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Pavimentação da MT-422 vai estimular o progresso na região Médio Norte

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Executadas por meio da parceria público-privada conhecida como PPP Social, firmada entre o Governo do Estado e a Associação dos Beneficiários da Rodovia João Adão Scheeren, a pavimentação de 40 quilômetros da MT-422, em Santa Carmem, vai facilitar o escoamento da produção e estimular as atividades do agronegócio da região Médio Norte de Mato Grosso. 

A assinatura do termo de colaboração foi realizada pelo governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia João Adão Scheeren, Agenor Pelissa, e o prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Audrey Frantz.

Serão pavimentados 40 quilômetros da MT-422, no trecho que vai do entroncamento da MT-140 até o entroncamento da MT-423, no município, em direção à cidade de União do Sul. Ao todo serão investidos R$ 34,4 milhões para a execução da obra.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) vai repassar R$ 28 milhões, enquanto os outros R$ 5,6 milhões serão oriundos de contrapartida da associação. Trata-se de uma primeira fase da pavimentação neste trecho da MT-422.

Para Agenor Pelissa, presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia, assinar a parceria social junto ao Estado é um privilégio da associação e vai gerar resultados positivos aos produtores da região, além dos demais cidadãos, que ganharão maior qualidade de vida.

Agenor Pelissa celebra a formalização da parceria social com o Estado

“Em umas das primeiras reuniões eu percebi que havia firmeza e comprometimento para que essas PPP fluíssem. E agora está aí, nosso projeto em andamento. Essa parceria vem sendo trabalhada há um bom tempo. Nós, produtores, fizemos o projeto e agora estamos sendo privilegiados em ser contemplados. Temos uma grande responsabilidade e estamos confiantes de que vamos fazer um bom trabalho e bem feito, pois sabemos que o Governo do Estado não consegue sozinho atuar em todos os cantos de Mato Grosso”, disse.

Segundo Agenor, o investimento feito pelos produtores se transformará em redução de custos no futuro, com a economia de frete dos insumos que vão para a lavoura e dos produtos agrícolas que saem da lavoura à cidade e à exportação, além da valorização das propriedades rurais.

“Cada produtor que contribuiu é um fiscal. Conseguiremos fazer uma obra enxuta, com pouco gasto e uma obra bem-feita e de qualidade. O que vamos investir agora para construir a rodovia, acredito que, em no máximo dois a três anos, retorna para o bolso do produtor. Um incentivo a todos nós e ao desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Com a parceria, todos os produtores estão comprometidos em garantir a conclusão da obra, com qualidade e economia de recursos, de acordo com Agenor, que já não descarta novas parcerias para pavimentar o restante do trecho da MT-422 e ligar definitivamente Santa Carmem e União do Sul por vias asfaltadas.

Prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Audrey Frantz, elogia iniciativa do Estado

“Com nosso dinheiro nós temos cuidado, com o dinheiro público nos temos que ter ainda mais cuidado. Nesse momento, somos as primeiras associações a participar dessa parceria e vamos tomar o máximo de cuidado com o dinheiro público, para que não se gaste a mais nenhum centavo daquilo que seja necessário. Estamos à disposição do Estado, se Deus quiser, para novas parcerias mais para a frente”, assegurou.

Para o prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Audrey Frantz, a parceria social é resultado do importante envolvimento do Município, Estado e agricultores em benefício da MT-422, considerada por ele a espinha dorsal do município.

“Sem a PPP, teríamos essa grande dificuldade. Com esse algo a mais da parceria social, vai fazer com que realizemos esse sonho. Uma parceria importante e um modelo que faz a diferença para que esse asfalto esteja acontecendo hoje. É um sonho nosso interligar Santa Carmem a União do Sul. Vai faltar uma etapa ainda, mas com certeza será um grande benefício a todos os moradores e agricultores daquela região”, afirmou. 

O secretário de Estado de Infraestrutura de Logística Marcelo de Oliveira, também destacou a importância das parceiras para que o Estado consiga avançar na execução de mais obras em todas as regiões de Mato Grosso. “É inadmissível um Estado que produz 70 milhões de toneladas de grãos ainda conviver com 30 mil quilômetros de estradas não pavimentadas. Não podemos ter isso. Temos que arrecadar e fazer aquele pouco arrecadado virar muito mais, para que possamos levar mais serviços à população”, afirmou. 

Obra entre os municípios de Santa Carmem e Vera seguem em ritmo acelerado

Outras obras 

Além da pavimentação prevista na parceria social, já estão em andamento as obras de pavimentação de 30,5 quilômetros da MT-140 nos municípios de Vera e Santa Carmem. O trecho, que era de estrada de chão, passa a receber asfalto, que vai permitir a ligação dos dois municípios com as cidades de Sinop e Feliz Natal por vias pavimentadas.

As obras são realizadas por meio de um convênio entre Governo de Estado e as duas prefeituras. Ao todo, estão sendo investidos R$ 15 milhões de recursos do Governo do Estado e mais R$ 1,9 milhão das prefeituras na execução da pavimentação.

 

Fonte: GOV MT

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Obras de reconstrução da escola 31 de Março avançam e devem ser concluídas em setembro

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As obras de reconstrução da Escola Estadual 31 de Março, localizada no município de Canarana (a 823 quilômetros de Cuiabá), estão avançadas e devem ser concluídas no mês de setembro. A obra, realizada em convênio com a Prefeitura de Canarana, receberá investimentos na ordem de R$ 3,072 milhões, sendo R$ 2,5 milhões de recursos estadual e R$ 572 mil municipal.

A unidade de ensino será contemplada com um novo e moderno prédio, com 16 salas de aula, refeitório, cozinha, laboratórios, biblioteca integradora, banheiros adaptados para pessoa com deficiência, parte administrativa, além da reforma da quadra poliesportiva, que já existia no local. Com a construção do novo prédio, será possível ampliar a oferta de vagas na escola, que atualmente atende 530 alunos.

Conforme destaca a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, mesmo com o período de pandemia e as aulas presenciais suspensas, as obras de reformas e construções de escolas na rede estadual continuam a todo vapor. “Nossa intenção é concluir várias dessas obras antes do retorno das aulas presenciais, garantindo que nossos alunos e profissionais da educação voltem para as salas de aula com total segurança e qualidade para continuar a estudar e trabalhar”, afirma a secretária.

Criada oficialmente em 1976, a Escola Estadual 31 de Março por muitos anos funcionou em um prédio precário, colocando em risco a vida dos alunos e profissionais da educação. Tanto que, em 2016, a escola foi demolida com a promessa de construção de um novo espaço. Os alunos foram transferidos para um prédio alugado, mas desde então aguardam pela reconstrução da escola. 

“Essa é uma obra muito importante, pois há cinco anos não sabemos o que é ter uma escola descente, com espaço digno e adequado para abrigar alunos e os profissionais. Estamos esperando ansiosos pela entrega dessa obra”, destaca a diretora da Escola, Janete Maria Sulzbacher Ortolan.

A assessora pedagógica, Sílvia Moura Faitão, ressalta que a escola 31 de Março é uma unidade histórica em Canarana e a comunidade escolar merecia a construção da escola nova. “Enquanto gestora, eu digo que o exercício de resiliência nos acompanhou por muitos anos e acompanhará até o final da construção dessa obra. Poder ver que o desejo da comunidade escolar está se concretizando é motivo de muita alegria e satisfação”, observa.

 

Fonte: GOV MT

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Governo e prefeitura dão início à obra de pavimentação na MT-109

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), e a prefeitura de Querência (970 km de Cuiabá) deram início às obras de pavimentação de 10,6 quilômetros da MT-109, no município. As obras são realizadas em razão de um convênio firmado no final do mês de junho.

Será asfaltado o trecho que compreende o fim da pavimentação do perímetro urbano até o acesso ao assentamento Pingo D’Água. Ao todo são investidos pouco mais de R$ 6 milhões na execução da obra. Desse valor, a Sinfra destinou R$ 5,2 milhões e a prefeitura deu uma contrapartida de R$ 895 mil, através do convênio.

Atualmente são executados os serviços de sub base do terreno, que são realizados diretamente pela prefeitura. Veja vídeo abaixo. “Com esse dinheiro nós pretendemos ir além e entregar 12 quilômetros de asfalto. A pandemia está aí, mas as máquinas não podem parar. O serviço continua e a obra está a todo vapor”, garantiu o prefeito de Querência, Fernando Gorgen.

Ainda segundo o prefeito, a rodovia MT-109 é considerada uma importante ligação entre os municípios de Querência e Canabrava do Norte e uma rota de escoamento da produção agrícola da região, que estima para este ano uma produção de 400 mil hectares de soja e 230 mil hectares de milho.

Além do asfaltamento, ainda na MT-109,  será realizada a recuperação e reconstrução de um trecho de cinco quilômetros da rodovia, também através de um outro convênio. Serão destinados R$ 1,8 milhão à execução da pavimentação, sendo R$ 1,6 milhão repassados diretamente pela Sinfra.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, os convênios como esse são fundamentais para que o Estado avance em mais melhorias de infraestrutura em todo Mato Grosso com o grande diferencial de que as prefeituras são os executores e fiscalizadores das obras.

Isso garante a redução de custos, a qualidade e a garantia de que a obra será entregue dentro do prazo. “Com essas parcerias, a atual gestão do Governo do Estado mostra o quanto é diferenciada. Trabalhamos em parceria com os municípios, pois queremos que eles estejam alinhados com o Governo olhando, fiscalizando, notificando e entregando, junto conosco, obras de qualidade”, assegurou o secretário.

Fonte: GOV MT

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