conecte-se conosco


Mulher

Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde

Publicado

Mulher


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde

O açaí é uma das primeiras opções que vem em mente quando pensamos em uma sobremesa refrescante e saudável, já que é uma fruta extremamente saborosa e fonte de substâncias positivas para o organismo. Apesar disso, é preciso esclarecer alguns mitos e verdades para entender melhor os benefícios desse alimento tão popular e adorado no nosso país.

Nativo da Amazônia, ele é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante. Estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim. Para tirar algumas dúvidas, Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa, empresa especializada em açaí e alimentação saudável, explica os mitos e verdades sobre o fruto. Confira!

Mitos e verdades sobre o açaí

Açaí: mitos e verdades sobre o consumo da fruta para a saúde
Foto: Shutterstock

Açaí rejuvenesce

Verdade! Além de conter uma alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento . Pesquisas indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga nesse sentido. Para completar, ele também possui a capacidade de combater células cancerígenas.

Veja Também  Confira os signos que levam a fama de ter coração de gelo

É muito calórico e engorda

Mito! A polpa em si não impacta no peso (100 gramas de açaí têm apenas 60 calorias). Ou seja, é um produto de baixo teor calórico. Na verdade, o que pode engordar é o xarope de guaraná que é acrescentado ao fruto para que fique mais doce. Esse tipo de consumo é maior no Sudeste, onde as pessoas costumam também adicionar frutas, paçoca, leite condensado, leite em pó e outros acompanhamentos.

Ajuda no controle do diabetes e colesterol

Verdade! O diabetes mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos. Outra vantagem é o baixo índice glicêmico, que evita os picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas, que atuam na redução do colesterol e melhoram o equilíbrio entre colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).

Poderosa fonte de ferro

Mito! Apesar de seus pontos positivos, a quantidade de ferro encontrada em 100 gramas do fruto é somente 1,5 mg. Essa é uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.

Veja Também  As melhores orações de gratidão a Deus

Boa opção para antes da atividade física

Verdade! Por conter diversas vitaminas e minerais, o alimento garante uma dose extra de energia durante o exercício. Por outro lado, é bom se lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar a refeição, uma ótima dica é bater a polpa com uma banana e adoçar com mel .

Pode transmitir Doença de Chagas

Verdade! A má higienização do fruto após a colheita pode fazer com que transporte ovos de barbeiro – inseto que transmite a doença. Por isso, é essencial confiar na procedência do produto comprado.

Para evitar que isso aconteça, ele deve ser colocado de molho em uma composição que retira todas as impurezas. Depois, passar por três tanques de lavagem para que seja feita a despolpa. Feito isso, deverá ser congelado a uma temperatura de 45° negativos. Essa fase só pode ser realizada após o processo de limpeza e higienização, eliminando o risco de transmissão da doença.

Leia bem o rótulo e dê sempre preferência para o açaí pasteurizado !

Consultoria: Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa | Texto: Gabriel Gameiro/colaborador/ SportLife | Edição: Giovane Rocha, Milena Garcia e Renata Rocha

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Quais frutas os animais podem comer? Descubra as melhores opções

Avatar

Publicado


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Quais frutas os animais podem comer? Descubra as melhores opções

Você sabia que incluir frutas na alimentação dos animais é uma ótima opção para a saúde e bem-estar dos bichinhos? Apesar de deixar muitas pessoas com o pé atrás, incluir esses alimentos no cardápio dos pets é recomendado por profissionais para o auxílio de uma dieta mais saudável e balanceada. Para solucionar todas as dúvidas sobre a questão, a veterinária Vivian Marcon explicou quais as frutas devem ser incluídas ou evitadas no cardápio dos animais.

“Cães e gatos representam um importante papel na vida dos seres humanos, em virtude das estreitas relações de companhia e afeto. Desse modo, cada vez mais são considerados membros da família e, como tal, é importante fornecer aos animais alimentos de alta qualidade , que atendam suas necessidades nutricionais e que promovam bem-estar e longevidade”, explica a especialista. Saiba mais!

Veja quais são as melhores opções de frutas para incluir na alimentação dos animais

Quais frutas os animais podem comer? Descubra aqui as melhores opções
Foto: Shutterstock

Benefícios na alimentação

De maneira geral, as frutas são ótimas opções para incluir na alimentação dos animais, já que além de menos calóricas que os petiscos artificiais, também são ricas em vitaminas e nutrientes indispensáveis para a saúde. A recomendação é introduzir os alimentos como um “lanchinho” ou mesmo nas refeições principais dos pets – sempre com moderação, é claro!

Veja Também  Exercícios contra flacidez nos braços: 3 dicas para dar adeus às gorduras

Frutas mais indicadas para os animais

Entre as opções que devem fazer parte do cardápio do seu animalzinho estão maçã, morango, goiaba, pêra e manga. Além disso, caqui, kiwi, manga, caju e melão também são bem-vindos.

Por fim, mas não menos importante, a banana é um das frutas mais indicadas para o consumo dos animais. “A banana é rica em potássio, fibras e uma ótima fonte energética. Ela auxilia no sistema imunológico e na função intestinal, devendo ser fornecida sem a casca e em pequenas quantidades”, explica a veterinária.

Frutas proibidas para os animais

Enquanto algumas frutas proporcionam diversos benefícios à alimentação dos pets, outras devem ser evitadas para garantir a saúde e bem estar desses animais , evitando alergias ou intolerância à alguma substância do alimento. Você deve passar longe de abacaxi, abacate, laranja, carambola, limão e uva.

Cuidados necessários

A especialista afirma que, assim como os alimentos industrializados, como rações e petiscos, é fundamental consultar as orientações de um médico veterinário antes de inserir as frutas no cardápio dos animais. Apenas um profissional especializado será capaz de analisar a saúde do pet e recomendar as opções mais benéficas para cada raça.

Veja Também  Quais frutas os animais podem comer? Descubra as melhores opções

Além disso, existem alguns cuidados fundamentais na hora de oferecer o alimento ao seu bichano. Entre eles estão a necessidade de lavar bem as frutas, retirar sementes e cortar o ingrediente em pedaços adequados ao porte do seu cachorro ou gato. Fica a dica!

Consultoria: Vivian Marcon, veterinária | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Confira os signos que levam a fama de ter coração de gelo

Avatar

Publicado


source

João Bidu

undefined
Redação João Bidu

Confira os signos que levam a fama de ter coração de gelo

Por conta das características dos signos , algumas pessoas podem ser mais frias do que as outras, mas isso não indica que elas são cruéis ou más. Muitas vezes essa frieza pode ser só uma forma de proteção . Por meio do ranking dos signos mais frios , a Astrologia pode explicar tudo isso! Então confira os signos que levam a fama de “coração de gelo”.

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste  LINK !

Ranking dos signos mais frios do Zodíaco

1º- Capricórnio

Usam da racionalidade em todos os momentos, principalmente quando se envolvem com alguém. Além disso, não costumam compartilhar o que estão sentindo, já que tendem a pensar nas melhores maneiras para solucionar os problemas. Mas a primeira colocação no ranking dos signos mais frios não diz que eles são pessoas más, viu?

2º- Aquário

Não é por ser o signo mais racional e independente do Zodíaco que Aquário ocuparia a primeira posição dos signos mais frios. Apesar de ser verdade essa fama de frieza dos aquarianos, eles podem surpreender com atitudes inesperadas, que quebram essa barreira gelada.

3º- Virgem

Metódicos e organizados, os virginianos podem aparentar frieza com esse tipo de comportamento. Porém, para quem é próximo de alguém desse signo, sabe o quão leal e altruísta essas pessoas podem ser, mesmo que tenham uma postura mais séria.

Veja Também  Quais frutas os animais podem comer? Descubra as melhores opções

4º- Gêmeos

Os geminianos tem um lado superbrincalhão e animado, mas não é sempre que eles querem deixar evidente isso. Quando querem, passam uma imagem de reservados, e dependendo de como estiver o humor, podem ser vistos como pessoas nervosas.

5º- Touro

Até que se sintam seguros, os taurinos não demonstram emoções ou qualquer tipo de afeto. Agem dessa forma para evitar algum tipo de mágoa, principalmente nos relacionamentos. Mas depois que se sentem à vontade, tudo pode mudar, principalmente em relação ao ciúmes que esse signo sente.

6º- Sagitário

Animados e sempre entusiasmados, raramente alguém vai achar que o sagitariano é uma pessoa fria. Mas essa ideia pode mudar conforme a convivência, já que as pessoas desse signo prezam muito pela liberdade individual, e podem passar um comportamento frio ao tentarem impor isso nas relações. 

7º- Escorpião

O lado misterioso dos escorpianos engana por pouco tempo! A impulsividade desse signo sempre expõe as emoções guardadas, seja de felicidade ou nervoso. Além disso, Escorpião é sempre muito intenso em suas emoções.

8º- Áries

Os arianos, com seu jeito impulsivo, não conseguem esconder o entusiasmo que sentem em determinadas situações. Mesmo que possam parecer um pouco frios por causa de comentários sinceros, logo se mostram abertos às emoções.

Veja Também  As melhores orações de gratidão a Deus

9º- Leão

No primeiro contato, o leonino pode parecer uma pessoa muito fria, já que preza por si próprio acima de tudo; mas, depois de um tempinho junto, é muito fácil perceber como esse signo é amoroso e gosta de dar e receber carinhos.

10º- Libra

A natureza social faz com que os librianos apreciem o contato social. Em algumas rodas de conversas podem ser mais reservados,, já que o elemento Ar estimula a racionalidade… Porém, agem assim apenas por quererem manter a harmonia entre todos, e logo mostram o quanto são sociáveis.

11º- Câncer

Se alguém tiver dúvidas se cancerianos são frios ou não, é só ver como esse signo age quando está com a família. São pessoas supersentimentais e não sentem vergonha de mostrar isso, mesmo se estiverem em um ambiente apenas com desconhecidos.

12º- Peixes

Piscianos são tão amorosos e sentimentais que não conseguem esconder isso de ninguém! Por isso, estão na última posição entre os signos mais frios, até porque estão sempre dispostos a ajudar qualquer pessoa, com o melhor sorriso do mundo.

LEIA TAMBÉM:

Saiba qual é o nível de fidelidade dos signos do Zodíaco

Descubra quais são os 5 signos mais misteriosos do Zodíaco

Ranking dos signos mais fofoqueiros: descubra em qual posição está o seu!

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana