conecte-se conosco


Mato Grosso

Onça volta ao Pantanal após se recuperar de ferimentos causados por incêndios florestais

Publicado

Mato Grosso


Onça pintada foi solta no Pantanal depois de passar mais de um mês em recuperação por conta dos ferimentos causados por incêndios florestais.

O animal (chamado de Ousado pelo grupo de resgate) foi resgatado com algumas queimaduras, ferido e desidratado, além de estar muito fraco. O bicho foi levado para o Instituto Nex, no estado de Goiás, onde recebeu tratamento especializado.

O animal foi solto no mesmo local em que foi resgatado, no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal. Ele foi transportado de carro, de Goiás até Mato Grosso, e será monitorado nos primeiros dias de volta a natureza.

“A onça pintada é um animal territorialista, um grande carnívoro predador que está no topo da cadeia alimentar e que geralmente caça animais de pequeno e médio porte. Como o ‘Ousado’ foi solto no mesmo local em que foi resgatado, ele já tem ali seu espaço, de certa forma, demarcado e não precisará invadir o espaço de outros para buscar seu alimento”, explicou a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiro da Sema Neusa Arenhart.

Veja Também  Mais de 500 profissionais vão reforçar segurança no segundo turno em Cuiabá

Participaram dos processos de resgate e soltura a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e Comitê Estadual de Gestão do Fogo, Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ibama, Ampara Animal, ONG Panthera, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o pesquisador Wladimir Domingues, da Universidade de Maringá.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

MT PAR e Indea-MT assinam termo de cooperação para fomento da avicultura no Estado

Avatar

Publicado


O MT Participações e Projetos S/A (MT PAR) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) firmaram na manhã de quinta-feira (26), em Nova Marilândia, um Termo de Cooperação Técnica para o fomento da avicultura na região Centro-Sul do Estado.  

A parceria foi oficializada na Câmara de Vereadores e atende ao pedido da Associação de Avicultores de Nova Marilândia (Avimar) e da Associação da região centro-sul. Ambas buscam apoio para a manutenção e expansão da atividade.  

Atualmente o frigorífico instalado no município abate, em média, 150 mil aves por dia. Cerca de 70% desse total vem de municípios como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Com a parceria aviários que estão desativados poderão ser modernizados e reabertos, suprindo o déficit de matéria-prima local. 

“Essa assinatura marca uma nova fase da avicultura na região. Muitas famílias que dependem ou desejam entrar na atividade serão beneficiadas. A capacidade de abate do frigorífico também será ampliada, gerando empregos e fomentando a economia”, disse o presidente do MT PAR, Wener Santos.

Veja Também  Seduc seguirá medidas de biossegurança nos locais de aplicação das provas objetivas

Segundo presidente do Indea-MT, Marcos Catão Dornelas, a intenção é adequar a legislação e humaniza-lá para atender ao pequeno produtor. “A nossa missão é cuidar da sanidade e certificar a produção sem desamparar o pequeno produtor. E esse é um projeto bonito de integração entre a indústria e os avicultores”, disse.

Inicialmente mais de 25 pequenos aviários poderão voltar à atividade com a ação conjunta entre MT PAR e Indea-MT, o projeto é para atender até 100 famílias. Para o presidente da Avimar, Paulo César Barbosa, essa era uma demanda antiga. “Agora as famílias cuja renda girava em torno da atividade poderão voltar a produzir. Com as licenças ambientais em dia e a documentação em ordem, elas terão acesso a financiamentos. É uma grande conquista”, disse.

Demanda chinesa 

Em novembro de 2019, o frigorífico do município conquistou a habilitação para exportar carne de frango para a China e, desde então, uma segunda linha de abate na unidade está sendo montada.   

“A previsão é que esta expansão entre em operação no próximo ano elevando a capacidade de abate de 150 mil para 300 mil aves por dia, o que aumentará ainda mais a demanda por proteína”, disse o ex-senador Cidinho Santos, proprietário do grupo.

Veja Também  Escola realiza mutirão para entrega de apostilas, kit alimentação escolar e lembranças de Natal

A ampliação da unidade abrirá ainda 800 empregos diretos e 2,4 mil indiretos em toda a região. Hoje a unidade conta com 1,3 mil colaboradores.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Escola realiza mutirão para entrega de apostilas, kit alimentação escolar e lembranças de Natal

Avatar

Publicado


A equipe gestora da Escola Especial Célia Rodrigues Duque, em Várzea Grande, realiza um mutirão nesta sexta-feira (27) com diversas atividades envolvendo os pais. Entre as atividades estão rematrículas, recadastramentos das famílias na equipe multiprofissional, entrega das apostilas, entrega dos kits de alimentação escolar e lembranças de Natal para todos os alunos. 

De acordo com a coordenadora pedagógica Cristiane dos Reis Moraes, todo o trabalho terá o apoio dos servidores da escola para o atendimento, que será realizado em setores separados para não ter aglomeração. Os profissionais da educação usarão de máscara, álcool e manterão o distanciamento.

“Vamos realizar o mutirão para evitar que os pais se desloquem muitas vezes até a unidade escolar. Preparamos tudo com o maior carinho, com as lembranças e atividades impressas com temática de Natal, sem falar o kit de alimentação escolar. Fizemos o agendamento o dia todo – das 7h até as 17h. Caso algum pai não possa comparecer, vamos atendê-lo a partir da próxima semana”, ressalta a coordenadora.

A equipe gestora fez questão de preparar as lembrancinhas de Natal para que os alunos se sentissem mais próximos da escola e também valorizados pelos professores que o atenderam o ano todo de forma remota, em decorrência da pandemia. 

Veja Também  SES promove capacitação para detecção precoce de casos de dengue, chikungunya e zika
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana