conecte-se conosco


Mato Grosso

Servidores da saúde que atuam no Centro de Triagem realizam testes da Covid-19

Publicado

Mato Grosso


.

Os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia fazem parte do grupo mais vulnerável ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. Diante da situação eminente, todos os servidores que atuam no Centro de Triagem da Covid-19 estão passando por testes rápidos para o diagnóstico precoce da doença.

Essa ação, teve início na tarde desta terça-feira (04.08), na Arena Pantanal. O trabalho integra o protocolo de segurança para testagem dos servidores e identificação de casos suspeitos como forma de prevenção no diagnóstico da Covid-19 entre os 500 profissionais que prestam serviço de atendimento ao público no local.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patricia Neves Dourado, que coordena o Centro de Triagem da Covid-19, declarou que todos os profissionais que trabalham no a linha de frente “vão ser testados, examinados e medicados”. “Implantamos essa ação para conseguir achatar a curva de crescimento da doença entre os profissionais, porque caso contrário não teremos servidores para atuar no atendimento”. O processo de testagem inclui os profissionais de setores técnicos e engloba todos que trabalham no local, independente da função.

Além disso, a gestora destacou que o protocolo se segurança não se limita apenas ao Centro de Triagem, ele também está sendo expandido para o Hospital Estadual Santa Casa, unidade que também possui alas para o tratamento de pacientes com Covid-19.

O profissional que tiver o resultado positivo para a Covid-19 será conduzido para clínica médica, onde receberá toda a atenção para a realização de exames e a possível retirada de medicamentos. Após esse processo, todos os profissionais diagnosticados serão temporariamente afastados e cumprirão a quarentena.

Veja Também  Segunda-feira (21): Mato Grosso registra 114.930 casos e 3.297 óbitos por Covid-19

Para não comprometer o andamento dos trabalhos de atendimentos ao público, a coordenação organizou uma logística e está realizando testes e exames por etapas, com grupos de cerca de 100 profissionais por dia separados por setor. 

A enfermeira Cléia Benedita dos Santos Costas, que atua no Centro de Triagem  realizou o teste pela primeira vez e classificou a iniciativa como de extrema importância, pois os profissionais têm “o contato direto, todos os dias, com pacientes que possuem o vírus da doença, estando sujeitos ao risco de contaminação. É importante saber se temos para não contaminar pessoas que estão próximos da gente, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente familiar”.

A profissional disse ainda que o protocolo de cuidado pessoal é bastante rigoroso e seguido por todos para evitar a contaminação. “Os equipamentos de proteção individual são colocados imediatamente quando entramos aqui. Além disso, estamos sempre higienizando as mãos e os equipamentos que usamos”. 

Outra profissional que também realizou o teste foi a bióloga Janaice Silva dos Santos, que também atua no combate à pandemia. Segundo explicações da servidora, “quem trabalha na linha de frente corre o risco de ser contaminada, é importante saber se temos ou não essa doença para evitar qualquer tipo de gravidade”.

Veja Também  Sefaz parabeniza e destaca importância dos fiscais de tributos

Resultado parcial

Dos 50 profissionais que realizaram o exame no primeiro dia, 10 receberam o resultado postivo para Covid-19 e foram afastados de suas atividades para iniciar o processo de quarentena. As duas profissionais entrevistadas nesta matéria tiveram o resultado do teste negativo para doença.  Porém, todos passaram por consulta médica para avaliação de saúde e receberam informações sobre os cuidados que devem continuar mantendo para se proteger e evitar a contaminação pelo coronavirus.

Combate à pandemia

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. Durante os quatros primeiros dias de funcionamento, cerca de 2 mil pessoas receberam atendimento no local para realização do teste do novo coronavírus.

O local possui uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Todos os municípios de Mato Grosso apresentam risco baixo de contaminação da Covid-19

Avatar

Publicado


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (21.09) o Boletim Informativo n° 197 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 11) que todos os 141 municípios do Estado configuram na classificação com risco baixo para o novo coronavírus. Pela primeira vez, nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco muito alto, indicado pela cor vermelha que indica alerta máximo de contaminação ou amarela que indica alerta moderado.

Veja a tabela de classificação de risco por município

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Recomendações e cuidados

Veja Também  Sefaz parabeniza e destaca importância dos fiscais de tributos

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Segunda-feira (21): Mato Grosso registra 114.930 casos e 3.297 óbitos por Covid-19

Avatar

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (21.09), 114.930 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.297 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.744 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 114.930 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.671 estão em isolamento domiciliar e 95.200 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 254 internações em UTIs públicas e 283 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 60,48%  para UTIs adulto e em 32% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (22.641), Várzea Grande (8.583), Rondonópolis (8.330), Lucas do Rio Verde (5.261), Sorriso (4.905), Tangará da Serra (4.709), Sinop (4.645), Primavera do Leste (3.709), Campo Novo do Parecis (2.589 casos, conforme dado do Painel até às 17h30) e Cáceres (2.458).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Veja Também  Sefaz parabeniza e destaca importância dos fiscais de tributos

O documento ainda aponta que um total de 92.122 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 518 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último domingo (20), o Governo Federal confirmou o total de 4.544.629 casos da Covid-19 no Brasil e 136.895 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 136.532 óbitos e 4.528.240 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de segunda-feira (21).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

Veja Também  Mato Grosso receberá 43 militares da Força Nacional para combate às queimadas

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana