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Governo executa restauração da trincheira do Tijucal em Cuiabá

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), iniciou a execução dos serviços de restauração do asfalto e melhorias de infraestrutura na parte interna da trincheira do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 30 dias.

São realizados reparos pontuais no pavimento, bem como a substituição de drenos das cortinas que apresentem algum tipo de comprometimento em sua eficiência. Em razão disso, o trânsito na parte interna da trincheira foi bloqueado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

São realizados reparos pontuais no pavimento, bem como drenagem. 

Já o tráfego de veículos pelas alças laterais da trincheira e pelo viaduto do Complexo Viário segue normalmente, pois não foi afetado pelas obras. Desse modo, a Sinfra orienta que motoristas e usuários que trafegam pela via tenham atenção e cautela ao passar pelo trecho em obras, a fim de evitar acidentes, problemas e transtornos.

A trincheira do Complexo Viário do Tijucal possui 740 metros de extensão e interliga a BR-364 até a Avenida Archimedes Pereira Lima, na Capital. O valor investido para a execução da recuperação faz parte do contrato firmado em 2012 para obras na trincheira, na ordem de R$ 32,9 milhões, de modo que o Estado não terá custos adicionais com a execução das melhorias  de infraestrutura.

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Fonte: GOV MT

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Governo apresenta plano de obras na Transpantaneira a empresários da região do Pantanal

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Construção de pontes de concreto, reforma de pontes de madeira, encascalhamento e manutenção da Rodovia Transpantaneira (MT-060) fazem parte do plano de ações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em parceria com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para recuperar a malha rodoviária, melhorar o acesso e, por consequência, impulsionar a retomada do turismo da região do Pantanal mato-grossense.

As ações foram apresentadas pelo secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Sinfra, Nilton de Britto, aos empreendedores, proprietários de pousadas no Pantanal e membros da associação do ecoturismo durante reunião por videoconferência na sexta-feira (27.11), que contou ainda com a presença do secretário adjunto de Turismo da Sedec, Jefferson Moreno.

Também participaram do encontro o presidente da Associação de Defesa do Pantanal (Adepan), Ivan Freitas, o diretor e o engenheiro da Adepan, Leopoldo Nigro e Sérgio Arruda, respectivamente, além do superintendente de Parcerias da Sinfra, Fernando Campos e o engenheiro da Sinfra, Michel Medina.

Nilton de Britto apresenta plano de obras na Transpantaneira a empresários da região do Pantanal

De acordo com o adjunto Nilton de Britto, serão construídas nove pontes de concreto em substituição às pontes de madeira que foram queimadas nos incêndios que atingiram a região do Pantanal e que ficaram com estrutura bastante prejudicada. Desse montante, cinco pontes já terão suas obras iniciadas na próxima semana e a empresa já está mobilizada para isso.

“Já temos licitadas e contratadas as obras de nove pontes de concreto e já autorizamos a construção de cinco pontes e um bueiro. Já está autorizado. As outras quatro vamos começar no ano que vem, pois o mercado está com dificuldade para adquirir aço. Assim que cravar as fundações, o que deve levar em média uma semana para cada ponte, a cada 15 dias ficará pronta uma ponte. Os projetos dessas pontes novas são diferentes das que já foram construídas lá. São pontes mais baixas, sem aqueles aterros tobogã”, explicou.

Ainda segundo Nilton, já está nos planos da secretaria realizar a substituição das pontes de madeira por bueiros, que são alternativas mais resistentes, com custo mais baixo do que a construção de uma ponte de concreto e igualmente eficientes.  Hoje, das 120 pontes existentes na rodovia, 83 são feitas de madeira. 

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“Queremos acabar com as pontes de madeira na transpantaneira no ano que vem. Todas elas. Nós temos esse planejamento. De 83 pontes de madeira na Transpantaneira, 40 delas serão substituídas por bueiros. No mínimo, talvez até mais. Algumas outras pontes serão aterradas e vão sumir definitivamente. Mas até lá, ninguém vai deixar de passar na Transpantaneira. Aonde puder passar por desvios, vão passar. Não haverá nenhum prejuízo para o acesso”, garantiu.

Serão construídas pontes de concreto, feita a reforma de pontes de madeira e manutenção da rodovia.

Para assegurar essa trafegabilidade pela Transpantaneira, a Sinfra já tem em vigência um convênio com a Associação de Defesa do Pantanal para a execução de melhorias na malha rodoviária, com a conservação e manutenção da rodovia, além da reforma das pontes de madeira que ainda não serão alvo das obras definitivas. 

“Nós estamos preocupados. Tem engenheiro nosso que quase toda semana está indo na Transpantaneira e nós estamos sabendo tudo que está acontecendo. Então, vocês não estão abandonados. O Governo não está abandonando vocês”, disse Nilton de Britto aos empresários. 

O presidente da Adepan, Ivan Freitas da Costa, explicou que está dentro do planejamento o início dos serviços de patrolamento, já na próxima semana, principalmente nos locais que receberam as chuvas mais recentes. Já os desvios, necessários para garantir o trânsito na rodovia durante o período de construção de pontes de concreto, também serão reforçados. Além disso, será dada continuidade às reformas das pontes, cujos serviços estão em andamento desde o mês de outubro.

“Nós já fizemos um desvio em três pontes que foram 100% queimadas. Nessa semana estaremos reforçando esse desvio, aumentando o nível desses desvios. Após esse aumento, faremos o encascalhamento desse desvio. Além disso, já estamos trabalhando na ponte onde será feita uma galeria. Já fizemos o nivelamento para receber essa galeria. Iremos fazer o encascalhamento do local para receber o concreto e a galeria. Também estamos trabalhando desde o mês de outubro nas pontes de madeira. Já são quatro pontes totalmente reformadas”, esclareceu.

Transpantaneira é a principal estrada que dá acesso ao Pantanal e Ação busca a melhoria da malha rodoviária 

Ivan Freitas lembrou ainda que já foram 100 caminhões de cascalho distribuídos nos pontos críticos da rodovia e a previsão é de que, tão logo as pontes forem concluídas, seja possível estocar o cascalho em pontos estratégicos para melhorar a trafegabilidade durante o período chuvoso.

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Para Diego Rondon, proprietário de uma pousada no Pantanal, ter o conhecimento dos projetos e de todo o planejamento para melhorias essa rodovia é muito importante, especialmente neste momento em que o segmento hoteleiro atua  pela retomada do turismo na região. “Eu quero fazer investimentos e preciso desses dados, dessa segurança”, disse.

O secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, considerou que esse investimento em melhorias  de infraestrutura rodoviária é uma importante ação que vai contribuir com a retomada do turismo da região, que sofreu com o fechamento dos estabelecimentos em razão da pandemia do novo coronavírus e também com as queimadas que atingiram o Pantanal. 

“Temos mais de R$ 46 milhões que serão investidos na parte de infraestrutura junto com a Sinfra, na troca de pontes e galerias para melhorar a trafegabilidade. Com isso, resolvemos esse problema de acesso na Transpantaneira, que é um problema muito crítico há anos. E temos todo um planejamento para a retomada do turismo”, disse.

Melhoria da infraestutura rodoviária dará fôlego para a retomada do turismo na região

E este planejamento, segundo Jefferson, prevê a realização de várias rodadas de negócio para impulsionar o turismo no Pantanal, que deve se restabelecer no ano que vem, especialmente em razão de um convênio realizado pela secretaria para que empresários do trade turístico possam contratar operações de crédito de capital de giro e investimento para se recuperarem economicamente. 

“Já começamos com algumas rodadas de negócios online, uma rodada nacional, com várias pousadas. Teremos uma rodada internacional para que o turismo volte ano que vem com força total.  Temos R$ 20 milhões em caixa, já foram emprestados mais de R$ 18 milhões para capital de giro às empresas e, agora em dezembro, retomamos para  empréstimo destinados a investimento, cujos recursos estavam congelados. Então, o tomador pode pegar até R$ 1 milhão para fazer investimentos nas propriedades para receber os turistas. Acredito muito no planejamento que estamos fazendo”, encerrou.

Fonte: GOV MT

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Seduc e UFMT se unem para capacitar professores e melhorar qualidade do ensino na rede estadual

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Para garantir a melhoria na qualidade do ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai investir na formação continuada dos professores da rede estadual. Essa política de capacitação será possível por meio de parcerias com as instituições superiores de ensino.

Uma delas é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que vai promover curso para que os professores possam melhorar o ensino dos alunos na rede estadual.

As tratativas desta ação de formação foram discutidas nesta sexta-feira (27.11), durante uma reunião entre o secretário estadual de Educação, Alan Porto, e o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva.

Essa formação continuada será possível por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema integrado pelas instituições de ensino superior da rede pública que oferta cursos com foco nos locais onde os alunos tenham algum tipo de dificuldade no acesso à formação.

O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados e municípios.

Formação de educadores

O secretário de Educação destacou que para alcançar o resultado de uma educação de qualidade é indispensável a oferta de uma formação complementar dos educadores e que a presença da universidade é fundamental na educação.

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“Nós queremos a UFMT aqui dentro para ser nossa parceira na Seduc, juntos vamos somar os esforços na realização deste processo de mudança da educação estadual em Mato Grosso”, disse Alan Porto.

De acordo com o reitor da UFMT, Evandro Soares da Silva, a instituição está disponível para contribuir nesta nova etapa de mudanças na educação estadual que busca por melhores condições de aprendizagem para os alunos.

“A universidade se coloca à disposição para que juntos possamos construir projetos com o objetivo finalístico de melhorar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Mato Grosso”.

Ainda de acordo com as declarações do reitor, essa positiva ação da Seduc de promover parceria de qualificação vai refletir “diretamente no bom processo de ensino e aprendizagem, e no resultado de sucesso”.

A equipe da Secretaria Adjunta de Gestão Educacional vai elaborar um panorama de quais os cursos e programas de formação serão ofertados de acordo com a necessidade de cada região.

Sistema de ensino

Na ocasião, o secretário Alan Porto apresentou aos gestores os planos de melhoria na educação. O gestor destacou que a rede estadual vai receber investimentos na aquisição de novos materiais didáticos para fortalecer e elevar o nível de aprendizagem dos jovens.

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A Seduc vai implantar o sistema estruturado de ensino, uma solução pedagógica, que inclui material apostilado de excelência para melhorar a aprendizagem dos alunos; a plataforma digital de ensino; e a formação continuada dos professores de acordo com as necessidades das escolas; e o sistema de avaliação permanente dos estudantes.  

Além do material didático de ponta, os alunos vão ter ‘chromebooks’ – computador portátil específico para a educação – como uma possibilidade de aprendizagem, e os professores terão notebooks à disposição.

A secretaria dispões de um diagnóstico da educação nas escolas, o que possibilita entender as dificuldades dos estudantes para aplicar o processo de intervenção pedagógica, e um reforço, e reverter os índices negativos.

“A nossa meta é audaciosa. É melhorar em mais de 20% a nossa nota do Ideb nos próximos dois anos”, conta o secretário sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que está com média de 5,6 em Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

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