conecte-se conosco


Mato Grosso

Educadores e estudantes de Escola Estadual de Alta Floresta participam de mutirão de purificação de córrego

Publicado

Mato Grosso


.

O Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 19 de setembro, não passou em branco na Escola Estadual 19 de Maio, localizada no município de Alta Floresta (a 803 quilômetros ao norte da Capital). Profissionais da educação da escola e alunos participaram de um mutirão de limpeza conhecido como “Ação pelas Nascentes”.

O ato, que ocorreu no mundo todo, visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza dos espaços públicos nas cidades.  O tema da campanha em 2020 no Brasil é “Cada um limpa o seu quadrado”.

Além da diretora Elaine Vaz, participaram o professor José Alessandro, o vigia Rogério e dois estudantes estiveram no local – respeitando a segurança e cuidados com a prevenção da Covid-19, evitando aglomerações – e puderam participar da limpeza e recolhimento do lixo, ali depositado. 

“Foi de grande valia a iniciativa, um gesto pequeno, mas muito valioso e essas pequenas atitudes fazem grandes transformações, pois isto demonstra o cuidado que devemos ter com o meio ambiente que é também a nossa casa” assinala a gestora.

Veja Também  Onça volta ao Pantanal após se recuperar de ferimentos causados por incêndios florestais

Em Alta Floresta foram escolhidos sete locais onde estão as nascentes e margens de rios que estão sendo cuidados no município, por meio dos seus Padrinhos e Adotantes, que fazem voluntariamente parte do Programa Adote uma Nascente. O foco da campanha no município é “Ação Alta Floresta, pelas suas nascentes”.

A gestora destaca que o foco do trabalho de limpeza foi a sensibilização da educação ambiental que visou conscientizar a sociedade para um problema maior como o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Além da limpeza e também promover a recuperação da vegetação nativa de áreas de preservação permanente (APPs).

“É o caso desta nascente, onde limpar e cuidar da nascente adotada é responsabilidade nossa como adotante”, exemplifica.

A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alta Floresta, teve a participação de membros da instituição Amigos da Paz e funcionários da empresa HBM Solaris, ligada ao meio-ambiente.

A escola participa de um projeto desde o ano passado com a adoção de um nascente bem próxima a instituição. Através deste projeto os alunos participaram de oficinas de aprendizagem, na qual cada aluno pode entender a importância do equilíbrio ecológico bem como as suas consequências.

Veja Também  Três pessoas são presas por garimpo ilegal em Nortelândia

“Fizemos também o plantio de aproximadamente 200 mudas de árvores nativas e frutíferas. Os estudantes que participaram desta formação receberam certificados do ‘Tree for Climate Justice’, (Embaixadores da Justiça Climática). A cerimônia ocorreu no dia a 30 de janeiro deste ano, quando a nascente foi adotada dentro do programa municipal Adote uma Nascente” salienta Elaine.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Vacina contra a covid-19 será distribuída para MT em janeiro, confirma governador

Avatar

Publicado


O governador Mauro Mendes confirmou que Mato Grosso receberá o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 em janeiro de 2021.

A informação foi oficializada pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante reunião por videoconferência na tarde desta terça-feira (20.10).

“Em janeiro, o Ministério vai ter disponível para mandar aos estados brasileiros em torno de 46 milhões de doses. Em fevereiro, um novo lote, e no primeiro semestre teremos outras entregas das diversas empresas que estão produzindo a vacina”, relatou Mauro Mendes.

Durante a reunião, que contou com a maioria dos governadores, as empresas que têm desenvolvido a vacina atualizaram os cronogramas, capacidade de produção e o estágio de desenvolvimento das vacinas.

Conforme o ministro, ficou acertado que as primeiras 46 milhões de doses serão da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. 

A distribuição a todos os estados ocorrerá em janeiro de 2021.

Serão distribuídas outras 15 milhões de doses em fevereiro e mais 40 milhões em junho.

Já no segundo semestre do próximo ano, a previsão é que sejam disponibilizadas mais 165 milhões de doses da vacina desenvolvida pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e Fiocruz.

Veja Também  Três pessoas são presas por garimpo ilegal em Nortelândia

De acordo com o ministro Pazuello, os primeiros a receberem as doses serão os profissionais da Saúde e as pessoas que se enquadram nos grupos de risco. Em seguida, toda a população será vacinada gratuitamente por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Secretarias dialogam sobre retomada de cirurgias eletivas e reordenamento de UTIs

Avatar

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) promoveu o diálogo sobre a retomada das cirurgias eletivas junto à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (20.10), na sede do órgão estadual, e contou com a presença do secretário estadual, Gilberto Figueiredo, e da secretária de Saúde do Município, Ozenira Félix.

Na oportunidade, foi discutida uma estratégia para o reordenamento dos leitos de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento exclusivo da Covid-19 na Baixada Cuiabana. A intenção é que as cirurgias eletivas sejam retomadas no Hospital Estadual Santa Casa e no Hospital São Benedito.

“A taxa de ocupação na Baixada Cuiabana, seja em Terapia Intensiva ou em enfermaria, atualmente é baixa, fato que nos permitiria voltar a atuar nas cirurgias eletivas. Isso é viável caso a gente consiga desbloquear o Hospital Santa Casa e o Hospital São Benedito, no entanto a decisão definitiva só será tomada após ouvidas as instituições de pactuações e os Comitês”, declarou o secretário Gilberto.

O gestor estadual explicou que as análises das equipes técnicas de ambas as Secretarias serão levadas aos Comitês – criados no início da pandemia para tratar publicamente das ações públicas durante a pandemia pela Covid-19 -, de forma que seja uma decisão colegiada.

Veja Também  Vacina contra a covid-19 será distribuída para MT em janeiro, confirma governador

“Não basta uma deliberação do secretário de Estado de Saúde e da secretária de Saúde do município. Nós temos instâncias de pactuação que precisam ser consultadas. Essa é uma decisão de Estado, de Governo, então levaremos a necessidade e analisaremos os pontos positivos e os riscos, já que a retomada das cirurgias eletivas é uma demanda pulsante de todo estado.”

A representante da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá também frisou a importância da avaliação colegiada. “Foi um primeiro contato excelente. Em Cuiabá, nós iniciamos as discussões e vamos estar levando para as nossas unidades deliberativas. Já existe uma avaliação técnica, agora temos que deliberar junto aos nossos Conselhos; as equipes técnicas vão mostrar os números e teremos muita cautela”, avaliou Ozanira.

De acordo com o Painel Interativo da Covid-19 da SES, nesta terça-feira (20,10), há 400 leitos de UTI disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, sendo que 184 estão ocupados. A taxa de ocupação dessas UTIs figura em 46%.

Veja Também  Três pessoas são presas por garimpo ilegal em Nortelândia

Baixada Cuiabana

Atualmente, a população de Mato Grosso conta com cinco hospitais públicos de referência para Covid-19 na Baixada Cuiabana. São eles: Hospital Metropolitano, Hospital Estadual Santa Casa, Hospital São Benedito, Pronto Socorro e Hospital Universitário Júlio Müller.

Essa é a primeira reunião que avalia essa tratativa. Outros encontros devem ser realizados até que se tenha um encaminhamento final, para implementar o acordo definido por meio das pactuações.

Também participaram da reunião os secretários adjuntos da SES, Danielle Carmona, Fabiana Bardi e Juliano Melo. Da Secretaria Municipal, ainda estiveram presentes o secretário adjunto de Operações e Atenção à Saúde, Luiz Gustavo Rabone, e o servidor da Assessoria de Planejamento e Gestão (Asplan), Ricardo Soares.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana