conecte-se conosco


Internacional

Madri adotará isolamentos específicos contra covid-19 na sexta-feira

Publicado

Internacional


.

A região de Madri, uma das mais atingidas pelo novo coronavírus na Espanha, adotará isolamentos específicos e outras restrições em áreas com muitos casos de covid-19 na sexta-feira, disseram autoridade locais nesta quarta-feira (16).

Madri responde por cerca de um terço dos casos ativos de coronavírus do país, mostrando uma incidência mais alta em bairros de grande densidade e renda baixa, a maioria no sul da cidade.

“Estamos adotando medidas, mas isso não basta. Nada funcionará se não formos responsáveis”, disse Antonio Zapatero, encarregado da reação de Madri contra a covid-19, aos repórteres.

“Houve um relaxamento de comportamento que não podemos nos permitir”. Ele disse que as pessoas estão organizando festas, bebendo nas ruas e desrespeitando as regras de quarentena.

Zapatero não detalhou as medidas a serem anunciadas na sexta-feira, mas disse que o departamento de saúde está cogitando isolar as áreas com incidência mais alta do vírus.

Desde que as restrições à circulação foram encerradas e os exames em massa foram iniciados, no final de junho, as infecções aumentaram de algumas centenas por dia para milhares na Espanha, o que a fez superar outras nações atingidas duramente, como Reino Unido, Itália e França.

O número acumulado de casos espanhóis, que está em 603.167, é o mais elevado da Europa Ocidental, e o número de mortes passa de 30 mil.

As autoridades de Madri esperam começar a usa exames rápidos a partir da semana que vem, o que ajudaria a rastrear os casos de coronavírus mais rapidamente e refrear a epidemia.

Comentários Facebook

Internacional

Estados Unidos lançam ataques aéreos em apoio às forças afegãs

Publicado


Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos para apoiar forças do governo do Afeganistão que estão pressionadas pelo Talibã, enquanto forças estrangeiras lideradas pelos EUA cumprem as últimas etapas da sua retirada do país.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse a repórteres que os ataques aéreos foram em apoio às forças de segurança afegãs nos últimos dias, mas não deu detalhes.

O Talibã, através de seu porta-voz, Zabihullah Mujahid, afirmou que os ataques foram feitos na noite de quarta-feira (21) nos arredores da cidade de Kandahar, no sul, matando três dos seus combatentes e destruindo dois veículos.

“Confirmamos esses ataques aéreos e os condenamos da maneira mais forte possível. É um ataque em clara violação ao acordo de Doha porque eles não podem realizar operações após maio”, disse, referindo-se ao acordo entre EUA e o Talibã que abriu o caminho para a retirada das forças norte-americanas.

“Se eles conduzem qualquer operação, serão responsáveis pelas consequências,” acrescentou. A agência de notícias Reuters não conseguiu contactar imediatamente um porta-voz das forças dos EUA no Afeganistão para confirmar a hora e o local dos ataques.

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Papa faltará à missa dominical, mas fará oração habitual ao meio-dia

Publicado


O papa Francisco não vai participar da missa deste domingo (25), conforme estava previsto antes da recente cirurgia feita por ele, mas, segundo o Vaticano, não há motivo para alarme e que é parte normal da convalescença.

O Vaticano informou que o papa fará a reza de domingo ao meio-dia, mas que a missa do dia em que a Igreja Católica faz homenagem aos idosos e avós será rezada pelo arcebispo Rino Fisichella.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que era parte da “convalescença normal”. A missa, que havia sido marcada meses atrás, significaria usar vestimentas e alternar entre andar, sentar e ficar em pé por cerca de duas horas.

O papa de 84 anos passou por uma cirurgia para remover parte do cólon em 4 de julho e ficou 11 dias no hospital. Ele tem passado a maior parte do tempo descansando desde que retornou ao Vaticano.

A viagem do papa à capital húngara, Budapeste, e à Eslováquia no próximo mês ainda está marcada, informou o Vaticano na quarta-feira (21), ao divulgar uma exaustiva programação de quatro dias.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política

Mato Grosso