conecte-se conosco


Economia

“Negros se veem donos da própria história”, diz Adriana Barbosa, da PretaHub

Publicado

Economia


source

Brasil Econômico

Live
Reprodução

Adriana Barbosa falou sobre empreendedorismo negro no Brasil


A empreendedora e CEO da aceleradora de empreendedorismo negro PretaHub,  Adriana Barbosa,  foi a entrevistada desta quinta-feira (26) da live do Brasil Econômico, do Portal iG. Ela abordou temas como empreendedorismo negro, identidade negra, racismo e ações afirmativas de empresas e do governo. 


Adriana iniciou a entrevista contando um pouco sobre sua carreira e como começou a realizar seu trabalho de fortalecimento do empreendedorismo negro no país. A iniciativa da qual é idealizadora, a Feira Preta, completa 19 anos. “Quando eu comecei lá atrás, era para dar, de alguma forma, visibilidade para o potencial criativo e inventivo da população negra”. 

Os perfis do empreendedor negro

Adriana comenta que, em 2019, a Feira Preta realizou, com o Plano CDE, a primeira pesquisa que traça o perfil do empreendedorismo negro no Brasil em território nacional. O estudo mostrou que existem três tipos de perfis. 

Veja Também  Ainda sem aprovação do Orçamento 2021, governo deve controlar gastos

O primeiro é por necessidade, aquele que vende alguma coisa para ter dinheiro para sobreviver. “Preciso empreender hoje para comer amanhã”, diz.

O segundo é o empreendedor por vocação. “Cada vez mais jovens negros que olham o mercado e tentam achar lacunas para atender essa demanda de mercado”.

E o empreendedorismo por engajamento: “são empreendedores negros que criam soluções para atender a demanda do mercado negro”.

O que o governo e as empresas têm feito

“As empresas e os veículos de comunicação têm falado de equidade racial e diversidade porque em alguma medida essa população começa a reivindicar o que ela consome”, diz Adriana.

“O mercado muda e as empresas começam a entender: já que metade da população é negra, eu preciso produzir para ela, me comunicar com ela”. 

Adriana explica que a partir daí, as empresas passam a olhar para o quadro de funcionários e percebem a ausência de pessoas negras. A CEO destaca a área de comunicação das empresas, e diz que campanha de publicidade mal construídas não passam mais batido principalmente por conta da internet. “Porque se as corporações não têm pessoas negras , ela começa a cometer equívocos de comunicação”.

Veja Também  Para promover o turismo no Brasil, Azul adesiva Airbus A320neo

Quanto ao governo , ela comenta sobre ações de governos anteriores e da atual gestão, tanto em Brasília quanto em São Paulo. “O governo está olhando para alguns movimentos e tentando, de alguma forma, apoiar esses processos”. Mas ela destaca “só que a passos muito lentos”.

Futuro do empreendedorismo negro

Adriana diz que o empreendedorismo negro é uma tendência e que se sente otimista quanto ao futuro. “Cada vez mais essa população preta está se vendo como dona do seu próprio negócio e da sua própria história”.

Em questões raciais , Adriana diz que o Brasil é uma referência entre os países latinos. “Tive oportunidade de conhecer alguns países da América Latina e o Brasil é uma referência”. Mas ela aponta que ainda há muito para ser feito e que vai precisar de “uma atuação sistêmica da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil”.

Confira entrevista na íntegra:


Comentários Facebook

Economia

Para promover o turismo no Brasil, Azul adesiva Airbus A320neo

Avatar

Publicado


source

Contato Radar

Para promover o turismo no Brasil, Azul adesiva Airbus A320neo
Gabriel Araújo

Para promover o turismo no Brasil, Azul adesiva Airbus A320neo

Para promover as belezas naturais do Brasil e a retomada do turismo, a Azul adesivou um Airbus A320neo com belas imagens do nosso país. É possível visualizar referências à Floresta Amazônica, ao Rio de Janeiro e ao Morro Dois Irmãos, localizado em Fernando de Noronha.

Com a frase “Viva intensamente o Brasil”, a ação está sendo realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A aeronave adesivada é o PR-YSE, entregue novo de fábrica para a Azul em dezembro de 2019.

alt

O post Para promover o turismo no Brasil, Azul adesiva Airbus A320neo apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comentários Facebook
Veja Também  Droga Raia bloqueia anúncio em canal bolsonarista e viraliza; entenda
Continue lendo

Economia

Aeroporto Internacional de BH recebe doses da vacina de Oxford

Avatar

Publicado


source

Contato Radar

Aeroporto Internacional de BH recebe doses da vacina de Oxford
Gabriel Araújo

Aeroporto Internacional de BH recebe doses da vacina de Oxford

CNF ao vivo – O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF) recebeu na manhã deste domingo (23) cerca de 190 mil doses da vacina AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A operação foi realizada pelo Embraer 195 cargueiro da Azul, que partiu do Rio de Janeiro (GIG) e pousou no aeroporto mineiro às 09h45. Trazida ao Brasil pela Emirates na sexta-feira (22), as duas milhões de doses do imunizante chegaram em São Paulo (GRU), sendo transportadas ao Rio de Janeiro (GIG) logo após e distribuídas pelo país através de voos da Azul, GOL e LATAM.

Após o pouso, a carga foi retirada e seguiu de caminhão até a Central de Rede de Frio de Minas Gerais, sendo escoltada pela Polícia Militar de Minas Gerais e da Polícia Federal. Já a aeronave seguiu de Confins para Palmas (PMW) e posteriormente para Campo Grande (CGR).

Você viu?

Abaixo, veja fotos da operação:

Veja Também  Mega-Sena sorteia R$ 21 milhões neste sábado; veja números

O post Aeroporto Internacional de BH recebe doses da vacina de Oxford apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana