conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola de Governo aumenta em 500% oferta de vagas para cursos a distância

Avatar

Publicado


.

A Superintendência da Escola de Governo, unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), registrou um crescimento de 500% do número de vagas ofertadas para cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), somente no primeiro semestre de 2020.

A lei da oferta e da procura explica esse aumento, que foi alavancado pela crescente demanda dos servidores públicos por cursos, treinamentos, capacitações, entre outros meios de ensino disponibilizados a distância pela Escola de Governo.

Nos primeiros seis meses deste ano, 4.200 vagas foram disponibilizadas, ante as 700 no mesmo período de 2019. Onze turmas foram formadas e seis cursos realizados, cinco deles com foco em noções básicas de gestão pública e um voltado para a gestão sistêmica.

A procura foi maior entre os servidores lotados em órgãos do Executivo no interior do Estado. Antes do aumento das vagas, 15% das inscrições para o EAD correspondiam ao interior. Atualmente, essa parcela representa 52% do total de inscritos.

A avaliação de reação preenchida pelos servidores após os cursos indicou que 75% deles classificam as ofertas como boa ou ótima, 85% recomendam para outro funcionário público e 80% declararam que o aprendizado irá melhorar a sua atividade de prestação de serviços públicos.

“Os projetos que vêm sendo executados pela Escola de Governo possuem grande aderência à política de gestão de pessoas deste governo, cujo propósito é elevar a modernização e a qualificação do servidor na prestação de serviços públicos para a sociedade”, disse o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

De acordo com o superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro, o aumento das vagas consiste na adequação da oferta de cursos a demanda. “Começamos com turmas de 100 alunos, depois elevamos para 200 e por fim fomos para 300 vagas. Isso ocorreu porque sempre há mais inscrições que o número de vagas ofertadas e, atualmente, as 300 são insuficientes, pois há uma procura de 400 vagas por curso. Esse aumento beneficia o interior, cumprindo melhor o propósito do ensino a distância”, afirmou.

Josué destacou como fundamental o suporte dado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag, que tem ajudado a melhorar a oferta de cursos online, inclusive expandindo os recursos de TI dedicados à essas atividades; para o aumento do número de vagas.

Todas as ofertas de EAD são realizadas em ambiente virtual de aprendizagem similar ao utilizado pelas melhores instituições de ensino a distância do país. Os servidores em isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, que se enquadram no disposto na Instrução Normativa n° 08/2020, também estão sendo atendidos pelos cursos a distância.

Para o segundo semestre de 2020, a Escola de Governo irá ofertar sete novas turmas referentes a seis cursos, contabilizando mais 2.800 vagas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mais 20 UTIs na Santa Casa estão prontas e serão entregues nesta sexta-feira (10.07)

Avatar

Publicado


.

O Governo do Estado finalizou o processo de abertura das 20 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para casos de covid-19 no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, nesta quinta-feira (09.07).

A abertura segue à risca o planejamento de abertura de leitos, que foi entregue à Justiça Estadual. As UTIs estarão à disposição para receber pacientes a partir desta sexta-feira (10.07), ocasião em que todos os profissionais de Saúde já estarão aptos a gerenciar os leitos.

O governador Mauro Mendes explicou que a estrutura física das 20 UTIs foi finalizada há alguns dias, mas ainda não havia como disponibilizar os leitos em razão da falta de profissionais de Saúde.

“Os EUA, que é o país mais rico do mundo, está com dificuldade de contratar profissionais. Temos equipamentos, mas cadê os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas? Estamos com dificuldades para contratar médicos, tentamos contratar de empresas de fora do estado. É um momento muito difícil, mas se Deus quiser nós vamos superar”, ressaltou.

A diretora da Santa Casa, Patrícia Dourado Neves, registrou que a dificuldade em contratar profissionais capacitados para atender aos casos de coronavírus não é exclusiva de Mato Grosso.

“Hoje nós temos muitos profissionais afastados pela doença ou por outras razões. Mas temos dificultades para encontrar profissionais habilitados para atuar na linha de frente, que são os profissionais com habilidade técnica para manuseio de área respiratória, manuseio de ventiladores mecânicos, protocolos mais invasivos. Profissionais com essa expertise são os mais experiemntes, e muitos estão afastados. Temos dificuldades diuturnamente para preencher o quadro, que é uma dificuldade a nível de país”, lamentou.

Além dessas 20, o Governo do Estado já criou outras 50 novas UTIs para a covid-19 na Santa Casa e mais 40 no Hospital Metropolitano em Várzea Grande. A previsão é que ainda este mês o Estado abra 94 novas UTIs covid em todas as regiões de Mato Grosso, além de custear outras 159 que as prefeituras se comprometeram em abrir.

Esforço para contratação

No momento, há um edital aberto para a contratação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e maqueiros, para atender a demanda nos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Cáceres, Colíder, Rondonópolis, Hospital Metropolitano e Hospital Estadual Santa Casa.

Além disso, outro edital foi aberto nesta semana visando a contratação de 24 médicos para atuar no Centro de Triagem e Diagnóstico da Covid-19, em Cuiabá, que começará a atender nos próximos dias. As inscrições podem ser feitas por meio do link: cadastro.mt.gov.br

O Governo do Estado também vai enviar ainda nesta quinta-feira um projeto de lei à Assembleia propondo que os profissionais contratados da Saúde que porventura contraiam a covid-19, possam continuar a serem pagos enquanto estão em período de recuperação, de forma a não ficarem desassistidos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Homem é detido em flagrante por tentativa de furto

Avatar

Publicado


.

Policiais militares da 1ª Companhia Santa Rosa prenderam na madrugada desta quinta-feira (09.07), um homem por tentativa de furto, no bairro Jardim Cuiabá.

Quando a equipe chegou ao local, já encontrou o suspeito rendido pelo dono da casa. O proprietário disse que o suspeito carregava uma faca na cintura e, já tinha separado alguns objetos. Ele acrescentou que a casa estava desocupada, mas possui sistema de  alarme e segurança privada.

Com o acionamento do sistema, ele foi ao local e encontrou o criminoso e acionou a PM. O suspeito não apresentou resistência.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana