conecte-se conosco


Esportes

Athletico e Coritiba iniciam tira-teima em finais pelo Paranaense

Avatar

Publicado


.

Athletico e Coritiba decidem o título do Campeonato Paranaense. Em 105 anos de competição, essa manchete se repete pela 19ª vez. Até hoje, são nove taças para cada lado. Só nesta década, é a sétima final Athle-Tiba. O primeiro duelo é neste domingo (2), às 16h (horário de Brasília), com mando athleticano, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Na próxima quarta-feira (5), às 20h, o palco será o Couto Pereira, casa do Coxa.

Nos últimos anos, o Athletico vinha utilizando o time sub-23 no Estadual, priorizando outros torneios no primeiro semestre, como a Libertadores. Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a necessidade de ritmo de jogo fez a equipe principal ser escalada para a reta final, embora já fosse um desejo do técnico Dorival Júnior.

A classificação do Furacão veio após o empate em 0 a 0 com o FC Cascavel, fora de casa, na última quarta (29). No jogo de ida, na Arena, o Athletico fez 5 a 1. “Mesmo tendo a necessidade de segurar alguns jogadores, os garotos que entraram deram uma resposta positiva e acho que é isso que nós queremos”, destacou Dorival, em entrevista após a partida em Cascavel (PR).

Veja Também  Coluna - Fall Guys diverte sem compromissos

O volante Erik, que vinha atuando na lateral-direita, contundiu o ligamento colateral do joelho e está fora da final. O Furacão, porém, terá a volta do zagueiro Thiago Heleno, que cumpriu suspensão, e de atletas poupados na partida em Cascavel (PR), como os meias Léo Cittadini e Nikão.

Pelo lado do Coxa, o técnico Eduardo Barroca teve trabalho para montar o time que venceu o Cianorte por 2 a 0 e se classificou para a final – a equipe já tinha vencido fora de casa por 3 a 2. Diante do Athletico, o treinador poderá contar outra vez com o zagueiro Rhodolfo, o volante Nathan Silva, o meia Thiago Lopes e os atacantes Robson e Igor Jesus, que cumpriram suspensão.

Será o segundo duelo entre os rivais no Estadual. Na primeira fase, pela última rodada, o Coritiba atropelou – vitória por 4 a 0 –  o time sub-23 do Furacão, dirigido por Eduardo Barros. “É outro treinador, são outros jogadores, mas o que fica de referência é nossa atitude. Para enfrentar um adversário dessa qualidade, a gente vai precisar ter aquela atitude como referência, para mais”, avaliou Barroca, em entrevista depois da partida da última quarta.

Veja Também  Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook

Esportes

Coluna – Fall Guys diverte sem compromissos

Avatar

Publicado


.

Quem acompanha assiduamente o mercado de jogos eletrônicos sabe que o assunto nos últimos dias não é outro: o sucesso inesperado e instantâneo de Fall Guys: Ultimate Knockout. Para os que não conhecem, Fall Guys é um game que foi lançado no dia 3 de Agosto para PC (via Steam) e PlayStation 4. Neste último, o jogo foi disponibilizado gratuitamente para os assinantes da PlayStation Plus, apenas durante o mês de agosto. Trata-se de um “batte royale” bem diferente: 60 pessoas disputam o primeiro lugar em uma série de cinco minigames, com alguns jogadores eliminados a cada etapa.

São mais de 20 minigames à disposição: os mais populares são as corridas, mas alguns envolve ação conjunta de equipe, com um objetivo em comum: rolar uma bola até o gol, ou roubar e manter uma cauda em seu personagem até o fim. Tudo isso em um visual dinâmico e colorido, que permite a customização dos personagens com fantasias e acessórios engraçados. As partidas lembram programas televisivos de gincana como o quadro Olimpíadas do Faustão, da Rede Globo.

A jogabilidade é fácil e intuitiva, que um jogador casual, ou até mesmo quem nunca tenha jogado videogame, pode se divertir bastante. Não há mistério: basta movimentar o personagem com o direcional analógico esquerdo e alternar entre apenas três botões: um para pular, outro para mergulhar de frente, e um para agarrar seus oponentes. A única dificuldade para jogadores não-acostumados talvez seja o uso do direcional analógico direito para movimentar a câmera que, embora não seja ruim, pode atrapalhar em diversos momentos se você não souber manuseá-la a seu favor. É impossível não soltar boas risadas, principalmente se estiver jogando com amigos. Frustrações são inevitáveis e fazem parte da diversão também.

Veja Também  PSG vence Atalanta no fim e vai à semifinal da Liga dos Campeões

Não tem tutorial, não tem história, ou qualquer enrolação: basta ligar o jogo e em menos de um minuto você, provavelmente, já vai estar jogando. Isso, claro, se os servidores não falharem por conta da alta demanda, um problema que a desenvolvedora Mediatonic já garantiu que está resolvendo. Tamanho sucesso é uma novidade para esse estúdio britânico, mais conhecido por alguns sucessos medianos em títulos para celular. Até então, sua obra original mais famosa era Foul Play, um “beat-em-up” lançado em 2013 para PC e Xbox 360 e que depois foi portado para PlayStation 4 e PlayStation Vita. Foul Play teve uma recepção mediana e não é muito lembrado nos dias de hoje.

Com Fall Guys, porém, o céu é o limite. A fórmula de diversão rápida, acessível e barata – apenas R$ 37,99 – tornou o game um sucesso no boca a boca, levando-o ao primeiro lugar na lista de mais vendidos do Steam. Ele ainda figurou entre os assuntos mais comentados no Twitter, já é um dos jogos mais assistidos no Twitch e também apareceu no ranking de mais acessados no Steam. No último fim de semana, chegou a figurar na terceira colocação, atrás apenas de DOTA 2 e Counter-Strike.

A monetização acontece basicamente de duas formas: a principal delas é na compra do jogo em si. A outra é na aquisição das fantasias, que não proporcionam qualquer vantagem nas partidas e possuem apenas um papel cosmético. Elas podem ser adquiridas com dinheiro virtual conquistado no game. Os mais impacientes, porém, podem usar dinheiro de verdade para ter crédito ou um pacote de trajes adicionais. Não surpreenderia se no futuro apostassem em material licenciado, como roupas baseadas em personagens famosos.

Veja Também  Treze abre vantagem sobre rival Campinense na final do Paraibano

Embora não exista nada oficial, Fall Guys tem muito potencial para ser aplicado no formato e-sport. Ele foi inclusive foi confirmado no Twitch Rivals, um torneio casual promovido pela plataforma de streaming. Antes disso ser levado à risca, a Mediatonic vai precisar lidar com um problema recorrente nesse tipo de jogo: os trapaceadores que modificam os arquivos originais para obter vantagens exclusivas, como a que fornece supervelocidade ou impede que você caia de plataformas. Eu mesmo me deparei com alguns eles em minhas jogatinas. Claro que medidas como essa são proibidas e passíveis de banimentos.

Os desenvolvedores confirmaram estar cientes do problema e empenhados em buscar soluções. Nesta terça-feira (11), eles lançaram a primeira atualização para Fall Guys, que adiciona gratuitamente um novo minigame e ainda corrige diversos bugs do jogo. Também prometeram novas gincanas e fantasias para os personagens no futuro. O que eles ainda não confirmaram, mas muita gente pede, é o lançamento em outras plataformas, como o Xbox One e Switch. Para isso, o estúdio pediu que o público manifestasse esse desejo pelas redes sociais, para que possam avaliar a demanda.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

Avatar

Publicado


.

Nesta quinta-feira (13), três jogos fecham a segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. No Morumbi, às 19h15 (horário de Brasília), jogam São Paulo e Fortaleza. O duelo de tricolores marca o encontro do técnico Rogério Ceni contra o time em que é ídolo da torcida. A equipe cearense perdeu na estreia, por 2 a 0, para o Athletico Paranaense. Já os paulistas debutam na competição, pois o confronto com o Goiás foi adiado pela primeira rodada após 10 jogadores do Esmeraldino serem diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19).

O segundo jogo de quinta é Internacional e Santos, às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Beira-Rio. O Colorado venceu o Coritiba por 1 a 0 fora de casa, e agora tenta a segunda vitória consecutiva dentro de Porto Alegre. O Santos de Cuca, por sua vez, empatou com o Bragantino, por 1 a 1, na Vila Belmiro.

Fechando a noite, o Vasco estreia em São Januário, às 20h (horário de Brasília), contra o Sport. Na primeira rodada, o time do técnico Ramon folgou porque o jogo com o Palmeiras foi adiado por conta das finais do Paulista. O Gigante da Colina trouxe cinco reforços para o Brasileirão, o último deles o lateral-esquerdo Neto Borges, emprestado do Genk (Bélgica). O Leão pernambucano tenta mais um resultado positivo, porque venceu o Ceará, por 3 a 2, na Ilha do Retiro na rodada inicial.

Veja Também  Covid-19: sindicato paulista cogita pedir paralisação do Brasileiro

Veja aqui a classificação atualizada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana