conecte-se conosco


Cuiabá

Quase 60% dos pacientes cuiabanos internados por Covid-19 tem entre 30 e 59 anos

Avatar

Publicado


.

Entre os dias 1º de abril a 4 de julho desde ano, 999 pessoas residentes em Cuiabá foram internadas por Covid-19. Dessas, 56,3% têm entre 30 e 59 anos, ou seja, são adultos em idade laboral, ou seja, que precisam trabalhar e, consequentemente, têm menos condições da fazer o isolamento social. Os idosos (pessoas acima de 60 anos) representam 38,4% do total de cuiabanos internados. Os jovens (pessoas entre 20 e 29 anos) representam 4,4% dos internados e as crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) apenas 0,8% dos que necessitaram acessar a rede de saúde de alta complexidade.

Conforme o Informe Epidemiológico nº 14, divulgado nesta semana, a média de idade dos internados foi de 54,3 anos em Cuiabá. Isso porque se somadas a faixa de pessoas entre 50 a 59 anos e a de pessoas com mais de 60 anos, temos 60,3% do total de internados. 

O levantamento também mostra que pouco mais da metade dos indivíduos internados eram do sexo masculino (52,9%) e que entre as 471 mulheres internadas, 39 estavam gestantes. 

Os dados apontam ainda que 84 profissionais de saúde precisaram ser internados por Covid-19, sendo 54,8% da área de enfermagem e 25% médicos. Essa categoria de profissionais representa 8,4% dos internados na Capital.

Comorbidades

Cerca de 43% dos pacientes internados por Covid-19, em Cuiabá, não referiram comorbidades. Entre as mais frequentes destacam-se a hipertensão (396 casos), cardiopatia (159 casos), diabetes mellitus (220 casos), pneumopatia (53 casos), doença renal crônica (58 casos) e neoplasia (26 casos). Os dados também se referem ao período entre 1º de abril a 4 de julho de 2020.

Informe Epidemiológico

Semanalmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), publica o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – pelo novo coronavírus em residentes de Cuiabá. 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Veja os dados do painel Covid-19 desta quarta-feira (5)

Avatar

Publicado


.

Nesta quarta-feira (5), Cuiabá tem 13.048 casos confirmados de Covid-19 de residentes no município e 2.586 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Dos confirmados, 3.028 já estão recuperados da doença e houve 588 óbitos de residentes e 271 de não residentes.

Na rede hospitalar há 283 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 200 na UTI e 83 em enfermaria. Também estão internados 160 pacientes com suspeita da doença, sendo 75 na UTI e 85 em enfermaria. Do total de pessoas internadas em UTI, 173 são de residentes em Cuiabá e 102 de residentes de outros municípios. Do total de internados em enfermaria/isolamento, 124 pessoas são de Cuiabá e 44 de outros municípios.

Hoje Cuiabá registrou mais 9 óbitos, chegando a um total de 588 mortes. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam profundamente estes óbitos.

Segue abaixo a relação dos óbitos de residentes em Cuiabá:

-Mulher, 77 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 05/08.

-Homem, 70 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão e problema cardiovascular. Foi a óbito em 04/08.

-Mulher, 79 anos, internada em hospital privado. Tinha problema cardiovascular. Foi a óbito em 05/08.

-Homem, 76 anos, internado em hospital privado. Tinha hipertensão, obesidade e problema renal. Foi a óbito em 04/08.

-Mulher, 55 anos, internada em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 04/08.

-Mulher, 80 anos, internada em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 04/08.

-Homem, 68 anos, internado em hospital público. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 05/08.

-Homem, 69 anos, internado em hospital privado. Não tinha comorbidade. Foi a óbito em 05/08.

-Homem, 77 anos, internado em hospital público. Tinha hipertensão. Foi a óbito em 05/08.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

A pedido do Ministério Público, Ordem Pública fiscaliza área verde no Distrito Industrial

Avatar

Publicado


.

Na tarde desta quarta-feira (5), agentes de regulação e fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública estiveram na Rua I, bairro Distrito Industrial, verificando uma denúncia encaminhada pelo promotor de justiça Gerson Barbosa, da Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental de Cuiabá, sobre poluição de uma área verde pertencente ao Município. 

No local, os fiscais constataram que as margens da via encontram-se poluídas com lixo jogado pelas pessoas, inclusive um para-choque de carro, e a vegetação encontra-se queimada, o que é crime ambiental, previsto na Lei federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos. O Código Sanitário da Capital também proíbe a utilização de terrenos como depósitos de lixo.

Apesar disso, não foi possível lavrar nenhum tipo de instrumento fiscal porque o autor das infrações não foi identificado. Por isso, o gerente de fiscalização Rafael Mestre destaca a importância da participação popular na identificação dos responsáveis por poluir o meio ambiente. “É de suma importância, para que a fiscalização possa identificar o infrator, indícios e pistas do infrator, por exemplo, a placa do veículo, do caminhão. Tirando a foto da placa e mandando pra gente, a gente consegue puxar quem é a empresa responsável, tanto a pessoa jurídica quanto física, para nós procedermos na ação fiscal”, explica. 

Denuncie

A população pode ajudar a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública pelo Disque-denúncia (65) 3616–9614, que atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos demais horários, finais de semana e feriado, as denúncias devem ser feitas pelo 190.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana