conecte-se conosco


URGENTE

Fiocruz vai produzir 100 milhões de doses de vacina contra covid-19

Avatar

Publicado

 

.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, e a farmacêutica britânica AstraZeneca assinaram ontem (31) um termo que dará base para o acordo de transferência de tecnologia entre os laboratórios e a produção de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança. O medicamento está sendo desenvolvido pela empresa do Reino Unidos em conjunto com a Universidade de Oxford e já está em fase de testes clínicos no Brasil e em outros países.

O acordo entre Fiocruz e AstraZeneca é resultado da cooperação entre os governos brasileiro e britânico, anunciado em 27 de junho pelo Ministério da Saúde. A assinatura do acordo de encomenda tecnológica está prevista para a segunda semana de agosto e deve garantir o acesso a 30 milhões de doses da vacina entre dezembro e janeiro de 2021 e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres do próximo ano.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que prevê um repasse de R$ 522,1 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos, para ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas. Outros R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de encomenda tecnológica. Os valores contemplam a finalização da vacina.

O memorando de entendimento assinado nesta sexta-feira (31) define os parâmetros econômicos e tecnológicos para a produção da vacina da covid-19 e, de acordo com o ministério, garante a incorporação da tecnologia em Bio-Manguinhos para que o Brasil tenha condições de produzir a vacina de forma independente.

A Fiocruz recebeu informações técnicas fornecidas pela AstraZeneca necessárias para a definição dos principais equipamentos para o início da produção industrial. A instituição brasileira também colocará à disposição sua capacidade técnica para a aceleração do escalonamento industrial da vacina junto a outros parceiros.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao mesmo tempo a Fiocruz constituiu um comitê de acompanhamento técnico-científico das iniciativas associadas às vacinas para a covid-19, com a participação de especialistas da Fiocruz e de instituições como as universidades de São Paulo (USP) e as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Goiás (UFG).

A vacina produzida por Bio-Manguinhos será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização, que atende o Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo com a AstraZeneca permitirá, além da incorporação tecnológica desta vacina, o domínio de uma plataforma para desenvolvimento de vacinas para prevenção de outras enfermidades, como a malária.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook

URGENTE

TSE SUSPENDE ELEIÇÃO E BOA ESPERANÇA VOLTA SER DISTRITO DE SORRISO

Avatar

Publicado

O mandado de segurança foi deferido pelo ministro Fachin até o julgamento do mérito.

Ministro defere o pedido de urgência para reconhecer a nulidade da resolução 2.469/2020 no TRE MT e de todos os seus efeitos, restituindo os eleitores dos municípios de Nova Ubiratã e Sorriso. O ministro suspendeu a emancipação e eleição do Distrito de Boa Esperança do Norte.

Na sua decisão o ministro diz que, a competência para realização desse juízo é do Tribunal de Justiça mato-grossense (art. 125, § 2o, da Constituição Federal c/c art. 96, inciso I, alínea ‘d’, da Constituição do Estado do Mato Grosso) e não do Tribunal Regional Eleitoral daquele Estado.
Revela-se, também por esse prisma, que a autoridade coatora agiu no transbordo de suas competências e, em assim o fazendo, impingiu ao ato impugnado a indelével pecha de manifestamente ilegal.
Ante o exposto, rejeito o ingresso na demanda dos litisconsortes passivos necessários indicados na petição inicial, rejeito igualmente os pedidos de habilitação dos litisconsortes ativos em razão da superação do marco temporal do art. 10, § 2o, da Lei no 12.016/09 e defiro o pedido de tutela de urgência para reconhecer a nulidade da Resolução no 2.469/2020, de 09.06.2020, do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso e de todos os seus efeitos, restituindo os eleitorados dos municípios de Nova Ubiratã e de Sorriso ao status quo anterior à mencionada Resolução.
Em observância do art. 3o, da Res. no 23.598/2019, remeta-se a presente decisão para imediata inclusão em pauta de plenário virtual.
Ocorrido o julgamento do referendo da decisão liminar, abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral Eleitoral, com urgência, dada a premência da matéria e a iminência da realização do pleito de 2020.

Comentários Facebook
Continue lendo

URGENTE

Empresário que desapareceu por dois dias é encontrado morto em Várzea Grande

Avatar

Publicado

O empresário Yvan Angelo Schwab, 77 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (3) no bairro Ipase, em Várzea Grande. Segundo as informações, o caso foi registrado como suicídio.

A Polícia Civil, contudo, não relatou a forma como a vítima foi encontrada.

O empresário havia desaparecido no dia 20 de julho e foi encontrado dois dias depois próximo à região das Águas Quentes, na BR-364. Na ocasião, Yvan havia saído de casa para o trabalho, em Cuiabá, e não chegou ao destino.

Naquele dia, ele teria passado a noite na comunidade Olho d’Água, que fica às margens da rodovia.

A equipe da Polícia Civil percorreu a rodovia, assim como familiares do idoso. Ele foi localizado em um restaurante de uma pousada na região das Águas Quentes, onde uma pessoa viu o cartaz sobre o desaparecimento e identificou o idoso. Familiares foram ao local e buscaram Yvan.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana