conecte-se conosco


Educação

Festival com mais de 2 mil atividades celebra os 100 anos da UFRJ

Avatar

Publicado


.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu 2.123 propostas de atividades para serem apresentadas durante o Festival do Conhecimento que começa amanhã (14) e vai até o dia 24 deste mês, para comemorar os 100 anos da instituição, completados este ano e, também, debater a pandemia do novo coronavírus que o Brasil e o mundo estão enfrentando no momento. 

Desse total, 581 projetos são lives (eventos pela internet ao vivo) e 1.542 são atividades gravadas. As inscrições para propostas já foram encerradas, mas para os ouvintes, elas se estenderão até a próxima segunda-feira (13), na página do festival na internet. Englobando projetos e ouvintes, o número de inscrições recebidas até o momento supera 7.400.

A pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, disse à Agência Brasil que o número de inscrições de atividades, propostas pelos alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados da universidade, inclusive, “foi surpreendente”. Estimou que o total de ouvintes “ainda deve crescer muito”.

Eventos temáticos, entrevistas, rodas de conversa, papo virtual, debates sobre ciência, cultura, enfrentamento à covid-19 compõem os projetos apresentados, informou Ivana. “Todos os temas da produção do conhecimento da UFRJ e muita coisa no campo da saúde. É o maior número de propostas, junto com ciências humanas”.

Sem contato

Ivana Bentes explicou que como as aulas presenciais estão suspensas devido à pandemia, “a gente ficou um pouco nessa angústia, com muitas ações de enfrentamento à covid [covid-19] sendo feitas nos hospitais universitários e no campo das pesquisas científicas que estão servindo de base para muitas questões. Mas a gente tinha os calouros que entraram e não tiveram contato com a universidade. Nós temos 67 mil estudantes sem contato com os professores”.

Daí a ideia de fazer o festival para promover um encontro da comunidade acadêmica, aberto, para mostrar o que a universidade está fazendo. “São ações de enfrentamento da covid [covid-19], mas são também ações de extensão no campo cultural, ações de cuidado, de apoio, de campanha, de redes de solidariedade e de produção científica, que também é o nosso forte”. Na avaliação da pró-reitora de Extensão, o festival significa um momento de celebração dos 100 anos e um encontro virtual entre a comunidade da UFRJ que alcança 80 mil pessoas entre alunos, professores e técnicos administrativos.

Para Ivana, o festival está mobilizando toda a comunidade acadêmica. São pessoas de todas as gerações que durante o festival terão a oportunidade de se apropriarem das tecnologias e experimentarem esse ambiente virtual, até se preparando para o retorno da UFRJ às aulas remotas, previstas para serem iniciadas no dia 13 próximo para cursos de graduação da Faculdade de Medicina. As atividades presenciais plenas só deverão ser retomadas quando as condições sanitárias permitirem. “A UFRJ não vai colocar ninguém em risco para sair do isolamento se a gente não tiver algo muito concreto, como uma vacina”, afirmou Ivana Bentes.

A programação do festival será iniciada às 9h, encerrando sempre às 19h30, com um show musical. O espetáculo do primeiro dia ficará por conta da cantora Elza Soares, que comemora este ano 90 anos de vida. O Festival do Conhecimento é gratuito e aberto para o público.

Edição: Aline Leal

Comentários Facebook

Educação

Complementação de inscrições da chamada única do Fies termina hoje

Avatar

Publicado


.

Candidatos pré-selecionados na chamada única para obter o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem fazer a complementação da inscrição até as 23h59 desta quinta-feira (6), na página do Fies . Nesta edição, 107.875 inscritos disputam 30 mil vagas, ofertadas em mais de 1,3 mil instituições de ensino superior.

Lista de espera

Quem não foi pré-selecionado nessa fase ainda pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente. A convocação da lista de espera vai até as 23h59 de 31 de agosto.

Programa

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.

 

Edição: Valéria Aguiar

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

UFRJ transfere para o dia 24 o início do período letivo remoto

Avatar

Publicado


.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) adiou para o dia 24 deste mês o início das aulas remotas do Período Letivo Excepcional (PLE). A previsão inicial indicava que as aulas seriam retomadas na próxima segunda-feira (10), porém, houve atrasos na aquisição dos chips de pacotes de dados para estudantes que não têm acesso à internet para acompanhar as atividades online.

O período letivo regular da UFRJ está suspenso desde 16 de março, por causa da pandemia de covid-19, iniciada apenas uma semana após o início das aulas nos campi. Com o adiamento do início do PLE, o término passou de 31 de outubro para 14 de novembro.

O planejamento do Grupo de Trabalho Pós-Pandemia da UFRJ previa o retorno das aulas de forma remota entre julho e setembro (https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/universidades-e-institutos-federais-do-rio-planejam-volta-aulas). No início de julho já haviam sido retomadas atividades como colação de grau e defesas remotas. O levantamento sobre a infraestrutura tecnológica da universidade e acesso dos estudantes e professores às ferramentas digitais indicou que 91% dos estudantes têm internet banda larga.

Para suprir a necessidade dos que não têm acesso à internet, a UFRJ lançou um edital para distribuir 13 mil kits de inclusão digital, com chip ou chip mais modem, e pacote de dados válido inicialmente por seis meses.

Até o dia 10 de agosto também estão abertas as inscrições para a seleção do Programa de Auxílios da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da UFRJ, com um total de 1.110 vagas para benefícios nas áreas de alimentação, transporte, educação infantil, material didático e moradia. O edital está disponível na internet.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana