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Escolas estaduais de Cuiabá têm notas do Ideb superiores à média nacional

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As três escolas estaduais de Cuiabá mais bem pontuadas no Ideb, nas séries iniciais do ensino fundamental, tiveram notas superiores à média nacional. São a EE Souza Bandeira, no Jardim Shangri-lá, com índice de 6,4, e EE Gustavo Kulmann (no bairro Goiabeiras) e EE Ana Maria do Couto (CPA), empatadas com nota 6,1. As notas superam o índice de 5,9 da média das escolas brasileiras.

O resultado é comemorado pelos gestores que creditam a nota ao árduo trabalho dos profissionais da educação que se empenharam para uma educação de qualidade. A assessora pedagógica Suzana Rondon, que atua na EE Gustavo Kumann aponta a parceria entre unidade escolar, Assessoria Pedagógica e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), polo de Cuiabá.             

Suzana salienta que os professores na sua hora atividade elaboraram o Plano de Intervenção Pedagógica fundamentado no diagnóstico de aprendizagem realizado no início do ano escolar. O acompanhamento e o monitoramento pedagógico da Assessoria Pedagógica com a coordenação pedagógica fortaleceram o processo de ensino aprendizagem.

“Na educação não precisamos inventar a roda precisamos somente fazê-la girar e, para isso, a parceria entre escola, assessoria pedagógica e Cefapro é o pilar de sustentação de uma educação de qualidade”, destaca.

No entendimento da assessora pedagógica, a nota do Ideb de 6,1 comprovam a importância do cumprimento da hora atividade com o devido acompanhamento dos coordenadores pedagógicos e da Assessoria Pedagógica somados à formação continuada dos profissionais da unidade escolar.

O diretor Pedro Crispim observa que o maior desafio da escola era manter a nota do Ideb acima de 6,0. Para isso, o gestor iniciou priorizando os professores, os seus projetos, fazendo com que os alunos participassem de tudo. Para agilizar, o diretor agendou palestras para os professores para ajudá-los em suas dificuldades. A parte física também foi otimizada e, com isso, contribuiu para motivar os alunos.

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“Fizemos um trabalho incluindo mesas, bancos para as crianças sentarem e ter um refeitório. Também pintamos a escola por dentro e por fora, as salas, também tínhamos projetos com a Polícia Militar, tudo para fortalecer o aprendizado da criança. E tudo deu certo”, comemora.

A coordenadora pedagógica, Albimárcia Espindola ressalta que resultado satisfatório do Ideb pode ser explicado pela união de toda escolar, tanto a pedagógica quanto administrativa. “É todos com olhar diferenciado para o aluno, olhar atento, não só na escola, mas o que ele faz lá fora. É buscar a participação dos pais, dentro das nossas reuniões, nas atividades na escola” assinala.

O mesmo pensamento tem a professora Edileia Cardoso Santana, pois a meta de garantir o direito de aprendizagem dos alunos foi alcançado com a nota do Ideb. “Para atingir esse resultado foi necessário que nós professores, pais e alunos fôssemos parceiros. Por isso trabalhamos com a mediação entre pais e alunos, reforçando a importância da frequência das aulas, de acompanhamento das atividades pelos pais, pois ela reflete diretamente no resultado da educação de cada aluno”, explica.

Ana Maria

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Na EE Ana Maria do Couto, a diretora Maria Cristina Domingues Barros, credita à avaliação diagnóstica no início do ano letivo como um dos instrumentos usados para ampliar a nota Ideb de 5,9 para 6,1. “Depois de corrigir, verificar a avaliação, os professores, junto os coordenadores partem para o planejamento que é flexível. Por isso, fazem a intervenção quando necessário e vamos trabalhando assim junto com a coordenação”, argumenta.

A gestora lembra que a EE Ana Maria do Couto possui laboratório de aprendizagem. Para lá são direcionados os alunos com muita dificuldade para ser feito um trabalho diferenciado e recuperar as dificuldades.

“A equipe de professores, coordenadores é muito dedicada. Nosso foco é trabalhar em cima das dificuldades dos alunos. Se não aprendeu, fazemos a intervenção, volta no conteúdo e a gente faz isso muitas vezes”, explana.

Outro fator importante é o apoio da família e da comunidade escolar está sempre presente. Além dos professores, os demais profissionais da educação também colaboram. “Se todo mundo tiver afinado, tudo dá certo”, realça.   

A assessora pedagógica Rosângela Roquete respalda a ação da equipe gestora, pois a escola tinha cerca de 200 alunos que não liam nem escreviam. A partir de um projeto de formação com os professores e os estudos no laboratório de aprendizagem e, com isso, conseguiram superar mais esse obstáculo. “O resultado é esse aí, com nota do Ideb acima da média nacional”, festeja.

Fonte: GOV MT

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Estado realiza testagem em massa de recuperandos de Cuiabá e Várzea Grande

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A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, está promovendo a testagem em massa para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em recuperandos e servidores das unidades penais de Cuiabá e de Várzea Grande. 

No último sábado (17.10), cerca de 130 reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May fizeram o teste rápido, na unidade penal. A aplicação foi feita pelos profissionais da saúde que atuam no Centro de Triagem de Covid-19, que está funcionando na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Já os 25 presos do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) já foram testados no dia 7 de setembro. Os demais reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), em Cuiabá, e do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas e Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande, serão testados nos próximos dias.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Sistema Penitenciário de Mato Grosso, atualizado na última sexta-feira (16.10), há 32 casos ativos de Covid-19 em todas as 48 unidades penitenciárias. Este dado leva em consideração não só o número de pessoas privadas de liberdade, mas também de servidores que atuam nas unidades.

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Fonte: GOV MT

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Todos os 141 municípios de Mato Grosso permanecem com risco baixo de contaminação da Covid-19

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A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (19.10) o Boletim Informativo n°225 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 11) que todos os 141 municípios do Estado configuram na classificação com risco baixo para o novo coronavírus.

Veja a seguir a tabela de classificação de risco por município.

 

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

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– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fonte: GOV MT

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