conecte-se conosco


Mato Grosso

Homenagem ao Dia do Ceramista integra programação online do Museu de Arte Sacra

Avatar

Publicado


.

O museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) traz uma novidade em sua programação online desta semana. No dia nacional do ceramista, celebrado nesta quinta-feira (28.05), o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lança, às 19h, a exposição online em homenagem ao mestre da cerâmica Clínio Moura.

A exibição entra em cartaz no canal de YouTube Museu Arte Sacra e mostrará o acervo de um dos mais antigos artesãos do Estado.  Com curadoria de Viviene Lozzi, a exposição reúne codornas em argila e esculturas de santos em argila sobre óleo, dentre as quais a imagem de São Gonçalo do Amarante, santo violeiro e padroeiro da comunidade onde vivia Seo Clínio, o bairro São Gonçalo Beira Rio, situado na margem esquerda do rio Cuiabá.

“Além de ser uma expressão artística, a cerâmica é uma fonte de renda hoje na comunidade que possui apenas oito artistas produzindo. Essa exposição online é também uma forma de homenagear a resistência da cultura mato-grossense, mostrando o trabalho do povo ribeirinho, sua história, singularidade, memória e identidade”, explica Viviene Lozzi. 

O restante da programação semanal do MASMT terá ainda transmissões ao vivo em que especialistas convidados trazem informações sobre temas relacionados à educação, história, arte, arquitetura e patrimônio. As lives são transmitidas pelo perfil do Museu de Arte Sacra na rede social Instagram (@museudeartesacramt) às 19h, de quinta-feira a domingo. 

Os 60 anos de história da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá será o tema da live desta quinta-feira (28.05). A convidada para falar sobre o assunto é Estela Costa, produtora do Vinde & Vinde, apresentadora da Rádio Difusora Bom Jesus e assessora de comunicação da Arquidiocese de Cuiabá.

Na sexta (29.05), a mestre em história e doutora em geografia, Elizabeth Johansen, trata sobre o tema “Devoções populares: múltiplos patrimônios culturais vivenciados cotidianamente”. 

No sábado (30.05), será a vez de aprender sobre “Inventários e proteção de bens eclesiásticos” com Joana Braga, pesquisadora que atua na atualização do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados (INBMI) da cidade de Diamantina e região, em Minas Gerais.

E no domingo (31.05), a live terá a participação do professor e doutor em Educação, Silas Borges Monteiro, com o tema “Nada é mais grave que uma tradução”.

Com o projeto “MASMT em Casa”, a programação online contou também com mais um vídeo da série “Você Sabia?”, que traz curiosidades sobre o museu.  Nessa semana, o quadro apresenta os instrumentos musicais que pertenceram a Antiga Igreja Bom Jesus de Cuiabá. Esse e os demais vídeos da série estão disponíveis no canal de YouTube Museu Arte Sacra.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Base do pelotão do Corpo de Bombeiros é inaugurada no Complexo Paiaguás

Avatar

Publicado


.

Foi inaugurada no Complexo Paiaguás, nesta sexta-feira (11.07), a 4ª Companhia do 1º Pelotão Bombeiro Militar do Batalhão Cacique (1º BBM) de Cuiabá, chamada de Bravo 9.

O Bravo 9 está localizado no Complexo Paiaguás, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, próximo ao prédio da Superintendência da Escola de Governo. A unidade contará com uma viatura Auto Salvamento Avançado, com guarnição disponível 24 horas para o atendimento de diversas ocorrências.

O espaço para a instalação da base foi cedido e reformado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A estrutura onde antes funcionava uma guarita passou por adequações e, além da pintura, recebeu novos contornos com a construção de uma garagem coberta, quarto para descanso dos militares, banheiro e copa, melhorias executadas com recursos da própria Seplag.

Participaram da inauguração o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Alessandro Borges Ferreira, o comandante do 1° BBM, João Paulo Nunes de Queiroz, secretários adjuntos da Sesp e Seplag, representante da MTI e militares do Bombeiros. Na oportunidade, foi entregue simbolicamente a chave da estrutura ao CBM-MT, força de segurança ligada à Sesp.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou a importância da unidade estar situada nas dependências do Palácio Paiaguás. “A instalação deste espaço no Complexo Paiaguás trará ainda mais segurança aos servidores e demonstra as ações de melhorias implementadas pelo governo junto ao Corpo de Bombeiros do Estado”.

“Essa é uma iniciativa para trazer o Corpo de Bombeiros para mais próximo da região do CPA. Além da região do Centro Político e Administrativo, essa unidade irá atender mais rapidamente as necessidades da grande Morada da Serra”, disse o secretário de Segurança Pública. “A inauguração da base é resultado do esforço da Seplag, capitaneado pelo secretário Basílio, assim como da Sesp com o Corpo de Bombeiros do Estado”, afirmou Bustamante que ainda acrescentou “no futuro próximo, essa unidade pode atender até o Samu”.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Borges Ferreira, “a expansão de unidades no CBMMT faz parte da Política de Comando e possibilitará a redução no tempo-resposta para o atendimento de ocorrências na capital sendo a população cuiabana a maior beneficiada.”

De acordo com o comandante do 1BBM, João Paulo Nunes de Queiroz, o Corpo de Bombeiros passa por um momento histórico de expansão, no qual o 1º Batalhão de Bombeiros Militar constitui uma peça chave nesse processo.

“A região da grande CPA, Morada do Ouro e adjacências demandam ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) uma média anual de 3.500 ocorrências de natureza bombeiro militar, assim sendo o 1 Pelotão implantado no Centro Político possui a finalidade de restringir demandas reprimidas, levar um serviço mais rápido para a sociedade com a diminuição do tempo-resposta e, consequentemente, a melhoria na prestação do atendimento à população”, comentou.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

MT Hemocentro necessita com urgência de três tipos de sangue

Avatar

Publicado


.

O MT Hemocentro necessita com urgência de doação de sangue dos tipos O Positivo, O Negativo e A Negativo, para repor estoque que se encontra em situação critica.

A doação de sangue pode ser agendada a partir de segunda-feira,(13.07). O telefone para informações e para agendamento de doação é (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar a doação pela internet, clicando AQUI.

A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana