conecte-se conosco


Nacional

Polícia Militar proíbe uso de ‘mata-leão’ em abordagens no estado de São Paulo

Avatar

Publicado


source
mata-leão
Reprodução/Youtube

Decisão ocorre após polêmica durante abordagem no interior do estado no último dia 24

Nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou novas regras sobre a utilização de força durante abordagens no estado. De acordo com a revisão no manual de defesa pessoal da Polícia Militar, a imobilização conhecida como ‘mata-leão’ fica proibida.

Em nota, divulgada pelo portal G1, a Polícia Militar confirmou a nova diretriz sobre o uso do ‘mata-leão’ , ressaltando que sempre busca o aperfeiçoamento da prestação de serviços à sociedade: “Atualmente, a instituição realiza estudos para avaliar as técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos, sendo que a chave cervical não mais será empregada”.

Tal decisão ocorre após episódios envolvendo a prática e que viralizaram nas redes sociais. No último, ocorrido no dia 24 de julho, um jovem negro da cidade de João Ramalho, no interior do estado , foi imobilizado e sufocado durante abordagem.

Na ocasião, a PM informou que a força utilizada na abordagem foi “moderada” e alegou comportamento suspeito do rapaz, que pilotava uma motocicleta sem placa nem documentação .

Comentários Facebook

Nacional

Suspeito de estuprar os sobrinhos de 3 e 5 anos é preso

Avatar

Publicado


source
Sirene
Creative Commons

Polícia não encontrou indícios do envolvimento de outros familiares no caso.

Um homem de 40 anos foi preso pela polícia na última terça-feira (4) suspeito e ter estuprado seus dois sobrinhos, de 3 e 5 anos de idade. Ele também teria gravado o abuso e compartilhado as imagens na internet. Os crimes aconteceram no começo do ano, na Zona Leste de São Paulo.

De acordo com a Polícia Federal (PF), a Interpol da França localizou um fórum no qual apareciam vídeos de duas crianças sendo abusadas em São Paulo. A PF conseguiu identificar o suspeito, que é casado e não tem filhos.

Através de nota, a polícia disse que o “aprofundamento das investigações” permitiu verificar que o suspeito “se valia da convivência íntima com as crianças para encontrar oportunidades para estuprá-las, filmá-las e divulgar os arquivos em fórum da internet frequentado por pedófilos”.

As investigações não encontraram indícios de participação de outros parentes. Agentes ainda tentam descobrir se o material filmado era vendido ou trocado por outros conteúdos similares.

A publicação de imagens de pornografia infantil prevê pena de 3 a 6 anos de reclusão. Já para o crime de estupro de vulneráveis, a pena varia de 8 a 15 anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Bombeiros combatem há dois dias incêndio em Parque Nacional do Rio de Janeiro

Avatar

Publicado


source
incêndio
Divulgação Bombeiros

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos pode ter sido causado por balão

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro combate há dois dias um incêndio florestal de grandes proporções no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). O parque tem 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, na região serrana do Rio de Janeiro.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 70 profissionais, incluindo bombeiros militares, guarda parques, brigadistas e agentes de órgãos externos trabalham em três frentes para extinguir as chamas na área de proteção ambiental.

A operação conta ainda com o apoio de 16 viaturas e uma aeronave. Também participam da ação integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Defesa Civil e da Guarda Civil de Petrópolis.

O ICMBio informou que ainda não foi identificada a causa do incêndio, que começou na parte alta do parque na trilha da travessia Petrópolis-Teresópolis, na área do Chapadão, próximo da Pedra do Morro do Açu, o que só vai ocorrer após perícia da Polícia Civil. Há suspeita de que o fogo pode ter começado com a queda de um balão .

O instituto acrescentou que o fogo foi detectado no inicio da manhã de ontem (4). A estimativa é que cerca de 100 hectares já tenham sido atingidos pelo incêndio.

“Toda a Brigada de Incêndio do parque (ICMBio) está empenhada no combate, estamos trabalhando com apoio da Brigada de incêndio do Ibama do Inea/RJ, Defesa Civil de Petrópolis e Guarda Patrimonial Ambiental de Petrópolis, além do apoio do CBMERJ, contamos também com apoio de 1 helicóptero dos Bombeiros”, disse o ICMBio.

Parque

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral , subordinada ao ICMBio, com amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

O Parnaso foi criado no dia 30 de novembro de 1939 e é o terceiro parque mais antigo do país . É um local que costuma ser procurado para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel e para visitas às cachoeiras. Conforme o ICMBio, o parque tem a maior rede de trilhas do Brasil, com mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade, desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, à pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 quilômetros de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Ainda segundo o ICMBio, o Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas que só existem no local.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana