conecte-se conosco


Mulher

Conheça seis mitos e verdades sobre o câncer de mama

Publicado

Mulher


source

Em tempos de disseminação de notícias falsas, é importante lembrar que nem tudo o que ouvimos ou lemos sobre saúde tem comprovação científica. Por isso, encerrando a nossa série de reportagens sobre o Outubro Rosa , entrevistamos a rádio-oncologista Pauline Souto, do Hospital DF Star, para esclarecer alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama .

dra pauline souto
Arquivo pessoal

A rádio oncologista Pauline Souto esclarece mitos e verdades sobre a doença


1. É verdade que nódulos que não doem ou se movimentam são benignos?

Mito. “A maioria dos nódulos malignos são indolores nos estágios iniciais, podem inclusive não ser palpáveis. Em até 10% dos cânceres de mama podem não ser identificáveis pela mamografia. Quanto à mobilidade, os tumores podem ou não ser móveis. É possível ainda que se formem nódulos maiores, formando massas dolorosas, com acometimento de pele, axilas, dor local, inchaço e aspecto em casca de laranja. Eles costumam indicar estágios mais avançados da doença”, explica.

2. Mulheres que não têm filhos tem mais propensão a ter câncer de mama?

Verdade. “A ideia aqui é o tempo de exposição da glândula mamária à ação dos estrogênios endógenos (próprios do organismo). Assim como as mulheres que não têm filhos, as que optam por tê-los mais velhas, as que menstruaram mais cedo e as que chegam à menopausa mais tardiamente também possuem risco um pouco mais elevado de desenvolver a doença”, diz a médica.

Veja Também  Como o tarot pode me ajudar?

3. O uso de anticoncepcionais hormonais aumenta o risco de desenvolver a doença?

Verdade. “Desta vez são os estrogênios exógenos (ingeridos na forma de anticoncepcionais e também na terapia de reposição hormonal) que estimulam as células das glândulas mamárias e o risco de desenvolvimento da doença é proporcional aos anos de uso destes medicamentos”.  


4. Prótese de silicone pode esconder o câncer de mama?
Verdade. “A prótese pode atrapalhar os resultados do exame caso não seja bem executado. A primeira atitude a se tomar é sempre informar ao seu médico e ao técnico que fará o seu exame que você possui próteses. Dessa maneira o exame será feito com menos pressão sobre a mesma e com manobras de posicionamento que facilitem a visualização do tecido mamário”, esclarece.

A médica diz que em casos de diagnósticos duvidosos, há também a possibilidade de complementação diagnóstica com a adição da ultrassonografia das mamas ou ressonância magnética das mamas, conforme indicado para cada caso.

Veja Também  Simpatias com cebola para afastar a inveja

5. O câncer de mama em mulheres jovens é raro?

Verdade. Pauline explique que embora o câncer de mama seja considerado relativamente raro em mulheres jovens ainda é um dos principais cânceres que atingem mulheres entre 25-39 anos. 

6. Apenas mulheres mais velhas correm risco de desenvolver a doença?

Mito. No Brasil, a média de idade do diagnóstico é de 56 anos (segundo o Instituto Nacional do Câncer, dados de 2019). Contudo, isso não quer dizer que a doença não possa afetar mulheres mais jovens. “Mesmo sendo mais raro, pode acontecer sobretudo naquelas com histórico familiar (parentes de primeiro grau com câncer de mama), com mutações predisponentes conhecidas como BRCA1 e BRCA2, irradiação da parede torácica na infância ou adolescência ou ainda pode ocorrer associado à gestação”, afirma.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Quais frutas os animais podem comer? Descubra as melhores opções

Avatar

Publicado


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Quais frutas os animais podem comer? Descubra as melhores opções

Você sabia que incluir frutas na alimentação dos animais é uma ótima opção para a saúde e bem-estar dos bichinhos? Apesar de deixar muitas pessoas com o pé atrás, incluir esses alimentos no cardápio dos pets é recomendado por profissionais para o auxílio de uma dieta mais saudável e balanceada. Para solucionar todas as dúvidas sobre a questão, a veterinária Vivian Marcon explicou quais as frutas devem ser incluídas ou evitadas no cardápio dos animais.

“Cães e gatos representam um importante papel na vida dos seres humanos, em virtude das estreitas relações de companhia e afeto. Desse modo, cada vez mais são considerados membros da família e, como tal, é importante fornecer aos animais alimentos de alta qualidade , que atendam suas necessidades nutricionais e que promovam bem-estar e longevidade”, explica a especialista. Saiba mais!

Veja quais são as melhores opções de frutas para incluir na alimentação dos animais

Quais frutas os animais podem comer? Descubra aqui as melhores opções
Foto: Shutterstock

Benefícios na alimentação

De maneira geral, as frutas são ótimas opções para incluir na alimentação dos animais, já que além de menos calóricas que os petiscos artificiais, também são ricas em vitaminas e nutrientes indispensáveis para a saúde. A recomendação é introduzir os alimentos como um “lanchinho” ou mesmo nas refeições principais dos pets – sempre com moderação, é claro!

Veja Também  Exercícios contra flacidez nos braços: 3 dicas para dar adeus às gorduras

Frutas mais indicadas para os animais

Entre as opções que devem fazer parte do cardápio do seu animalzinho estão maçã, morango, goiaba, pêra e manga. Além disso, caqui, kiwi, manga, caju e melão também são bem-vindos.

Por fim, mas não menos importante, a banana é um das frutas mais indicadas para o consumo dos animais. “A banana é rica em potássio, fibras e uma ótima fonte energética. Ela auxilia no sistema imunológico e na função intestinal, devendo ser fornecida sem a casca e em pequenas quantidades”, explica a veterinária.

Frutas proibidas para os animais

Enquanto algumas frutas proporcionam diversos benefícios à alimentação dos pets, outras devem ser evitadas para garantir a saúde e bem estar desses animais , evitando alergias ou intolerância à alguma substância do alimento. Você deve passar longe de abacaxi, abacate, laranja, carambola, limão e uva.

Cuidados necessários

A especialista afirma que, assim como os alimentos industrializados, como rações e petiscos, é fundamental consultar as orientações de um médico veterinário antes de inserir as frutas no cardápio dos animais. Apenas um profissional especializado será capaz de analisar a saúde do pet e recomendar as opções mais benéficas para cada raça.

Veja Também  Bruna Marquezine surge com novo cabelo e posta foto de biquíni cavado

Além disso, existem alguns cuidados fundamentais na hora de oferecer o alimento ao seu bichano. Entre eles estão a necessidade de lavar bem as frutas, retirar sementes e cortar o ingrediente em pedaços adequados ao porte do seu cachorro ou gato. Fica a dica!

Consultoria: Vivian Marcon, veterinária | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Confira os signos que levam a fama de ter coração de gelo

Avatar

Publicado


source

João Bidu

undefined
Redação João Bidu

Confira os signos que levam a fama de ter coração de gelo

Por conta das características dos signos , algumas pessoas podem ser mais frias do que as outras, mas isso não indica que elas são cruéis ou más. Muitas vezes essa frieza pode ser só uma forma de proteção . Por meio do ranking dos signos mais frios , a Astrologia pode explicar tudo isso! Então confira os signos que levam a fama de “coração de gelo”.

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste  LINK !

Ranking dos signos mais frios do Zodíaco

1º- Capricórnio

Usam da racionalidade em todos os momentos, principalmente quando se envolvem com alguém. Além disso, não costumam compartilhar o que estão sentindo, já que tendem a pensar nas melhores maneiras para solucionar os problemas. Mas a primeira colocação no ranking dos signos mais frios não diz que eles são pessoas más, viu?

2º- Aquário

Não é por ser o signo mais racional e independente do Zodíaco que Aquário ocuparia a primeira posição dos signos mais frios. Apesar de ser verdade essa fama de frieza dos aquarianos, eles podem surpreender com atitudes inesperadas, que quebram essa barreira gelada.

3º- Virgem

Metódicos e organizados, os virginianos podem aparentar frieza com esse tipo de comportamento. Porém, para quem é próximo de alguém desse signo, sabe o quão leal e altruísta essas pessoas podem ser, mesmo que tenham uma postura mais séria.

Veja Também  Simpatias com incenso: rituais para atrair boas energias e melhorar a vida

4º- Gêmeos

Os geminianos tem um lado superbrincalhão e animado, mas não é sempre que eles querem deixar evidente isso. Quando querem, passam uma imagem de reservados, e dependendo de como estiver o humor, podem ser vistos como pessoas nervosas.

5º- Touro

Até que se sintam seguros, os taurinos não demonstram emoções ou qualquer tipo de afeto. Agem dessa forma para evitar algum tipo de mágoa, principalmente nos relacionamentos. Mas depois que se sentem à vontade, tudo pode mudar, principalmente em relação ao ciúmes que esse signo sente.

6º- Sagitário

Animados e sempre entusiasmados, raramente alguém vai achar que o sagitariano é uma pessoa fria. Mas essa ideia pode mudar conforme a convivência, já que as pessoas desse signo prezam muito pela liberdade individual, e podem passar um comportamento frio ao tentarem impor isso nas relações. 

7º- Escorpião

O lado misterioso dos escorpianos engana por pouco tempo! A impulsividade desse signo sempre expõe as emoções guardadas, seja de felicidade ou nervoso. Além disso, Escorpião é sempre muito intenso em suas emoções.

8º- Áries

Os arianos, com seu jeito impulsivo, não conseguem esconder o entusiasmo que sentem em determinadas situações. Mesmo que possam parecer um pouco frios por causa de comentários sinceros, logo se mostram abertos às emoções.

Veja Também  Como o tarot pode me ajudar?

9º- Leão

No primeiro contato, o leonino pode parecer uma pessoa muito fria, já que preza por si próprio acima de tudo; mas, depois de um tempinho junto, é muito fácil perceber como esse signo é amoroso e gosta de dar e receber carinhos.

10º- Libra

A natureza social faz com que os librianos apreciem o contato social. Em algumas rodas de conversas podem ser mais reservados,, já que o elemento Ar estimula a racionalidade… Porém, agem assim apenas por quererem manter a harmonia entre todos, e logo mostram o quanto são sociáveis.

11º- Câncer

Se alguém tiver dúvidas se cancerianos são frios ou não, é só ver como esse signo age quando está com a família. São pessoas supersentimentais e não sentem vergonha de mostrar isso, mesmo se estiverem em um ambiente apenas com desconhecidos.

12º- Peixes

Piscianos são tão amorosos e sentimentais que não conseguem esconder isso de ninguém! Por isso, estão na última posição entre os signos mais frios, até porque estão sempre dispostos a ajudar qualquer pessoa, com o melhor sorriso do mundo.

LEIA TAMBÉM:

Saiba qual é o nível de fidelidade dos signos do Zodíaco

Descubra quais são os 5 signos mais misteriosos do Zodíaco

Ranking dos signos mais fofoqueiros: descubra em qual posição está o seu!

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana