conecte-se conosco


ELEIÇÕES

IBOPE pede cautela e diz que pesquisa foi feita por telefone

Publicado

Destaque

Instituto de pesquisas Ibope fez um alerta sobre a pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela TV Centro América.
O instituto através do seu site alertou que a amostragem foi realizada por telefone, seguindo as índices amostrais, mas mesmo assim ela pode não retratar totalmente a realidade. “O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada.

A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas”, diz a nota.

A pesquisa mostrou o vereador Abílio Junior (Podemos) como líder com 54% dos votos válidos, contra 46% do atual prefeito e candidato a reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB). A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O Ibope ouviu 602 pessoas entre 21 e 23 de novembro e a pesquisa foi registrada sob o número 07435/2020.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

A pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica e os resultados devem ser interpretados com alguma cautela, uma vez que uma pequena parcela do eleitorado não está acessível por telefone. Segundo a PNADC2018, apenas 2% dos domicílios de Cuiabá não têm telefone fixo e nenhum dos seus moradores possui telefone celular. As pesquisas telefônicas são válidas e seguem critérios amostrais, tal qual a pesquisa face a face, incluindo tanto o controle de variáveis de perfil do eleitor (sexo, faixas de idade e de escolaridade), como a dispersão geográfica no município. Seguindo as boas práticas de divulgação de pesquisa e para dar transparência ao processo, cabe-nos informar a ressalva técnica.

* O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

Os resultados completos desta pesquisa estarão disponíveis após a autorização do contratante.

Comentários Facebook
Veja Também  Após matar servidor menor foge para casa da mãe, polícia cumpre prisão

Destaque

Em Vila Bela MT Polícia prende seis suspeitos de tentarem entrar com drogas na unidade prisional

Rodrigo Oliveira

Publicado

A Polícia Civil de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá), com apoio da Polícia Penal do município prendeu em flagrante neste domingo (24.01) seis pessoas suspeitas de envolvimento em uma ação criminosa para entrar com substâncias entorpecentes na unidade prisional da cidade.

A situação teve início quando policiais penais interceptaram uma sacola plástica contendo erva mate misturada a maconha. Ao questionarem as pessoas que tentavam entrar na cadeia pública com a droga, elas indicaram que o material foi entregue por um mototaxista, minutos antes. Também informaram que receberam uma ligação de um preso da unidade, que seria o destinatário da encomenda, e que o material deveria ser buscado com o mototaxista.

Ao ser localizado, o mototaxista contou que recebeu a ligação de um preso no dia anterior, que solicitou que ele buscasse alguns produtos na casa da esposa de um colega de cela e que entregasse para aio destinatário que iria ao estabelecimento penal.

As equipes da Polícia Civil identificaram a esposa do preso e ela foi encaminhada para prestar esclarecimento na Delegacia da Polícia Civil. Ela confirmou que recebeu os produtos na noite do sábado, que o mototaxista passou buscar na manhã de domingo para buscar a encomenda e fez contato com seu marido, que está preso com o preso que encomendou os produtos.

Veja Também  Mulher é morta a tiros em Mutum

Foram identificados os presos que teriam efetuado as chamadas telefônicas de dentro da unidade prisional e os policiais penais e civis realizaram buscas em duas celas para localizar os celulares, contudo, não se obteve sucesso.

A quantidade de droga apreendida ainda está sendo apurada, pois está dissimulada em meio da erva mate. Três celulares e pouco mais de R$ 1.200,00 também foram apreendidos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Com “gambiarra”, tapa buraco da Rota do Oeste não dura uma semana

Avatar

Publicado

Em menos de uma semana após ser tampado,  buraco ressurge na Rodovia dos Imigrantes.

A presença recorrente de buracos nas Rodovias sob responsabilidade da Rota do Oeste incomoda, e causa muitos acidentes.

A Rota do Oeste virou uma dor de cabeça em Mato Grosso.

A prestação de serviço da Rota é uma verdadeira gambiarra de má qualidade.

Em razão dos buracos, ocorrem muitos acidentes, inclusive várias mortes vem sendo registrada na Imigrantes.

Veja o vídeo e imagens registradas no início da ponte na Imigrantes.

 

Comentários Facebook
Veja Também  Mulher é morta a tiros em Mutum
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana