conecte-se conosco


Carros

Veja os novos caminhões eletrificados de Mercedes-Benz e Scania

Publicado

Carros


source

A eletrificação da frota de veiculos comerciais é decisiva no continente europeu para atingir a meta do Acordo Climático de Paris. Por isso, as grandes montadoras da Europa estão apresentando seus caminhões eletrificados. Neste cenário a Daimler-Benz e Scania, dois dos maiores fabricantes do mundo, acabam de anunciar seus novos produtos para este mercado.

A Daimler Trucks, divisão de caminhões comerciais da Mercedes-Benz , revelou o eActros LongHaul, um novo caminhão elétrico de longo alcance. Este veiculo será incorporado à linha que já tem modelos como o eCascadia, caminhão semi-elétrico, e o eActros, caminhão elétrico urbano de curto e médio alcances.

eActros
Divulgação

A Daimler-Benz apresentou os protótipos de sua nova linha de seus caminhões elétricos e movido a hidrogênio

O novo eActros LongHaul terá uma autonomia de cerca de 500 km. A produção em série começa em 2024. Junto com o novo modelo elétrico a bateria, a Daimler também mostrou o Mercedes-Benz GenH2, um caminhão movido a hidrogênio composto por células de combustível, com um alcance de até 1.000 quilômetros.

Mercedes-Benz eActros Longhaul
Divulgação

Mercedes-Benz eActros Longhaul

O Mercedes-Benz eActros longHaul está previsto para 2024 no segmento de caminhões pesados

Veja Também  Veja cinco dicas para limpar corretamente os vidros do carro

Segundo a empresa, os veículos comerciais elétricos da marca já registraram mundialmente mais de sete milhões de quilômetros em testes e em programas especiais rodagem com frotistas. Como parte de sua estratégia de eletrificação, a montadora planeja oferecer veículos elétricos em todas as principais regiões de vendas até 2022 com os modelos Mercedes-Benz eCanter e eActros nos segmentos leves e médios, além da sua marca norte-americana Freightiner com os caminhões eM2 e eCascadia nos segmentos de semi e pesados.

O modelo eActros elétrico já se encontra em testes reais para o lançamento em 2022

Scania Electric
Divulgação

Scania Electric

A Scania também apresentou sua nova linha de veículos comerciais elétrico e híbrido plug-in das séries L e P. O modelo totalmente elétrico destina-se a aplicações urbanas, como a distribuição varejista. A autonomia é de até 250 km com uma única carga.

O Scania 100% elétrico está equipado com com um motor de 230 kW, equivalente a 310 cv. Ele vem com a opção de cinco baterias para um total de 165 kWh ou de nove baterias para 300 kWh de capacidade instalada. O tempo de carregamento é de cerca de 55 minutos para a opção de cinco baterias e de 100 minutos para a opção de nove, considerando meia carga elétrica.

Scania Hybrid
Divulgação

Os caminhões Scania 100% elétrico destina-se a aplicações urbanas, com um alcance de 250 km com uma carga

O caminhão Scania híbrido plug-in é destinado para o uso em longas distâncias combinando o modo de motor a combustão e modo elétrico, este até uma distância de 60 km.O trem de força conjunto tem potência de 280 ou 360 cv, conforme as opções de bateria.

Veja Também  NASA mostra moto movida  pelo vento com turbinas nas rodas

Ele é equipado com três baterias para uma capacidade instalada de 90 kWh para o motor elétrico de 115 kW. O tempo de carregamento de zero a 80 por cento é de aproximadamente 35 minutos, além de carregar por meio de energia de frenagem regenerativa com o veículo em movimento.

A Scania ressalta que continuará desenvolvendo veículos eletrificados para todas as aplicações de curta, média e longa distâncias e para o segmento da construção. “Sabemos que muitos motoristas serão atraídos para um sistema de transportes sustentáveis com esses caminhões do futuro”, diz a empresa.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook

Carros

Obrigatoriedade do ESP em todos os carros brasileiros é adiada para 2024

Avatar

Publicado


source
Sistema ESP
Divulgação

Sistema ESP evita que o carro derrape em mudanças em mudanças repentinas de direção ou em pisos escorregadios


Quem esperava ver em breve os controles eletrônicos de tração e estabilidade em todos os carros vendidos no Brasil, agora terá que esperar mais um pouco. Atendendo ao pedido dos fabricantes de veículos, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou de 1º de janeiro de 2022 para 1º de janeiro de 2024 a obrigatoridade dos sistemas de segurança em todos os carros de passeio fabricados no País.


O adiamento está na Resolução nº 799 do órgão, que foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de outubro. Pelo texto, a adoção do pacote eletrônico, também conhecido por siglas como ESC e ESP , passa a ser feita de maneira escalonada nos carros de passeio, com 50% da produção passando a incorporar a tecnologia já em 1º de janeiro de 2023. No caso dos veículos comerciais, o prazo final passou de janeiro de 2023 para janeiro de 2025.

Veja Também  Conheça 5 usados de menos de R$ 35 mil que têm cara de novos

“O adiamento dos prazos de instalação de alguns novos itens de segurança, sugerido pela Anfavea, foi compreendido pelos conselheiros do Contran como inevitável, dado o atraso no cronograma de desenvolvimentos, testes, homologações e treinamentos provocado pela pandemia do novo coronavírus”, destacou em nota a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Ainda segundo o comunicado da associação que reúne as montadoras, “mesmo com a retomada dos trabalhos após uma paralisação no auge da quarentena, o ritmo ainda vem sendo afetado pelos protocolos sanitários nas fábricas, laboratórios e campos e provas, e também pelo afastamento de profissionais de grupos de risco ou reduções de jornada provocadas pela MP 936”.

Não foi adiado apenas o ESP

DRL
Divulgação

Além do ESP, o DLR, ou a luz diurna de posição também teve a obrigatoriedade adiada em um ano, para 2024

Vale destacar que o equipamento segue sendo obrigatório novos projetos de automóveis lançados no Brasil desde janeiro deste ano. Também não há impeditivo para que os fabricantes se antecipem à implantação do equipamento em toda a sua linha de produtos.

Veja Também  Conheça a picape elétrica Hummer EV Edition 1 de 1.000 cv

Outro ponto a ser destacado é que o sistema de controle eletrônico de establidade (ESP) não é tão simples de ser instaldo, uma vez que exige que o modelo venha com a última geração dos freios ABS , o que alguns modelos feitos no Brasil ainda não têm. Portanto, torna-se necessário mudar toda a arquitetura eletrônica dos carros.

Além do ESP , a resolução mexe também com os prazos limite para a adoção das DRL (luzes de circulação diurnas) e para a adoção de novas normas de proteção para os ocupantes em impactos laterais em todos os veículos comercializados no Brasil, que passam de janeiro de 2023 para janeiro de 2024.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros

Conheça a picape elétrica Hummer EV Edition 1 de 1.000 cv

Avatar

Publicado


source
Hummer EV
Divulgação

Ao reviver a Hummer a GM vai oferecer um veículo de emissão zero no principal segmento do mercado norte-americano


Agora é oficial. A General Motors apresentou a versão final da Hummer elétrica de 1.000 cv de potência. Picape off-road famosa, ela chega em janeiro próximo com a Edition 1 que pretende ser um supercarro EV pelo preço de US$ 112.500 (cerca de R$ 622.000). Atualmente, a tendência do maior segmento do mercado nos Estados Unidos é de ter lançamentos desses modelos eletrificados.


No mercado norte-americano-americano, entre os 10 veículos mais vendidos, os três primeiros são picapes: F.150, RAM e GM Silverado, juntas já venderam mais de 2 milhões de unidades este ano. Todas elas terão versões elétricas em 2021, além da chegada da Tesla Cybertruck e da Rivian R1T.

Veja Também  Obrigatoriedade do ESP em todos os carros brasileiros é adiada para 2024

O conjunto da Hummer EV Edition 1 , chamado de Ultium Drive, é composto por três motores elétricos com capacidade de 800 volts com potência de 1.000 cv e 1.590 kgfm de torque máximo. Estão alocados em duas unidades de acionamento para fornecer à picape elétrica a tração nas quatro rodas. De acordo com a GM , a superpicape poderá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos. São números radicais para um veículo.


Utiliza a nova geração de baterias Ultium, desenvolvidas pela empresa, e que equipará os futuros elétricos da montadora. A Hummer EV totalmente elétrico terá um alcance de 560 km. Pode ser carregada em 10 minutos para rodar ate 160 km, o que também impressionante.

Tem vários recursos exclusivos, entre os quais um que permite que as rodas traseiras e dianteiras tenham um movimento diagonal do veículo. As rodas de 22″ e os pneus de 35″ facilitam transitar em áreas alagadas com mais de 60 cm de profundidade.

Com design futurista, o GMC Hummer EV tem linhas angulosas e visual robusto. Além do pacote “off-road extremo”, o modelo inicial tem o teto Infinity com painéis transparentes modulares, acabamento interno exclusivo e exterior branco

Veja Também  Chevrolet Onix Plus é o carro que menos perde valor, aponta estudo


Até 2024, todos os anos depois da “Edition 1”, será lançada mais três níveis de acabamento e motorização levando à versão básica mais barata por US$ 80.000. A GM decidiu abrir reservas da Edition 1 com um depósito de US$ 100. Cerca de uma hora depois, a empresa informou que as reservas firam esgotadas na quantidade de produção prevista para o próximo ano.

Unindo fama e eletrificação a GM aposta no sucesso dos seus veículos da geração elétrica… Afinal, hoje os carros eletrificados estão no cento do debate da política norte-americana: se o candidato Joe Biden vencer a eleição presidencial, promete revolucionar por completo a indústria automotiva local em 10 anos.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana