conecte-se conosco


Mato Grosso

Telessáude promoverá web aulas sobre câncer de colo de útero e odontologia

Publicado

Mato Grosso


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do projeto Telessaúde, realizará web aulas sobre câncer de colo de útero e odontologia para pacientes com necessidades especiais. A proposta é capacitar profissionais da Saúde para aprimorar a assistência prestada à população.

A primeira web aula ocorre nesta quinta-feira (24.09), às 14h, e terá como tema os Parâmetros Técnicos e Indicadores para o Rastreamento do Câncer de Colo de Útero. A servidora do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mestre em epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz, Maria Beatriz Kneipp, irá ministrar a aula. 

Ainda com objetivo de explorar o tema voltado à saúde da mulher, o Telessaúde promoverá na próxima terça-feira (29), às 14h, uma web aula voltada para as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do útero. Ficará à frente da temática a servidora do Inca e doutora em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente pela Fundação Oswaldo Cruz, Flávia de Miranda Corrêa. 

A programação do Telessaúde do mês de setembro será concluída no dia 30 (quinta-feira), com a web aula sobre Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais em tempos de Pandemia. A aula será ministrada pela mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UNB) e especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais pela Faculdade de Odontologia da Universidade Paulista (Founip), Lais David Amaral.

Veja Também  Mato Grosso é 5º Estado que mais investiu em saúde pública no país

Os interessados em participar das aulas podem acessar o canal do Tele Educa MT no YouTube 15 minutos antes do início das respectivas transmissões e se inscreverem gratuitamente. Após cada curso, os participantes receberão um certificado equivalente à 2h/aula. Durante a transmissão das web aulas, os participantes poderão registrar presença apontando a câmera do celular para o QR Code das imagens utilizadas para divulgação dos encontros.

A agenda completa do mês e mais informações podem ser acessadas no site www.telessaude.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Estado realiza testagem em massa de recuperandos de Cuiabá e Várzea Grande

Avatar

Publicado


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, está promovendo a testagem em massa para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em recuperandos e servidores das unidades penais de Cuiabá e de Várzea Grande. 

No último sábado (17.10), cerca de 130 reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May fizeram o teste rápido, na unidade penal. A aplicação foi feita pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Triagem de Covid-19, que está funcionando na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Já os 25 presos do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) já foram testados no dia 7 de setembro. Os demais reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), em Cuiabá, e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas e Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande, serão testados nos próximos dias.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, atualizado na última sexta-feira (16.10), há 32 casos ativos de Covid-19 em todas as 48 unidades penitenciárias. Este dado leva em consideração não só o número de pessoas privadas de liberdade, mas também de servidores que atuam nas unidades.

Veja Também  Centro de Triagem Covid-19 continuará atendendo durante todo o mês de novembro
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Todos os 141 municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

Avatar

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (19.10) o Boletim Informativo n°225 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 11) que todos os 141 municípios do Estado configuram na classificação com risco baixo para o novo coronavírus.

Veja a seguir a tabela de classificação de risco por município.

 

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Veja Também  Atendimento do Detran-MT na Arena Pantanal será suspenso nesta quarta-feira (21) à tarde

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana