conecte-se conosco


Direto de Brasília

Trans usam nome social pela primeira vez nas eleições municipais

Publicado

Direto de Brasília


source
urna eletrônica
Agência Brasil

Ao todo, 167 pessoas se candidataram com nome social nas eleições deste ano

Candidatas e candidatos transgênero que irão concorrer às eleições de 2020 terão a possibilidade de usar o nome social. A resolução nº 23.609/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vale desde 2018, mas só agora se tornou possível aos candidatos à prefeitos e vereadores em todo o país.

Até a tarde desta sexta-feira (16) foram registradas 554.493 mil candidaturas pelo TSE com récorde no número de mulheres e pessoas que se autodeclaram negros .

O formulário de registro das candidaturas pede dados pessoais e possibilita que o candidato ou candidata informe o nome social que utiliza. Para realizar a declaração, os elegíveis devem ter o cadastro eleitoral atualizado com o nome social no título de eleitor.

Veja Também  Ministro do STF comemora "baixíssima difusão" de fake news nas eleições 2020

Em 2020, 167 pessoas que se candidataram ao cargo de vereador utilizaram o nome social nas eleições. Do total, 81,88% são do gênero feminino e outros 18,13% são do masculino.

Comentários Facebook

Direto de Brasília

Ibope: Paes lidera com 32% no Rio; Crivella e Martha Rocha têm 14%

Avatar

Publicado


source
.
Reprodução: iG Minas Gerais

Eduardo Paes lidera a corrida pela Prefeitura do Rio com 32% das intenções de voto


Pesquisa do Ibope sobre a eleição para a Prefeitura do Rio , divulgada nesta sexta-feira (30), mostra que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) continua lliderando as intenções de voto, com 32% das preferências.

O atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) aparece em segundo lugar, o mesmo percentual que Martha Rocha (PDT): 14%.


A pesquisa mostra que a disputa por uma vaga no segundo turno segue acirrada. Tecnicamente, Crivella e Martha Rocha estão empatados, tendo em vista que a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

A margem de erro é de três pontos pontos percentuais para mais ou para menos.

  • Eduardo Paes (DEM): 32%
  • Crivella (Republicanos): 14%
  • Delegada Martha Rocha (PDT): 14%
  • Benedita da Silva (PT): 9%
  • Luiz Lima (PSL): 4%
  • Bandeira de Mello (Rede): 2%
  • Renata Souza (PSOL): 2%
  • Fred Luz (Novo): 1%
  • Paulo Messina (MDB): 1%
  • Cyro Garcia (PSTU): 0%
  • Clarissa Garotinho (Pros): 0%
  • Glória Heloiza (PSC): 0%
  • Henrique Simonard (PCO): 0%
  • Suêd Haidar (PMB): 0%
  • Brancos e nulos: 15%
  • Não sabem ou não responderam: 5%
Veja Também  Prefeito de Vitória testa positivo para Covid-19 após evento com 2 mil pessoas

Comentários Facebook
Continue lendo

Direto de Brasília

Ministro do STF comemora “baixíssima difusão” de fake news nas eleições 2020

Avatar

Publicado


source

Agência Brasil

Ministro do STF Luís Roberto Barroso
Nelson Jr./SCO/STF

Ministro do STF Luís Roberto Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , ministro Luís Roberto Barroso , disse hoje (30) que a campanha eleitoral está ocorrendo com baixa difusão de fake news, as notícias falsas postadas por eleitores e políticos nas redes sociais.

Segundo o ministro, a Polícia Federal (PF) tem feito operações para efetuar a prisão de investigados que usam perfis falsos para fazer campanhas caluniosas contra adversários.

Barroso participou de uma live (transmissão ao vivo) para debater o combate aos discursos de ódio na internet durante as eleições.

“Nós temos tido sucesso até aqui. Essa tem sido uma eleição de baixíssima difusão de notícias falsas, de desinformação. Nós estamos enfrentando isso com verdade, com um discurso harmonioso e com a repressão necessária”, afirmou.

Veja Também  Após encenar distância de Bolsonaro, Russomanno grava programa com presidente

Barroso disse também que a Justiça Eleitoral procura usar a repressão policial como último artifício. Para o ministro, a conscientização da população para evitar esse tipo de comportamento nas redes sociais deve ser feita em primeiro lugar.

Para Barroso, a Justiça não é o melhor meio para arbitrar o debate político:

“A caracterização do que seja noticia falsa já é complexa, e ninguém quer fazer o papel de censor. Os ritos do Judiciário são incompatíveis com a velocidade [com] que essas noticias circulam”, avaliou.

Canal de denúncias em parceria com várias redes sociais, o tribunal tem uma plataforma para o recebimento de denúncias de contas suspeitas de disseminar conteúdos falsos durante as eleições.

Basta preencher um formulário, que está disponível no site do TSE. Entre 27 de setembro e 26 de outubro, 1.037 denúncias de disparos em massa foram recebidas pela plataforma.

Devido à pandemia da covid-19, o primeiro turno das eleições deste ano foi adiado de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. Os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Veja Também  Ministro do STF comemora "baixíssima difusão" de fake news nas eleições 2020

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana