conecte-se conosco


Carros

Veja as diferenças entre o Toyota Corolla de corrida e o de rua

Avatar

Publicado


source
Toyota Corolla
Luis França / Divulgação

Toyota Corolla Stock Car motor V8 no lugar do de quatro cilindros e uma série de diferenças em relação ao sedã convencional

A temporada 2020 da Stock Car segue sem data para começar. A expectativa era que ela tivesse início no próximo fim de semana (4 e 5), com uma etapa em Cascavel (PR), que acabou cancelada ainda por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Péssima notícia para os fãs, que pela primeira vez em anos poderiam ver uma disputa entre carros de verdade (ou quase). No caso, os sedãs médios Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.

LEIA MAIS: Por que o Corolla vende mais que os rivais?

Os novos carros serão o principal destaque desta temporada da Stock Car. Diferente de anos anteriores, quando traziam uma “bolha” de fibra de vidro que apenas lembrava um automóvel “real”, os novos são estruturalmente mais próximos dos Chevrolet Opala e Omega usados no passado pela categoria, trazendo a carroceria que traz as mesmas chapas laterais e o teto do Toyota Corolla de rua

Componentes como portas e capô seguem o mesmo formato, mas são feitas em fibra de vidro. Por outro lado, acessórios — como faróis funcionais e lanternas — e até o para-brisa (embora blindado, por motivo de segurança) são exatamente os mesmos disponíveis no mercado.

Toyota Corolla
Divulgação

Toyota Corolla 2020 tem alguns detalhes que dão um aspecto esportivo ao sedã, como os defletores de ar nas laterais

De acordo com Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time, que vai disputar a Stock Car deste ano com o Toyota Corolla, embora essa mudança não imponha uma grande mudança na rotina de manutenção — já que boa parte dos profissionais da categoria teve experiência anteriores com carros de turismo — a carroceria de lata criou alguns obstáculos no desenvolvimento do novo carro.

Veja Também  Como é andar em um caminhão da Mercedes com mais de 30 toneladas

LEIA MAIS: Corolla seminovo ou Yaris zero quilômetro: qual compensa mais?

“Um desafio, por exemplo, foi resolver a questão do arrefecimento do motor mantendo a grade frontal original. Um problema que não existia anteriormente, quando havia liberdade para trabalhar sem a limitação da carroceria original”.

A estrutura tubular com crash box em fibra de carbono foi mantida nos novos Stock, inclusive com os conjuntos de suspensão independentes do tipo “duplo A” na dianteira e traseira. Mas com entre-eixos reduzido para 2,74 m para permitir o uso das carrocerias originais quase sem modificações.

Corolla
Luis França / Divulgação

Toyota Corolla que compete na Stock Car tem bastante alívio de peso e baixo centro de gravidade

Não espere ver sob o capô variações preparadas dos motores de quatro cilindros originais e os câmbios automáticos: tanto o Corolla quanto o Cruze usam motores V8, que embora sejam de fornecedores diferentes para cada modelo, são capazes de desenvolver os mesmos 550 cv com o ” push-to-pass “.

O câmbio é sequencial de seis marchas. Desenvolvida para uso em competições, traz embreagem multidisco e trocas no volante por meio de um sistema eletro-hidráulico. Outras curiosidades são os freios — que diferente do que se espera emprega discos de aço e pastilhas produzidas por uma empresa nacional — e o sistema de direção hidráulica no lugar da elétrica, que pode parecer um anacronismo nas ruas mas ainda se mostrou a escolha mais acertada para o carro de pista.

Veja Também  Aceleramos a nova linha Audi RS e R8 até o limite e a exaustão

Mesmo fabricante 

Corolla
Newspress

Versão mais interessante do Toyota Corolla é a híbrida, com motor a combustão que funciona com outro elétrico

Diferente de categorias como a Fórmula 1, em que cada equipe desenvolve a sua máquina, tanto o Corolla quanto o Cruze são encomendados pela Vicar (a organizadora da Stock ) e produzidos pela empresa JL — a mesma responsável pelos carros de anos anteriores —, e fornecidos para as equipes. Combustível e lubrificantes também são de um mesmo fornecedor oficial.

Embora esse arranjo limite a participação de mais de uma empresa de lubrificantes no uso da competição como laboratório de desenvolvimento, Pedro Sachet, consultor técnico da Texaco Lubrificantes, destaca que ainda há espaço para o feedback das pistas.

LEIA MAIS: Toyota Corolla Hybrid x VW Golf GTE: uma briga eletrizante

“O desenvolvimento tecnológico em lubrificantes está muito calçado na redução de emissões. Atualmente, esta não é uma preocupação na Stock. Mas é uma tendência e poderá vir a ser no futuro. E essa proximidade entre carros de pista e de rua vai ajudar”, destacou o chefe da equipe Full Time sobre o Toyota Corolla .

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook

Carros

Suzuki Vitara de nova geração chega até o fim do ano com motor híbrido

Avatar

Publicado


source
Suzuki
Divulgação

Suzuki Vitara de nova geração ainda não teve imagens reveladas, mas a montadora já disse sobre as novidades para a imprensa asiática

Após cinco anos de mercado, o Suzuki Vitara atual dará sucessão ao novo modelo 2021, que recebe importantes atualizações. Conforme adianta a imprensa da Ásia, a fabricante japonesa prepara a chegada da novidade até o fim do ano no mundo, com grandes chances de lançar em outubro, estreando os mais recentes padrões tecnológicos e estéticos da categoria.

O Suzuki Vitara fica maior, mais tecnológico e com visual mais moderno. Ainda assim, um de seus maiores destaques fica por conta do sistema de propulsão híbrido-leve. Tal como o novo Swift, deverá adicionar esportividade e apelo, por meio de linhas mais arrojadas.

Ao que tudo indica, o SUV híbrido terá comprimento de 4,20 metros, enquanto a largura de 1,77 m passará para 1,78 m e a altura de 1,61 m para 1,62 m. A distância entre-eixos, porém, será mantida em 2,50 metros, já que a plataforma será basicamente a mesma.

Veja Também  Novo Kia Sonet é misto de SUV compacto e hatch aventureiro

Migrando para os conjuntos mecânicos, a principal novidade ficará por conta da adoção do motor 1.4 K14D Boosterjet de 129 cv, equipado com um sistema híbrido-leve de 48 volts, com motor elétrico e bateria. O objetivo é auxiliar nas acelerações do Suzuki Vitara , diminuindo a demanda por parte do motor a combustão, algo que aumenta a economia de combustível e reduz as emissões. Outra vantagem do SUV japonês é que ele é capaz de aproveitar as desacelerações para recarregar as baterias.

Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Carros

Hyundai Creta 2021 ganha versão Smart Plus por R$ 91.590

Avatar

Publicado


source
Hyundai Creta
Divulgação

Hyundai Creta Smart Plus: nova versão do SUV compacto vem com itens da versão mais cara, como as rodas de aro 17 polegadas

O Hyundai Creta 2021 começa a ser oferecido nas concessionárias na nova versão Smart Plus. Posicionada na linha acima das configurações Attitude e Action, estreia com preço de tabela de R$ 91.590.

Equipada com o motor 1.6 flex, de 130 cv e câmbio automático de seis marchas, a nova versão do Hyundai Creta chega para ocupar o espaço das configurações Smart e Pulse Plus, que deixam de ser oferecidas.

A lista de equipamentos do Creta Smart Plus traz rodas de 17″ com acabamento diamantado, faróis de neblina, DRL de LED, ar-condicionado automático digital, sistema multimídia Blue Media com tela de 7″ e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, monitor de pressão dos pneus e bancos com revestimento parcial em couro.

A lista de itens de série da nova versão do SUV compacto segue com controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controlador automático de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis e alarme.

Veja Também  Novo Kia Sonet é misto de SUV compacto e hatch aventureiro

O Hyundai Creta Smart Plus está disponível nas cores Preto Onix, Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk. Confira abaixo a tabela de versões e preços do Creta 2021.

Versão Motor e Câmbio Preço (R$)
Attitude 1.6 / 6MT R$ 75.990
Action 1.6 / 6AT R$ 79.990
Smart Plus 1.6 / 6AT R$ 91.590
Limited 1.6 / 6AT R$ 99.990
Prestige 2.0 / 6AT R$ 108.990


Fonte: IG CARROS

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana