conecte-se conosco


Saúde

Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a covid-19

Publicado

Saúde


.

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (24) a adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), ação administrada pela Aliança Gavi e a liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso do Brasil nesta iniciativa.

Segundo o governo, os países são convidados a participar do grupo e poderão se beneficiar, ao ter garantido o acesso ao fornecimento das vacinas disponibilizadas por meio da Covax Facility. Dessa forma, espera-se que o Brasil possa comprar imunizantes para garantir a proteção de 10% da população até o final de 2021, o que permite atender populações consideradas prioritárias.

A adesão permitirá o acesso ao portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em análise. Com a diversificação de possíveis fornecedores, aumentam as chances de acesso da população brasileira à vacina no menor tempo possível. Caberá à Covax Facility negociar com os fabricantes o acesso às doses das vacinas em volumes especificados, os cronogramas de entrega e os preços.

A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gavi Alliance e da Coalition for Epidemic Preparedeness Innovations (CEPI), que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 a partir da alocação global de recursos para que todos os países aderentes à iniciativa tenham acesso igualitário à imunização.

Veja Também  Covid-19: apesar de alta de casos, número de óbitos continua em queda

De acordo com Palácio do Planalto, a iniciativa não impede que o país realize acordos bilaterais com outras empresas biofarmacêuticas produtoras de vacinas contra a covid-19 que não estejam contempladas pela iniciativa global. Também não ficam impedidas iniciativas já realizadas pelo Brasil com as biofarmacêuticas que fazem parte da iniciativa global.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook

Saúde

Moderna prepara lançamento global de vacina contra Covid-19

Avatar

Publicado


source
Vacina
Divulgação

Moderna fala sobre lançamento global da vacina

A Moderna, farmacêutica responsável por uma das candidatas mais promissoras a vacinas contra a Covid-19, anunciou que está preparando o lançamento global do imunizante, que recebeu o investimento de US$ 1,1 bilhão de vários governos no mundo.

“Estamos preparando ativamente o lançamento da mRNA-1273 e assinamos um número de contratos com governos no mundo. Estamos comprometidos com a qualidade dos dados e uma pesquisa científica rigorosa enquanto continuamos a trabalhar com reguladores para avançarmos na vacina”, afirmou o CEO da companhia, Stephane Bancel, em nota para a imprensa.

Em sua terceira fase de testes, a Moderna já incluiu 30 mil voluntários nas pesquisas, dos quais 25,6 mil já receberam duas doses de proteção. Os resultados dos testes ainda não foram divulgados oficialmente pela empresa.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Veja Também  Vacina espanhola recebe autorização para testes internacionais
Continue lendo

Saúde

Anvisa recebe primeiros documentos da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19

Avatar

Publicado


source
vacina
Fundo de Investimento Direto da Rússia/Reuters

Vacina produzida na Rússia deve realizar testes em estados brasileiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, na quarta-feira (29), os documentos prévios que tratam da vacina Sputnik V, produzida na Rússia. De acordo com a agência, porém, esse “ainda não é um pedido formal”.

A Anvisa deve autorizar as pesquisas clínicas com testes em humanos no Brasil, que serão realizados em parceria entre o Instituto Gamaleya, da Rússia, e os governos do Paraná e Bahia. Uma reunião técnica ainda deve ocorrer antes da formalização dos documentos.

“Os documentos foram enviados pelo laboratório União Química com um pedido de avaliação prévia da documentação pela Anvisa, antes que o laboratório faça o pedido formal com todos os requisitos necessários”, informou a agência em nota.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Veja Também  Guedes diz que espera que SP pague pela vacina sem socorro do governo federal
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana