conecte-se conosco


Geral

Economia compartilhada | Saiba o que é e como aproveitar seus benefícios

Publicado

Geral

Cada vez mais as pessoas estão enxergando a importância de ter acesso ao invés de possuir. O conceito de economia compartilhada utiliza a colaboração para criar soluções que facilitam esse acesso para que mais pessoas consigam aproveitar recursos diferentes sem ter que dispor de muito dinheiro.

A economia compartilhada é um conceito que busca suprir todas as necessidades de consumo da população sem que para isso seja necessário comprar algo novo que provavelmente será utilizado somente uma vez.

A ideia é que mais pessoas compartilhem os bens de consumo e gastem menos com isso, que os recursos sejam variados, trazendo mais funcionalidade a preços baixos. Vamos conhecer um pouco mais sobre economia compartilhada?

O que é a Economia Compartilhada?

Economia compartilhada ou economia colaborativa é uma forma de consumo que busca aproveitar os recursos excedentes e fazer uma melhor distribuição deles por meio de conexões instantâneas. Com isso, mais pessoas podem ter acesso a recursos diferentes sem que para isso tenham que comprar.

Mas de quais recursos estamos falando?

Roupas, calçados e acessórios
Meios de transporte
Eletrônicos e eletrodomésticos 
Ferramentas
Serviços 
Imóveis
Tempo livre
Espaços de trabalho
Séries, filmes, livros e músicas 

Existem muitos outros recursos que podem ser compartilhados na economia colaborativa e tudo vai depender do que a pessoa tiver disponível e quais os canais disponíveis para o compartilhamento.

Com isso, as pessoas se desfazem ou dão mais utilidade a recursos que estão parados, promovendo um consumo consciente que ajuda mais pessoas a se beneficiarem deles.

Isso pode ser bom tanto para quem recebe quanto para quem compartilha, já que a economia colaborativa também ajuda pessoas a conseguirem dinheiro com recursos que não possuem tanto valor funcional para elas.

Exemplos de Economia Compartilhada para aproveitar

Atualmente a economia compartilhada está muito presente no dia a dia das pessoas, mesmo que elas não percebam. Veja alguns exemplos de economia colaborativa que talvez até você mesmo já tenha utilizado ou que pode aproveitar a partir de agora.

Aluguel de Imóveis 

Muitas pessoas possuem imóveis parados e não conseguem alugar por grandes períodos, mesmo que seja em grandes centros ou em pontos turísticos. 

Empresas como o Airbnb fazem a intermediação entre usuários e donos de imóveis que desejam alugar por diária ou por temporada. Seja o imóvel inteiro ou somente um quarto, é possível ganhar dinheiro com aquele espaço sem uso que alguns inquilinos possuem.

Plataformas de Streaming

Antigamente, quando se queria escutar uma música, ver um filme ou série ou ler um livro, era preciso comprar ou alugar. Tudo era muito caro e o acesso bem restrito. 

Hoje em dia existem plataformas de streaming que compartilham milhares de músicas e outras mídias, cobrando assinaturas de valores muito pequenos que oferecem uma infinidade de possibilidades no catálogo. Algumas delas são:

Amazon Prime, Netflix, HBO Go, Globo Play (Séries e Filmes)
Spotify, Deezer, Tidal, Apple Music (Música e Podcast)
Amazon Kindle Unlimited (E-books)

Transporte

Existem diversas soluções de transporte baseadas na economia compartilhada. Você pode utilizar o seu carro para ganhar dinheiro com corridas, ou se estiver sem carro, pode optar por alugar um patinete, bicicleta ou até mesmo carro de terceiros. Veja algumas empresas que prestam estes serviços:

Uber e 99 (para corridas/ser parceiro)
Movida (aluguel de carros com assinatura)
Mobile (aluguel de carros de terceiros)
Grin e Yellow (Aluguel de patinetes e bicicletas) Venda, troca ou doação de usados

Existem diversas plataformas que fazem a mediação entre vendedores e compradores de itens usados. Algumas delas também possibilitam a troca de itens e doação. Você pode fazer muitos bons negócios por meio delas. Veja os exemplos:

Enjoei (crie a sua lojinha de itens usados)
Grupos de venda ou troca Facebook
Grupos de venda ou troca WhatsApp
Mercado livre