conecte-se conosco


Nacional

Em depoimento à PF, blogueiro bolsonarista nega articular atos antidemocráticos

Avatar

Publicado


source
Oswaldo Eustáquio
Reprodução/Instragram/eustaquio_oswaldo

Oswaldo Eustáquio (direita com Eduardo Bolsonaro (esquerda)

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso no último dia 26 de junho por ordem do ministro Alexandre de Moraes, negou, em depoimento concedido à Polícia Federal – nesta quinta-feira (2) – que tenha planejado ou participado de atos antidemocráticos, que defendem o fechamento do STF ou intervenção militar.

O blogueiro está preso por ser suspeito de participar ativamente da organização e financiamento de tais atos antidemocráticos. Segundo a Procuradoria Geral da República, Oswaldo Eustáquio “se inclui tanto no núcleo produtor de conteúdo, como se relaciona com os operadores de pautas ofensivas ao Estado Democrático de Direito”.

O blogueiro bolsonarista já teve a prisão prorrogada por Moraes, sob a justificativa de poder interferir nas investigações.  O bolsonarista admitiu ter relações pessoais com outros investigados no inquérito, como a extremista Sara Winter, Fernando Lisboa, Allan dos Santos e o empresário Otavio Oscar Fakhoury, mas negou que trate de questões profissionais como eles.

Segundo o relatório da PF, o blogueiro não “participou de manifestações antidemocráticas, que tenham incentivado atos contra as instituições”, mas sim que “participou de manifestações pelo Brasil, pelas instituições, pela manutenção da tripartição dos poderes e pela intervenção popular”.

Comentários Facebook

Nacional

Naja de Brasília: PMS são afastados de investigações sobre tráfico de animais

Avatar

Publicado


source
cobra
Ivan Mattos/Zoo de Brasília

Ensaio fotográfico da cobra naja que picou estudante de 22 anos

Dois oficiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal foram afastados da corporação nesta quarta-feira (5) por suspeita de atrapalhar investigações sobre tráfico de animais iniciada a pós picada de naja em estudante .

Segundo a polícia, os afastados foram o comandante Joaquim Elias Costa e o capitão Cristiano Dosualdo Rocha. Os dois ficarão limitados a fazer trabalhos administrativos até o fim das investigações da Operação Snake .

Joaquim e Cristiano são suspeitos de atrapalhar as investigações do crime. Uma das motivações para a desconfiança em torno do comando do batalhão ambiental é o fato de que os policiais chegaram ao local no qual a naja que picou o estudante Pedro Krambeck foi abandonada um minuto após ela ser deixada no local.

Esse não é o primeiro afastamento de funcionário de órgão público após o início das investigações sobre tráfico de animais no Distrito Federal. Poucas semanas após a picada da naja no estudante Pedro Krambeck,  uma funcionária do Ibama também foi retirada do cargo por suspeita de emitir licenças ilegais facilitando o transporte das serpentes.

Uma professora do estudante investigado também foi afastada da função  após troca de mensagens sugerindo que animais nativos fossem soltos na natureza. Até o momento, Pedro Krambeck e o amigo dele, Rafael Ribeiro, foram presos temporariamente, mas soltos após emissão de habeas corpus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Covid-19 cresce 82% no sistema prisional em 30 dias, aponta CNJ

Avatar

Publicado


source
Unidade prisional.
Agência Pública

Unidade prisional.

Só nos últimos 30 dias o número de infectados pelo novo coronavírus (Sars-coV-2) no sistema prisional teve um aumento de 82,3%, chegando a 19.683 casos e 150 óbitos. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (06), pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O levantamento aponta que, das 27 unidades da Federação Brasileira, apenas 21 apresentaram atividades de seus comitês de combate à  Covid-19 .

Sobre os índices de testagem, dados de Tribunais de Justiça de 26 estados mostram que foram realizados 25.573 testes para a Covid-19 em pessoas presas no Brasil, cerca de 3,5% da população carcerária no país. Entre servidores, esse número é de 23.594 exames, 18,5% do total brasileiro.

No caso do sistema socioeducativo, que abrange menores de idade, houve testagem de 3.914 adolescentes privados de liberdade e em 8.173 trabalhadores dessas unidades, em 22 estados.

Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina são os estados com maior aumento de infectados nessa população, além de São Paulo . Sob comando do governador João Doria (PSDB), a região mudou seu método de contagem, incluindo resultados de testes rápidos, o que aumenta registro de ocorrências. Com informações do Uol .

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana