conecte-se conosco


CORONAVÍRUS

Técnica de enfermagem morre vítima da Covid em Várzea Grande

Avatar

Publicado

A técnica de enfermagem aposentada Zilza de Moura morreu nesta segunda-feira (13) vítima de Covid-19 em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19) e a Secretaria de Saúde e a Direção do Hospital Pronto Socorro Municipal confirmaram o falecimento da servidora.

A técnica de enfermagem foi uma das primeiras servidoras da instituição hospitalar inaugurada na década de 1980 pelo então prefeito, hoje senador da República, Jayme Veríssimo de Campos, e estava aposentada, mas sempre prestou relevantes serviços à instituição hospitalar, à cidade e à população de Várzea Grande.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID 19) e a Secretaria de Saúde e a Direção do Hospital Pronto Socorro Municipal, juntamente com a prefeita Lucimar Sacre de Campos lamentam informar o falecimento da servidora aposentada Zilza de Moura.
A técnica em enfermagem foi uma das primeiras servidoras da instituição hospitalar inaugurada na década de 80 pelo então prefeito, hoje senador da República, Jayme Veríssimo de Campos e se encontrava aposentada, mas sempre prestou relevantes serviços à instituição hospitalar, a cidade e a população de Várzea Grande.
A família de Zilza de Moura e a todos os servidores públicos, de uma maneira em geral, principalmente os da área de saúde e as famílias daqueles que perderam seus entes queridos, nossas condolências e a certeza de que Deus em sua eterna sabedoria abrigará a todos.

Comentários Facebook

CORONAVÍRUS

Morre professora da Barra do Bugre vítima de coronavírus

Avatar

Publicado

Uma professora da educação infantil de Barra do Bugres, morreu nessa quarta-feira (5) vítima do coronavírus (Covid-19).

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) lamentou o falecimento de Luzia Alves dos Santos. Professora da educação infantil na Escola 7 de Setembro, no Distrito de Assari, em Barra do Bugres, foi mais uma das vítimas da covid-19.

A professora Luzia Alves, Sula como era conhecida, tinha 51 anos de idade e mais de 25 anos na docência tanto no município e estado.

Ela estava em tratamento da Covid-19, há duas semanas, em Barra do Bugres. Porém, com o agravamento do quadro foi transferida para um leito de UTI em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

Comentários Facebook
Continue lendo

CORONAVÍRUS

Covid-19 usa enzima enganar sistema imunológico, diz estudo

Avatar

Publicado

 

Representação do coronavírus
Divulgação

Representação do coronavírus

Um estudo publicado, nesta sexta-feira (24), pela “Nature Communications” mostra que, com ajuda de uma enzima importante, o novo coronavírus (Sars-coV-2) consegue alterar-se geneticamente e não ser rastreado como um invasor.

A descoberta do mecanismo usado pelo coronavírus para não ser reconhecido pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamento contra a Covid-19 , dizem os autores da pesquisa.

De acordo com Yogesh Gupta, principal pesquisador pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio (UT Health San Antonio), eles analisaram a estrutura da enzima nsp16, que o vírus produz para modificar o seu RNA mensageiro.

“É uma camuflagem”, disse Gupta. “Por causa das modificações, que enganam a célula, o RNA mensageiro do vírus é considerado parte do código da célula, não um estranho”, explicou.

Os cientistas acreditam que desvendar a estrutura em três dimensões da nsp16 pode ajudar na produção de medicamentos, já que outras moléculas pequenas já foram encontradas pela ciência e conseguiram inibir a ação da enzima. Desta forma, o sistema imunológico atacaria diretamente o coronavírus invasor. Com informações do G1 .

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana