conecte-se conosco


Tecnologia

Índia bane TikTok e outros aplicativos chineses; entenda

Avatar

Publicado


source

Olhar Digital

TikTok
Divulgação

Tiktok é banido da Índia


O Ministério da Tecnologia da Informação na Índia baniu o TikTok e outros 58 apps chineses, citando “informações de que eles estão engajados em atividades que são prejudiciais à soberania e integridade da Índia, à segurança do estado e à ordem pública”.


Entre outros apps afetados pela medida estão o Mi Chat e Mi Video Call (da Xiaomi ), WeChat e QQ (da Tencent) e do Baidu. O TikTok é um imenso sucesso na índia, com mais de 200 milhões de usuários no país. Sua desenvolvedora, a ByteDance, esperava atingir a marca de 300 milhões de usuários até o final do ano.

Uma disputa territorial entre a China e a Índia pela posse de uma região desabitada no vale da Galwan, no estado de Ladakh, está acirrando um sentimento antichinês no país. No início do mês o Google removeu da Play Store um app  que procurava e removia apps chineses dos smartphones de seus usuários. Chamado “Remove China Apps”, ele  chegou à marca de 5 milhões de downloads poucas semanas após seu lançamento.

Segundo o TechCrunch, os apps chineses banidos pelo governo indiano ainda estão disponíveis em lojas como a Play Store e App Store . Ainda não está claro como o governo indiano irá impor ou fiscalizar a sanção.

Comentários Facebook

Tecnologia

Primeira rede de Wi-Fi gratuita é instalada em Heliópolis

Avatar

Publicado


source
Wi-Fi
Divulgação

Wi-Fi gratuito é distribuído em Heliópolis


A primeira rede de Wi-Fi gratuita foi lançada em Heliópolis, na capital paulista. Chamada de NoFluxxo, a rede está espalhada em pontos estratégicos da comunidade, alcançando quase 30 mil moradores com internet de qualidade. 


A iniciativa foi criada pela Outdoor Social, empresa de publicidade que pretende expandir o projeto para mais 14 comunidades brasileiras. O Wi-Fi de Heliópolis é um projeto piloto, que funciona em parceria com a Associação de Moradores.

Para usar o Wi-Fi , é só procurar pela rede NoFluxxo e fazer um cadastro. Diversos pontos estratégicos da comunidade possuem antena para a rede, que tem alcance de 70 metros. 

Para viabilizar o projeto, a solução foi publicidade . “Nós encontramos uma forma de democratizar o acesso à internet de qualidade nas comunidades, por meio do patrocínio de marcas”, conta Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social. 

Em troca da rede gratuita, os moradores da comunidade fornecem dados no cadastro, que são utilizados pela empresa para vender publicidade. “As classes C, D e E representam 76% da população brasileira, mas são constantemente negligenciadas em planejamentos de comunicação, muito focados atualmente em mídias exclusivamente digitais, que simplesmente não chegam a esse público”, diz Emilia.

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

WhatsApp, Instagram e Messenger começam a ser integrados, aponta vazamento

Avatar

Publicado


source

Olhar Digital

Facebook WhatsApp
Reprodução

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook


Mark Zuckerberg confirmou no ano passado que pretendia unificar os seus três mensageiros – WhatsApp , Facebook Messenger e Instagram Direct – possibilitando que usuários de um conversassem com contatos em outro. Após um tempo sem novidades, algumas informações sobre a fusão começaram a surgir.


O site WABetaInfo, que costuma ter informações quentes sobre novidades do WhatsApp, listou alguns registros recentes sobre a integração dos aplicativos. Os primeiros detalhes vieram do desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que postou imagens no Twitter mostrando uma novidade dentro do Instagram.

No caso, o app ganharia uma espécie de atalho para o Messenger – mas ainda não uma integração entre contatos e conversas. A função seria direcionar o usuário para fazer o download do Messenger e conversar com os amigos por lá.


Em outra imagem divulgada por Paluzzi, é possível identificar tabelas de bancos de dados locais sugerindo que algum tipo de integração entre Messenger e WhatsApp já está em andamento. Não seria ainda a possibilidade de continuar conversas de um em outro, e sim algumas funções como a opção do Messenger identificar contatos bloqueados no WhatsApp.

O WABetaInfo destaca alguns desafios que o Facebook pode estar enfrentando para tornar a integração real. A rede social precisaria definir uma maneira de enviar conteúdo de um app para um servidor para que ele seja acessado por outro, ao mesmo tempo que precisa manter a criptografia de ponta a ponta que já existe no WhatsApp.

Assim, é pouco provável que os aplicativos tornem-se um só em um futuro próximo. Isso sem contar que, depois de tanto tempo sem falar nada, o Facebook pode ter simplesmente abandonado os planos de união entre seus mensageiros.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana