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Ações da Seplag melhoram ambiente de trabalho de servidores do Estado

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A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) concluiu a manutenção predial em três de suas Superintendências, melhorando as condições de trabalho de servidores e promovendo um ambiente mais confortável para o atendimento ao público. Passaram pelas melhorias, as Superintendências de Gestão de Folha de Pagamento, a de Monitoramento, Provimento e Aplicação, e a de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor.

Novos mobiliários, como mesas, armários e cadeiras; e novos computadores estão sendo adquiridos pela pasta e darão o toque final na composição dos ambientes. Outros setores também passarão por melhorias, ressaltou o titular da Seplag, Basílio Bezerra, ao acrescentar que, no total, 509 computadores serão adquiridos. A última aquisição da Secretaria ocorreu há mais de uma década e aproximadamente 75% das máquinas estavam obsoletas.

“Estamos empenhados em melhorar nossos espaços públicos e a ambiência laboral de nossos servidores para que tenham a adequada estrutura física no trabalho e um ambiente mais confortável para o atendimento ao público, refletindo em melhorias nos serviços prestados à sociedade”, destacou Basílio.

Com a manutenção na Superintendência de Gestão de Folha de Pagamento, o setor ganhou um espaço mais amplo e melhor distribuído, assim como uma nova pintura, saída de emergência e novos aparelhos de ar-condicionado.

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Nas Superintendências de Monitoramento, Provimento e Aplicação, e na de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor os serviços consistiram na recuperação do telhado, da pintura, na alteração de pontos de instalações elétricas e hidrossanitárias, na instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, entre outros. Juntas, essas obras beneficiam diretamente 170 servidores.

Revitalização de estacionamentos e ruas

Estacionamentos e ruas circunvizinhas ao Complexo Paiaguás também passam por revitalização completa. A ação era demanda antiga de servidores e frequentadores da região, já que a última restauração de grande porte ocorreu há 10 anos.

Três novos estacionamentos já estão disponíveis para o uso dos servidores e visitantes: nos fundos da antiga Coordenadoria de Consignados, próximo à Assembleia Legislativa, e outro próximo à Praça do Servidor, na Rua C.

Juntos eles têm capacidade para abrigar cerca de 950 veículos, incluídas aí as vagas exclusivas destinadas aos portadores de mobilidade reduzida. As obras de manutenção e recapeamento são acompanhadas pelas Secretarias de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura (Sinfra).

Bombeiros no Complexo Paiaguás

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Em julho, foi inaugurada no Complexo Paiaguás, próximo ao prédio da Superintendência da Escola de Governo, a 4ª Companhia do 1º Pelotão Bombeiro Militar do Batalhão Cacique (1º BBM) de Cuiabá, chamada de Bravo 9. A ação trará ainda mais segurança aos servidores e para a região do CPA, atendendo mais rapidamente as necessidades da população da grande Morada da Serra.

O espaço para a instalação da base foi cedido e reformado pela Seplag. A estrutura onde antes funcionava uma guarita passou por adequações e agora abriga uma viatura Auto Salvamento Avançado, com guarnição disponível 24 horas para o atendimento de diversas ocorrências.

Fonte: GOV MT

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Inscrições seguem abertas para dois últimos workshops do projeto MOVE_MT

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Você não precisa ser um desenvolvedor para ter um negócio digital. Esse argumento sintetiza o terceiro workshop oferecido pelo MOVE_MT, projeto que visa alavancar a economia criativa em Mato Grosso por meio de capacitações e ciclo de aceleração.  

O workshop ‘Tecnologia para não desenvolvedores’ integra a primeira fase do projeto realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro. Gratuito e online, o curso acontece nesta quarta-feira (23.06), às 10h (horário de Cuiabá).

Serão abordados tópicos sobre novas tecnologias e sua aplicação nos negócios, como transformação digital, ferramentas para produtividade na criação de sites e aplicativos e o movimento “no code”. 

O workshop será conduzido por Ricardo Almeida, fundador da Rookau e Saphari. Com mais de 18 anos de experiência em projetos e cursos de Gestão Estratégica e Analytics, Ricardo é mentor nos principais programas de aceleração de startups do Brasil. 

Ainda restam algumas vagas para participar da formação. Inscrições aqui.

Também há poucas vagas para o quarto e último workshop: ‘Pitch – técnica para apresentar seu negócio e conquistar clientes, parceiros e investidores’.  A formação acontece no dia 14 de julho e vai ensinar a fazer uma apresentação de pitch, com ferramentas e exemplos práticos. Inscrições aqui.

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Com 200 vagas por curso de três horas cada um, essa primeira etapa do MOVE_MT está sendo usufruída por artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa do estado. 

“Os workshops estão sendo um sucesso, pois a abordagem é bem interessante, com exemplo dos empreendedores, participação do público, e aprendizados que podem ser colocados em prática nos negócios criativos”, comenta Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel.

Aceleração de Negócios Criativos e de Impacto Sociocultural

Na segunda etapa, o MOVE_MT vai selecionar até 30 iniciativas do Mato Grosso para participar do ciclo de aceleração que inclui mais de 2.500 horas de formação e mentoria.

Por meio de edital público, o projeto vai selecionar iniciativas dos segmentos artístico e cultural, de negócios digitais e de criações funcionais. Com R$ 257 mil reais em premiações repartidas entre os participantes, o objetivo é impulsionar a evolução dos negócios com ou sem fins lucrativos. 

Os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração ganharão também um intercâmbio no Lab Oi Futuro para conhecer o ambiente de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora. 

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No final do projeto, o Oi Futuro e a Secel-MT reunirão toda a experiência do MOVE_MT em um e-book que será publicado e disponibilizado gratuitamente. 

Fonte: GOV MT

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Senacon abre inscrições para 19 cursos online e gratuitos

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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), por meio da ENDC, está com inscrições abertas para 19 cursos online e gratuitos sobre os direitos do consumidor. Os interessados deverão se inscrever até o dia 12 de julho, lembrando que para ter acesso às aulas é necessário um computador com internet.

Com carga horária variando de 20 a 60 horas-aula, os cursos podem ser realizados tanto pelo público em geral quanto por membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O certificado, em versão digital, emitido pela Universidade de Brasília (UNB), será encaminhado para o aluno que obtiver aprovação no curso.

Em geral, os cursos abordam as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para que o aluno aprenda a identificar práticas que prejudicam as relações de consumo. Exemplo disso é a capacitação “Vício do Produto e do Serviço”, que apresenta: questões de garantias de produtos, a solidariedade da cadeia produtiva, a diferença entre vício aparente e vício oculto, o critério da vida útil do produto, os prazos para reclamar sobres os vícios, entre outros tópicos. 

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Também estão disponíveis capacitações direcionadas aos profissionais que atuam no sistema de defesa do consumidor, a exemplo do curso de “Elaboração de Projetos”, que capacita os alunos para a elaboração de projetos para envio ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) ou à Senacon.

Qualquer consumidor ou profissional de defesa do consumidor pode realizar os cursos ofertados pela Senacon, desde que sejam maiores de 16 anos. Para se inscrever, acesse: https://www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional/cursos/cursos-endc 

Fonte: GOV MT

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