usar o veículo com frequência na estrada. Com o tempo, os pedriscos, sal, areia, insetos e outros detritos acabam causando pequenas marcas e desgastando a pintura, exigindo, por exemplo, um polimento ou até uma repinturapara recuperar o aspecto de novo da carroceria.
Por trazer tecnologia autorregenerativa, a SPF-X5 é capaz de fazer desaparecer as marcas e arranhões desses pequenos impactos em poucos minutos. Trata-se de um filme de poliuretano composto por quatro camadas: adesiva, central, de cobertura e de proteção. A primeira delas adere de forma firme e segura à carroceria, porém permitindo a sua fácil remoção ao final da vida útil.
A segunda é uma base forte e flexível, que garante aspecto uniforme e resistência aos impactos de longo prazo.A camada de cobertura é a primeira linha de defesa, resistente, de autorregeneração e com revestimento de alto brilho. E, por fim, a de proteção é uma camada PET, que também tem a função de realçar o acabamento.
Desenvolvida com tecnologia hidrofóbica, que facilita a limpeza da carroceria ao dificultar a aderência da sujeira, a película conta ainda com proteção para raios UV, que segundo a Avery Dennison tem eficácia de até 10 anos e previne o desbotamento da pintura do veículo. Vale destacar que é importante que o trabalho de envelopamento seja feito por um profissional, para garantir a qualidade do serviço e a durabilidade do produto.


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Veja 5 versões da Toyota Hilux que não temos no Brasil


A picape Toyota Hilux foi lançada no Japão em março de 1968, com a proposta de ser um veículo de carga mais sofisticado do que a média, incorporando características visuais e o ambiente na cabine dos carros de passeio. O que explica a origem do seu nome, que é uma combinação das palavras “High (alto)” e “Luxury (luxo)”.
A Toyota Hilux está em sua 8ª geração e ficou conhecia no mundo por conta de sua robustez, sendo transformada até em veículos militares improvizados em conflitos na África e Oriente Médio. O modelo é produzido em fábricas na África do Sul, Tailândia, Paquistão e Argentina, de onde vem a picape que é vendida no mercado brasileiro.
O modelo chegou ao Brasil no início dos anos 1990, com a abertura do mercado brasileiro aos importados. Em sua 5ª geração, vinha inicialmente do Japão, passando a ser feita na Argentina a partir de 1997. Confira abaixo as variações da Hilux que nunca foram oferecidas por aqui.
1 – Volkswagen Hilux


A 5ª geração da Toyota Hilux chegou a ser produzida entre 1989 e 1997 também na fábrica de Hannover (Alemanha) da Volkswagen, com o nome de Volkswagen Taro .
Praticamente idêntico ao modelo feito no Japão, recebia apenas os logotipos “VW” e era parte de um acordo entre os dois fabricantes para que a empresa alemã tivesse uma picape média em sua linha de veículos comerciais na Europa.
2 – Hilux Sport Rider


Nunca oferecida no Brasil, a 6ª geração da Hilux servia de base na Tailândia para o SUV Hilux Sport Rider , modelo produzido especificamente para o mercado local.
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Espécie de ancestral do atual SW4 , o modelo tinha uma carroceria construída pela empresa Thai Auto Works e era vendido como um produto oficial da marca japonesa em sua rede de concessionários.
3 – TRD Hilux 4000SL


A 7ª geração da Toyota Hilux era comercializada no mercado australiano na versão TRD Hilux 4000SL , que se destacava pelo visual e pelo conjunto mecânico inspirado nos carros esportivos.
As modificações eram feitas pela filial australiana da Toyota em unidades importadas da Tailândia. O coração do modelo era o motor 4.0 V6 a gasolina, que recebia um compressor volumétrico para desenvolver 306 cv e fazer a picape acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.
4 – Hilux de suspensão baixa


Independente do sistema de tração escolhido, a Toyota Hilux de 8ª geração montada na fábrica de Zárate (Argentina) sempre tem o conjunto de suspensão mais alto, previsto inicialmente para as variações 4×4.
Mas na Tailândia, onde a picape atual é vendida como Hilux Revo, o consumidor pode optar pela variação Z Edition . Com cabine dupla ou estendida, combina a suspensão baixa e a tração 4×2 com um motor 2.4 turbodiesel de 150 cv.
5- Hilux Revo Rocco


Além do visual reestilizado lançado no Brasil no final do ano passado, a Hilux é oferecida na Tailândia numa variação que recebe o nome de Revo Rocco.
Versão de topo da Toyota Hilux no país asiático, traz dianteira com grade e para-choque diferentes do restante da linha, além de molduras nas laterais e rodas com visual exclusivo.
O motor pode ser o 2.4 diesel de 150 cv ou o mesmo 2.8 turbodiesel de 204 cv da picape argentina, com tração 4×2 ou 4×4 e câmbio automático de seis marchas.
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Projeção antecipa visual da futura Renault Duster Oroch 2022




A nova geração do Renault Duster está próxima de completar um ano de mercado, mas a picape Oroch permanece sem mudanças, da mesma forma que chegou em 2016. Sua atualização deverá ser o próximo passo da Renault do Brasil em 2021, e o designer Kleber Silva elaborou uma projeção para antecipar como o modelo ficará com o rosto da nova geração do Duster.
Da coluna centrall em diante, o modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) será idêntico ao Duster, mantendo todos os atributos do SUV até mesmo no interior. O modelo é aguardado com a central multimídia Media NAV Evolution, com nova interface e conectividade para celulares pelos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.


Sem novidades abaixo do capô, a Oroch irá manter o motor 1.6 SCe do SUV, desenvolvendo 118 cv a 5.500 rpm e torque de 16,2 kgfm quando abastecido com gasolina. Com etanol a potência é de 120 cv a 5.500 rpm e torque de 16,2 kgfm.
O câmbio será sempre manual, de cinco marchas. Há expectativa de que a caçamba supere a capacidade atual de 683 litros e carga útil de 680 kg.
Quando for lançada no segundo semestre de 2021, já como modelo 2022, a Renault Oroch deverá abandonar as antigas nomenclaturas de versões Express, Expression e Dynamique para adotar o novo padrão da Renault, com as alcunhas Zen, Intense e Iconic.