conecte-se conosco


VÁRZEA GRANDE

Prorrogada até o dia 30 em Várzea Grande pesquisa que investiga resposta imunológica à Covid-19

Publicado

VÁRZEA GRANDE


.

23/09/2020    4

Várzea Grande está entre os 10 municípios selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para participar da Pesquisa Soroepidemiológica da Covide-19, cujo objetivo é descobrir o percentual da população que já contraiu o coranavírus, além de saber o número de pessoas que estão imunes à infecção (imunidade coletiva).

O trabalho de testagem é coordenado pela equipe técnica da SES, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e é executado pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo. 

Profissionais da saúde (enfermeiros, agentes de saúde e endemias) estão a campo desde o dia 16 de setembro, e há princípio, a pesquisa seria concluída nesta quarta-feira (23), porém a quantidade de casas a serem visitadas, amostras de sangue e os questionários a serem preenchidos, tornou a data inviável.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva de Moura disse que os representantes dos municípios selecionados, em reunião com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde, solicitaram a prorrogação da data de conclusão da pesquisa que agora será no dia 30 de setembro. “E esse prazo pode ser novamente prorrogado caso haja a necessidade de algum município ampliar essa data”, explicou.

Veja Também  Várzea Grande aplicou 2.437 doses de vacinas no dia D da Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite

Relva Cristina destacou que até o momento o município de Várzea Grande já visitou 250 moradias e realizou a coleta de mais de 250 amostras, e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a pesquisa em 640 pessoas.  

A Superintendente de Vigilância em Saúde lembra ainda que a pesquisa é aleatória e segue a metodologia da Secretaria de Estado de Saúde que define o setor censitário a ser testado por meio de sorteio, bem como a casa e o morador do domicílio.

Com os dados da pesquisa, a Secretaria Estadual de Saúde pretende mapear o nível de infecção da Covid-19 no Estado e planejar o remanejamento de leitos conforme a movimentação da internação por coronavírus.

Além de Várzea Grande participam da pesquisa os municípios de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Juína e Alta Floresta. A pesquisa soro epidemiológica tem por meta testar 4.500 pessoas.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook

VÁRZEA GRANDE

A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

Avatar

Publicado


20/10/2020    1

Até o final deste ano de 2020, Várzea Grande vai superar os 80% de atendimento a Atenção Primária à Saúde, que são os primeiros atendimentos, exames e procedimentos médicos realizados para aqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente gratuito.

“Resgatamos oito obras que estavam com algum tipo de pendência e que estavam paralisadas, fizemos novas licitações, contratações e todas estarão prontas até o final deste ano e lançamos uma nova unidade que se encontra em processo licitatório para assim termos unidades que promovem o atendimento da saúde da população de Várzea Grande em todas as regiões”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao entregar a quarta Unidade Básica de Saúde, no Jardim Eldorado, bairro que vem sendo contemplado com outras obras como a pavimentação de ruas e avenidas.

A prefeita lembrou que já foram entregues as UBS dos Bairro São Simão, Aurília Salles Curvo, Santa Izabel e agora o Jardim Eldorado e que ainda em outubro serão entregues as obras da UBS da Construmat.

Ela frisou que pretende entre novembro e dezembro entregar as obras das UBS do São Matheus, Cabo Michel e Jardim Maringá e lançar as obras da UBS do Residencial José Carlos Guimarães.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes frisou que a saúde em Várzea Grande avançou e muito e tende a melhorar, lembrando que a prefeita Lucimar Sacre de Campos prioriza o setor ao ponto de investir uma média de 30% das receitas anualmente, quando a legislação fala em 15% para municípios, 12% para os Estados e sem percentual para o Governo Federal.

Veja Também  Alunos da Rede Municipal de Várzea Grande participam do Proerd com aulas on-line

“Atualmente já estamos atendendo a mais de 55% da população que necessita do suporte do Poder Público Municipal em conjunto com o Estado e o Governo Federal para realizarem consultas, vacinas, curativos, coletas para exames laboratoriais entre outros e até mesmo atendimentos de urgência e emergência até o encaminhamento para áreas especializadas de forma referenciadas para a posterior continuidade do tratamento e encerramento dos casos, pois buscamos resultados”, disse o secretário.

Diógenes Marcondes lembrou que a Rede de Atenção Primária reúne as unidades de saúde que fazem a estratégia da saúde da família; as Clínicas de Atenção Primária que são as antigas Policlínicas que também foram reformadas, ampliadas e revitalizadas e os Centros de Saúde.

“O nosso principal foco é cuidar das pessoas e a área da Saúde é fundamental. Ampliar a Rede de Atenção Básica é essencial para deixar as unidades de alta complexidade, como o Hospital e Pronto Socorro e as Unidades de Pronto Atendimento as UPAS 24h – IPASE e Cristo Rei para os casos mais urgentes”, disse a prefeita enaltecendo os esforços de todos os servidores públicos, quer sejam os da Saúde, Obras, Serviços Públicos, por fazerem a diferença da Administração Pública, que oferta serviços de qualidade ao cidadão várzea-grandense.

As UBS fazem parte de um ‘pacote’ de 9 unidades básicas que estavam com as obras paralisadas e totalmente abandonadas, mas que foram retomadas pela atual gestão e integram investimento global de mais de R$ 10 milhões na construção dessas unidades, com o objetivo de ampliar o atendimento à população em Saúde Básica.

Veja Também  A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

Como lembrou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, durante a entrega da unidade, mais de 90% dos problemas relacionados à saúde são resolvidos nas unidades básicas, fazendo valer o atendimento preventivo. “Em 2015 quando Lucimar Campos assumiu os destinos da cidade, menos de 20% da população tinha acesso a Atenção Básica a Saúde. Hoje com estas unidades já entregues elevou – se em 55 % de cobertura da Atenção Primária a Saúde no município e com o término das obras e colocando para funcionar as demais unidades elas estarão estruturadas para 80% de cobertura, até o final do ano” explicou o secretário.

Homenagem: A UBS do Bairro Eldorado leva o nome do Pastor Álvaro Ribeiro Rocha (in memoriam), funcionário Público da prefeitura Municipal de Várzea Grande e ex-vereador.

Tanto o Senador Jayme Campos como a esposa Rosemeire Oliveira Rocha, foram unânimes ao afirmar e enaltecer a dedicação em vida de Álvaro Rocha aos mais necessitados, deixando legado de vida. “Um homem quieto, forte e convicto de suas ações em prol ao próximo, sempre preocupado em fazer o bem. Temos orgulho dos projetos deixados pelo Pastor Álvaro, principalmente como o da Casa de Apoio e Recuperação, que trabalham com as pessoas fragilizadas pelo álcool e drogas. Uma vida dedicada ao próximo, um bom homem”, destacou o senador Jayme Campos.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande aplicou 2.437 doses de vacinas no dia D da Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite

Avatar

Publicado


19/10/2020    9

A  Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado (17), o dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Além da vacinação, foi verificada a situação vacinal com foco na atualização das cadernetas de crianças e adolescentes e na vacinação de crianças contra a poliomielite. A campanha começou no dia 5 e vai até 30 de outubro.

Somente no dia D foram aplicadas 2.437 doses da vacina contra Poliomielite via oral , em crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade ( 4 anos, 11 meses e 19 dias), além da VOP e outras vacinas que foram aplicadas de acordo com a necessidade de cada criança e ou adolescente ( menor de 15 anos).

De acordo com a responsável pela Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina , a procura da população nos pontos de vacinação foi satisfatória, uma vez que algumas unidades tiverem que ir além do horário estipulado para o encerramento das atividades do dia D.

“ A mobilização ocorreu  em 23 pontos de vacinação, sendo 21 em Unidades Básicas de Saúde e dois pontos em escolas municipais, a Emeb Antônio Salústio e a Cmei Wilson Sodré. Estiveram envolvidos na ação mais de 150 servidores da secretaria Municipal de Saúde. A vacinação continua e  recomenda-se que crianças (acompanhadas de adulto), adolescentes e jovens, procurem uma Unidade de Saúde próxima de suas casas, munidos da Caderneta de Vacinação e não percam a oportunidade de imunizar-se, pois, essa é a forma mais eficaz de prevenir doenças”, alertou Relva Cristina.

Veja Também  A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 51% a cobertura da Atenção Primária

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Crianças menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses) deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

“A Saúde adotou todas as medidas de biossegurança necessárias nos pontos de vacinação, na garantia da administração das vacinas em locais adequados com a disponibilização no  local de álcool em gel e orientamos  que somente um familiar acompanhe a criança a  ser vacinada . São medidas necessárias com a  pandemia do novo coronavírus -Covid-19. O importante é vacinar e assegurar a saúde das crianças com doenças preveníveis com a vacina”, destacou a coordenadora Relva Cristina.

Por: Da Redação – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana