conecte-se conosco


Internacional

Venezuela fará eleição para novo Parlamento em 6 de dezembro

Avatar

Publicado


.

A Venezuela vai realizar eleição em 6 de dezembro para escolher os novos integrantes do Parlamento, informou o Conselho Eleitoral do país nessa quarta-feira (1º). Oposição diz que votação será fraudada em favor do Partido Socialista.

A oposição controla o Parlamento desde 2016, e o atual chefe do Legislativo, Juan Guaidó, foi reconhecido por dezenas de países como o legítimo líder do país após a acirrada reeleição de 2018 do presidente Nicolás Maduro.

“Anunciamos para 6 de dezembro de 2020 o processo eleitoral da Assembleia Nacional para o período 2021-2026”, disse a chefe do Conselho Eleitoral, Indira Alfonzo, em uma transmissão na televisão.

A oposição se recusa a reconhecer as decisões do Conselho Eleitoral recentemente nomeado, alegando que ele foi ilegalmente designado pelo Supremo Tribunal de Justiça pró-governo.

“Os venezuelanos não participarão de uma farsa, como em maio de 2018”, escreveu Guaidó no Twitter, referindo-se à reeleição de Maduro que foi amplamente boicotada pela oposição. “Escolhemos viver com dignidade e democracia.”

Os críticos de Maduro também observam que o tribunal interveio na liderança dos principais partidos da oposição, colocando-os nas mãos de membros dos grupos que foram expulsos por acusações de que eram aliados dos governistas.

Comentários Facebook

Internacional

Coreia do Norte: 1º caso suspeito de covid-19 teve teste inconclusivo

Avatar

Publicado


.

Os resultados do teste realizado pela Coreia do Norte em um homem suspeito de ser o primeiro caso de coronavírus no país foram inconclusivos, embora as autoridades locais tenham colocado em quarentena mais de 3,6 mil pessoas que tiveram contato primário e secundário com ele, informou à Reuters a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 26 de julho, a Coreia do Norte anunciou ter declarado estado de emergência e colocado em quarentena a cidade fronteiriça de Kaesong, após uma pessoa ter desertado para a Coreia do Sul há três anos, atravessado a fronteira fortificada e retornado ao país. A mídia estatal disse que ela tinha sintomas de covid-19.

Na ocasião, a imprensa estatal não esclareceu se o homem foi testado para a doença, afirmando que “resultados incertos foram obtidos após diversas avaliações médicas”. Mas o líder norte-coreano, Kim Jong Un, declarou: “pode-se dizer que o vírus entrou no país”.

Se confirmado, o caso seria o primeiro oficialmente reconhecido por autoridades norte-coreanas, embora a mídia reafirme que nenhuma infecção foi relatada no país até o momento.

“A pessoa foi testada para covid-19, mas os resultados foram inconclusivos”, disse o médico Edwin Salvador, representante da OMS na Coreia do Norte, em comentários enviados à Reuters por e-mail.

Comentários Facebook
Continue lendo

Internacional

Nova York reforça fiscalização de quarentena

Avatar

Publicado


.

A cidade de Nova York colocará postos de controle para covid-19 nos principais pontos de entrada, para garantir que os viajantes de 35 estados com surtos cumpram a quarentena de 14 dias, disse o prefeito Bill de Blasio nessa quarta-feira (5).

A medida ressalta a determinação onde antes era o epicentro da pandemia nos Estados Unidos (EUA), para impedir o ressurgimento de casos, como visto em outros lugares. Enquanto os casos caem 5% em todo o país, eles subiram na última semana em Oklahoma, Montana, Missouri e em mais 17 estados.

Em média, mil pessoas estão morrendo a cada dia nos Estados Unidos por covid-19. Atualmente, o número de mortos no país ultrapassa 157 mil, com aproximadamente 4,8 milhões de casos registrados.

“Os viajantes provenientes desses estados receberão informações sobre a quarentena e serão lembrados de que isso é obrigatório, e não opcional”, afirmou De Blasio em entrevista coletiva. Ele acrescentou que, em certas circunstâncias, as multas por não observar a ordem de quarentena podem chegar a US$ 10 mil. 

O Gabinete do Xerife, em coordenação com outras agências policiais, começará a implantar postos de controle nas principais passagens de pontes e túneis na cidade de Nova York.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana