conecte-se conosco


Mato Grosso

Delegacia de Entorpecentes aumenta em 38,4% número de inquéritos instaurados em investigações sobre tráfico

Publicado

Mato Grosso


Com a atuação cada vez mais forte no combate ao tráfico de drogas, a Delegacia Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil, aumentou em mais de 38% o número de inquéritos instaurados em 2020 em comparação ao ano anterior. Neste ano, já são mais de mil inquéritos instaurados que resultaram em grandes apreensões, prisões e outros procedimentos relacionados ao comércio de entorpecentes.

Os números de investigações e instauração de inquéritos policiais na especializada tiveram um aumento significativo, sendo na quinta-feira (19.11) instaurado o inquérito policial nº. 1.005, do ano de 2020. Na mesma data de 2019, foram instaurados 726 inquéritos policiais, havendo, portando, um aumento de 38,4%.

Em relação à conclusão de inquéritos policiais, a especializada também apresentou números expressivos concluindo mais inquéritos do que instaurou no ano de 2020 – são até o momento 1.062 inquéritos policiais. No ano de 2019 foram concluídos no mesmo período 767 inquéritos policiais, resultando em um aumento de 40,9 %.

A metodologia de trabalho da DRE é dividida em duas vertentes de combate ao tráfico de drogas, uma que objetiva o enfrentamento ao tráfico interestadual, envolvendo grandes carregamentos de entorpecentes vindos do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) e da fronteira com a Bolívia.

Veja Também  Workshop online debaterá abordagem da mídia em crimes de violência contra a mulher

O segundo foco visa o combate ao “tráfico formiguinha” que abastece as bocas de fumo enraizadas nos bairros da baixada cuiabana e Várzea Grande, o qual também fomenta outros tipos de delitos como roubo, homicídio, furto e latrocínio, e traz a sensação de insegurança às comunidades.

De acordo com o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a unidade recebe todas as ocorrências relacionadas ao porte e ao tráfico de substâncias entorpecentes de Cuiabá e Várzea Grande e ainda possui circunscrição concorrente em todo o estado de Mato Grosso, realizando investigações nas mais diversas regiões do nosso Estado.

‘Durante o período de pandemia do coronavírus foi percebida uma redução em grande parte das incidências criminais, porém este fato não ocorreu em relação ao tráfico de drogas, que tem aumentado consideravelmente”, destacou o delegado.

O delegado ressaltou ainda que todo resultado da delegacia se deve a união e empenho dos policiais civis, escrivães e investigadores, da especializada. “Mesmo nesse período de isolamento, e com o efetivo reduzido, as equipes não mediram esforços para estar nas ruas, investigando, identificando e prendendo envolvidos com o tráfico de drogas”, disse o delegado.

Veja Também  Correção monetária sobre salários escalonados será paga na folha de dezembro

Aumento da produção

A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes foi reativada em 19 de dezembro de 2008, mas passou a atuar de fato no início de 2009 com intuito de fortalecer as ações repressivas, de combate ao tráfico de drogas, considerado uma das bases da criminalidade.

Desde a reativação da Especializada até hoje o número de procedimentos policiais vem gradativamente crescendo. Atualmente, a DRE está adaptada a integração do Geia com o sistema PJe,  fazendo 100% dos procedimentos de forma digital, o que trouxe grandes benefícios aos trabalhos desenvolvidos na unidade.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Workshop online debaterá abordagem da mídia em crimes de violência contra a mulher

Avatar

Publicado


A Polícia Civil de Mato Grosso participa nesta quarta-feira (25.11) do workshop online “Abordagem midiática em crimes de violência contra a mulher” promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para debater a abordagem da mídia em crimes envolvendo vítimas femininas. A live será realizada das 10h às 12h, com transmissão pelo canal do Ministério da Justiça no You Tube.

O delegado Cláudio Alvares Sant’Ana, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande e representantes da imprensa em Brasília, a jornalista Lílian Tahan Cury, diretora executiva do Metrópoles Mídia e Comunicação e a analista política da CNN Brasil, Basília Rodrigues, conduzirão os debates.

O evento é organizado pelo programa ProMulher, do Ministério da Justiça e será realizado na data em que se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que tem o intuito de incentivar a denúncia da violência contra as mulheres e a demanda por políticas para sua erradicação.

Para participar, a pessoa interessada pode clicar no link: http://www.youtube.com/user/JusticaGovBR

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Também  Lista com locais de prova para a função de diretor escolar está disponível
Continue lendo

Mato Grosso

Primeira-dama entrega cheques para instituições beneficiadas com recursos do bazar Vem Ser Mais Solidário

Avatar

Publicado


A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, entrega nesta quarta-feira (25.11) os cheques para as entidades que serão contempladas com os recursos arrecadados no Bazar Vem Ser Mais Solidário. A entrega será no Palácio Paiaguás, às 16h30, e serão beneficiadas 10 instituições, incluindo o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (CRIDAC).

Os bazares beneficentes organizados pela primeira-dama Virginia Mendes já se tornaram referência e são um sucesso de público. A edição mais recente, realizada entre os dias 6 e 08 de outubro, vendeu mais de 8 mil peças e superou as expectativas. Programado para quatro dias, o bazar vendeu tudo antes do previsto.

Foram arrecadados um montante de R$ 219.979,47 com a venda dos itens arrecadados. O bazar contou com roupas, acessórios, calçados, de marcas nacionais e internacionais. Entre as peças tinham doações de marcas e estilistas famosos, como Martha Medeiros, Cavalli, Lolitta, Patricia Bonaldi, Fabiana Milazzo e vários parceiros ajudaram como, por exemplo, as lojas e marcas 2 AM Brand, Editions Store, Vila Konceito, Soul Teen, Passagiata, Casa Prado, Bruba Kids, Óticas Bamboo Brasil, Voriques Ótica, Cleuzete Bernardes, Dress Express, e centenas de outros doadores. E a própria primeira-dama fez a doação de centenas de peças do seu acervo pessoal.

Veja Também  "Programa trará segurança, celeridade e transparência para o processo ambiental", diz governador

“Foram mais de 500 doadores. Agradeço desde quem doou uma peça até quem doou centenas. Cada doação foi importante para que conseguíssemos reunir um acervo de mais de 8 mil itens e chegar a esse montante arrecadado”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.

As entidades que receberão os cheques irão reverter as doações para incrementar o atendimento prestado ao público já assistido nestes locais. E no CRIDAC a doação realizada vai permitir a implantação de um novo espaço sensorial para atendimento à pessoas com autismo e deficientes em geral. 

Além destas instituições, a primeira-dama também irá ajudar milhares de crianças carentes com a doação de brinquedos, que serão adquiridos com os recursos do bazar.

Serviço

Entrega dos cheques às entidades beneficiadas com os recursos do bazar Vem Ser Mais Solidário

Data e hora: quarta-feira (25.11), 16h30

Local: Salão Garcia Neto – Palácio Paiaguás – Centro Político e Administrativo

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana