conecte-se conosco


Policial

Crimes de homicídio, roubo e furto reduzem em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado

Policial


.

Hérica Teixeira/Sesp-MT

Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande apresentaram reduções nos principais índices criminais, entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados são da Superintendência do Observatório de Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Nos primeiros oito meses de 2020, 48 pessoas foram vítimas de homicídio em Cuiabá. Entretanto, no mesmo período do ano passado, 60 pessoas morreram pela mesma prática criminosa, o que representa uma redução de 20%. O município de Várzea Grande também apresentou queda de quase 21%. Em 2020, 27 pessoas morreram contra 34 no mesmo período do ano anterior.

O levantamento tem como base os registros de Boletins de Ocorrências (BOs) nas duas cidades. Já em relação os crimes de roubo seguido de morte, Cuiabá registrou redução de 75%, totalizando uma pessoa morta em 2020, enquanto em 2019 foram quatro. O município vizinho a capital, Várzea Grande, apresentou uma queda ainda maior: -83%. Nos primeiros oito meses deste ano uma pessoa morreu, já no mesmo período do ano passado foram seis.

Veja Também  PM recupera caminhão com 22 cabeças de gado avaliada em R$ 50 mil em Juscimeira

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes, ressalta que mesmo com um ano atípico por conta da pandemia, as forças de segurança continuaram atuando firmemente no combate à criminalidade e não diminuíram o ritmo das operações, reforçando o policiamento, as ações integradas e investigações criminais.

“O empenho das forças de segurança e o comprometimento dos profissionais foram primordiais para alcançar os resultados. A Sesp fortaleceu a integração tanto na atividade de inteligência quando na atuação operacional entre as instituições, com ações preventivas e repressivas no enfrentamento aos principais índices criminais, principalmente no enfrentamento aos crimes contra a vida e o tráfico de drogas. Nosso objetivo é continuar ampliando as ações”, enfatiza.

Crimes contra o patrimônio

Nos primeiros oito meses do ano, os crimes de roubo (quando há violência) reduziu 25% em Cuiabá e 37% em Várzea Grande. Na capital, foram 2.202 em 2020 registros contra 2.948 em 2019. Já em Várzea Grande foram 986 roubos registrados neste ano, enquanto que no ano passado foram 1.576 ocorrências.

Veja Também  Policial do Bope se emociona com homenagem de comandantes e colegas no último dia de trabalho

Os furtos em Cuiabá reduziram 31% em 2020. Foram 5.992 registros em 2020 contra 8.798 em 2019. Em Várzea Grande, a queda ultrapassou 27%. Neste ano ocorreram 1.864 furtos, enquanto no ano passado foram 2.586 ocorrências.

Compõem as forças de segurança a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sistema Penitenciário e Sistema Socioeducativo.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook

Policial

Usuário é pego quando saia de boca de fumo e maconha é apreendida em Várzea Grande

Avatar

Publicado


Policiais militares da 3º Companhia São Matheus prenderam neste sábado (24.10) um homem por tráfico de droga, no bairro Marajoara, em Várzea Grande.

A equipe realizava ronda quando notou nervosismo de um homem que saia de uma casa ao perceber a viatura. Ele foi abordado e encontrado em seu bolso uma porção de maconha.

Durante o procedimento, os policiais viram quando um segundo suspeito correu e pulou o muro. Ele não foi localizado.  

Devido à atitude, os militares entraram na casa que ficou aberta. Dentro da geladeira estavam 24 pacotes de maconha, um tablete e meio da mesma droga, um saco com ácido bórico e dois rolos de plástico filme.

O homem detido alegou ser usuário que só conhecia o vendedor por apelido.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Também  Suspeito é detido logo depois de furtar lojas de shopping em Várzea Grande
Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Homem é pego com 12 barras de pasta base de cocaína em Jangada

Avatar

Publicado


Uma equipe da 15ª Companhia de Força Tática prendeu neste sábado (24.10), um homem por tráfico de droga, em Jangada (a 80 km de Cuiabá).

Os policiais estavam em patrulhamento quando deram ordem de parada ao motorista que conduzia um veículo VW Gol preto. Ele estava na companhia da esposa e do filho de 11 meses.

Dentro do carro, os policiais encontraram 12 barras de pasta base de cocaína. Questionado, o motorista alegou que a droga seria dele e de outro homem e teria vindo do Paraguai para ser distribuída em Várzea Grande. Acrescentou que a sua função era fazer a entrega.

Em Jangada, ele iria entregar o entorpecente para um homem no bairro Passa Três, mas não passou detalhes do denunciado. Em diligência pela região, os policiais não identificaram nenhum suspeito.

O homem, a família e a droga foram entregues na delegacia de Rosário Oeste.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Também  PRF apreende 30 kg de cloridrato de cocaína, em Alto Garças/MT
Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana