conecte-se conosco


Meu Pet

Dermatite atópica canina: sintomas, cuidados e agravantes

Avatar

Publicado


source

O frio pode trazer muitas doenças para os animais de estimação, principalmente as respiratórias. Mas o que muitos donos não imaginam é que outros problemas também podem acometer nossos pets, como a dermatite atópica canina

Para explicar mais sobre a doença, o médico veterinário e gerente técnico da Virbac, Ricardo Cabral, responde algumas perguntas que podem ajudar os tutores a identificarem e cuidarem do problema em seus cães.

Segundo o profissional, não existe cura para a dermatite. “O objetivo do tratamento é baseado, portanto, em controle dos sintomas, mas caso o cão entre em contato com o alérgeno durante o manejo terapêutico, os sintomas podem voltar.”

Ou seja, o mais importante é investir em medicamentos e alimentos que deixem a pele do animal mais resistente. “Shampoos hidratantes, óleos essenciais e medicamentos que diminuam a ação do sistema imune, como corticoides são os mais utilizados”, explica.  Mesmo assim, é preciso ficar de olho nos efeitos colaterais que esses remédios podem trazer. 

cachorro
Shuttersock

Coceira em cães pode ser dermatite atópica

E, por mais que no calor os animais acabem se coçando mais por causa da proliferação de pulgas e outros parasitas, estações frias também são um gatilho para a piora dos sintomas da dermatite, que muitas vezes é confundida com os motivos citados anteriormente.

Com o tempo mais seco e banhos mais quentes, os cães podem desenvolver mais alergia do que antes. “A pele quando desidratada fica mais sujeita à penetração de alérgenos e coça mais. Controlar a temperatura da água e do secador é muito importante, mas fundamental é escolher corretamente os produtos para o banho como shampoos, condicionadores e pipetas de óleos essenciais”, ressalta Ricardo.

É muito importante ficar de olho no seu animal de estimação e saber diferenciar uma alergia à picadas ou alimentos, por exemplo, da dermatite atópica. “Para chegar ao diagnóstico, é preciso primeiro eliminar as outras possibilidades de doenças onde os cães também se coçam muito como sarnas, infecções de pele”, diz o veterinário. “É sempre necessária a avaliação de um médico veterinário, que irá proceder com os exames e condutas necessárias para chegar ao diagnóstico correto”, completa.

Para aliviar a coceira, além de recorrer ao tratamento receitado pelo seu veterinário de confiança, o ideal é seguir as orientações citadas por Ricardo, utilizando shampoos, cremes e óleos específicos para este tipo de problema em cães.

Fonte: IG PET

Comentários Facebook

Meu Pet

Mulher dá festa de aniversário para gata de 16 anos; veja fotos

Avatar

Publicado


source

Os animais de estimação são verdadeiros membros da família. Os donos buscam homenagear eles de diferentes formas, como a mulher que tatuou o rosto do gatinho . Recentemente, outra linda demonstração de afeto ganhou espaço na web com Mallory Powel, que deu uma verdadeira festa de aniversário para comemorar os 16 anos da gata Emma.

Emma esteve com Mallory desde que a moça tinha 15 anos. A gatinha passou por todas as fases da vida da tutora e nada mais justo que celebrar muito bem seus 16 anos. A dona vestiu o animal com tutu, tiara, um bolo feito especialmente para a felina, e ainda contratou uma fotógrafa que registrou os momentos extremamente fofos. Confira:



Fonte: IG PET

Comentários Facebook
Continue lendo

Meu Pet

Cão é abandonado com um bilhete de cortar o coração

Avatar

Publicado


source

Um cãozinho foi abandonado amarrado em um portão do canil de Sittingbourne, Inglaterra, com um bilhete de cortar o coração. Ele foi encontrado por funcionários do estabelecimento que publicaram imagens do cão a fim de reencontrar o dono.

“Por favor, me aceite. Meu dono me abandonou após cuidar de mim por 10 anos, porque eu não aprendi a ser um bom cachorro. Ele me devolveu onde me encontrou”, dizia o bilhete. A história do cão comoveu internautas no Facebook e tinha como objetivo encontrar o tutor do animal, para entender o que havia acontecido.

Cão amarrado em portão de canil com um bilhete junto
Reprodução/ Facebook

Cão é abandonado com um bilhete de cortar o coração

Mais tarde o canil publicou que já encontrou o dono, assim como outros membros de sua família, que acolheram o cão de volta, para ficar com pessoas as quais ele está acostumado.



Fonte: IG PET

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana