conecte-se conosco


Mato Grosso

Sábado (23): Mato Grosso registra 1.363 casos de Covid-19

Publicado

Mato Grosso


.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (23.05), 1.363 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 37 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. 

Os casos confirmados estão em Cuiabá (425), Várzea Grande (120), Rondonópolis (107), Primavera do Leste (63), Barra do Garças (62), Tangará da Serra (60), Lucas do Rio Verde (46), Confresa (35), Sinop (34), Sorriso (34), Rosário Oeste (33), Jaciara (25), Peixoto de Azevedo (21), Cáceres (19), Nova Mutum (18), Pontes e Lacerda (17), Querência (15), Alta Floresta (13), Mirassol D’Oeste (10), Tapurah (9), Campo Verde (8), Vila Rica (7), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), Campo Novo do Parecis (7), Aripuanã (7), Alto Araguaia (7), São Pedro da Cipa (6), São José dos Quatro Marcos (6), Sapezal (5), Pontal do Araguaia (5), Nova Ubiratã (5), Juína (5), Ribeirão Cascalheira (4), Matupá (4), Guarantã do Norte (4), Curvelândia (4), Rio Branco (3), Poconé (3), Nova Lacerda (3), Ipiranga do Norte (3), Nossa Senhora do Livramento (3), Ipiranga do Norte (3), Conquista  D’Oeste (3), Água Boa (3), Acorizal (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Santo Antônio de Leverger (2), Rondolândia (2), Poxoréo (2), Pedra Preta (2), Juscimeira (2), Jauru (2), Dom Aquino (2), Cotriguaçu (2), Colíder (2), Canarana (2), Bom Jesus do Araguaia (2), União do Sul (1), Terra Nova do Norte (1), São José do Xingu (1), São José do Povo (1), São Felix do Araguaia (1), Santa Rita do Trivelato (1), Porto Alegre do Norte (1), Ponte Branca (1), Novo Mundo (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nobres (1), Marcelândia (1), Luciara (1), Lambari D’Oeste (1), Juara (1), Campos de Júlio (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Alto Boa Vista (1), e residentes de outros Estados (28).

Veja Também  Batalhão Ambiental encontra área de preservação permanente devastada em Arenápolis e aplica multa de R$ 50 mil

Nas últimas 24 horas, surgiram 92 novas confirmações em Alta Floresta (1), Aripuanã (2), Barra do Garças (1), Campo Novo do Parecis (4), Campo Verde (1), Colíder (1), Confresa (7), Cuiabá (25), Jaciara (1), Jauru (1), Juara (1), Lucas do Rio Verde (5), Marcelândia (1), Pedra Preta (1), Pontal do Araguaia (1), Primavera do Leste (7), Ribeirão Cascalheira (2), Rondonópolis (4), Rosário Oeste (2), Santo Antônio do Leverger (1), Tangará da Serra (12), Várzea Grande (6), Vila Rica (1) e municípios de outros estados (4).

A área técnica da SES ainda esclareceu que dois casos foram reposicionados para o município de residência dos pacientes; um caso anteriormente notificado em Cuiabá foi contabilizado em Várzea Grande e outro de Lucas do Rio Verde foi para Cuiabá.

Dos 1.363 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 765 estão em isolamento domiciliar e 451 estão recuperados. Há ainda 110 pacientes hospitalizados, sendo 58 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 52 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 264 leitos de UTI e 875 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado. 

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50,1% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,9% masculino; além disso, 401 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 4.927 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 230 amostras em análise laboratorial.

Veja Também  Escolas do interior de MT conquistam as melhores notas do Ideb nos anos iniciais; resultados acima da média estadual

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Até a última sexta-feira (22), o Governo Federal confirmou 330.890 casos da Covid-19 no Brasil e 21.048 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 20.047 mortes e 310.087 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. Até o fechamento deste material, não foram atualizados os números deste sábado (23).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Escolas de Rondonópolis estão entre as melhores no Ideb em todas as etapas de ensino

Avatar

Publicado


.

As escolas estaduais do município de Rondonópolis (a 212 quilômetros de Cuiabá) tiveram ótimo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ficando entre as primeiras colocadas da rede estadual em todas as etapas de ensino.

Entre as 10 melhores notas na etapa dos anos iniciais do ensino fundamental, cinco são de Rondonópolis. São as escolas La Salle e Sagrado Coração de Jesus, ambas com nota 7,5, as escolas Odorico Leocádio da Rosa e Santo Antônio, com nota 7,4, e a EE Emanuel Pinheiro que conquistou nota 7,0.

As escolas Sagrado Coração de Jesus, Odorico Leocádio da Rosa e Santo Antônio estão também entre as melhores na etapa dos anos finais do ensino fundamental, com notas entre 6,2 e 6,4.

Já na etapa do ensino médio, as escolas Silvestre Gomes Martins, La Salle e Adolfo Augusto de Moraes ficaram entre as 10 melhores notas, com Ideb de 5,1, 5,0 e 4,8 respectivamente.

Segundo a diretora da EE Plena Silvestre Gomes, Liliane Oliveira de Souza, o bom desempenho a escola é atribuído ao trabalho que é realizado em parceria com toda a comunidade escolar, profissionais da educação, assessoria pedagógica, o centro de formação e atualização dos profissionais da educação e com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“A equipe da coordenadoria do ensino médio da Seduc, que cuida das escolas integrais, é muito atuante com a nossa escola e o tempo todo faz o monitoramento das nossas ações. Dessa forma, é pontuado o que precisa melhorar e as correções necessárias para que possamos adquirir um resultado cada vez melhor na aprendizagem dos alunos”.

Veja Também  Escolas do interior de MT conquistam as melhores notas do Ideb nos anos iniciais; resultados acima da média estadual

A diretora ressalta que, em 2019, 44% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram ingressar no ensino superior, sendo que boa parte deles foi para instituições públicas, o que comprava o bom trabalho desenvolvido por toda a equipe escolar nos últimos anos. “Fazemos a busca ativa dos estudantes para continuar na escola, desenvolvendo o apoio pedagógico quando necessário e, assim, conquistar bons resultados”

Com nota 7,0 nos anos iniciais e 5,8 nos anos finais do ensino fundamental, a EE Emanuel Pinheiro também aparece entre os melhores Ideb das escolas estaduais. A diretora da escola, Shirley Valuz, explica que, apesar de alguns desafios enfrentados ao longo dos últimos dois anos, os pais foram presentes e parceiros o tempo todo, o que contribuiu para evitar a evasão dos estudantes e o sucesso da unidade escolar.

“Conseguimos realizar ações pontuais, que envolveram a todos, despertando o espírito participativo e o protagonismo estudantil. Além disso, os profissionais da escola não mediram esforços para que houvesse uma aprendizagem significativa, buscando integrar ação formativa e recreativa”, destacou.

A diretora da escola Santo Antônio, Irmã Maria José de Oliveira, ressalta que para a escola desenvolver com qualidade o seu papel, que é educar, basta realizar com seriedade, compromisso e dedicação as suas funções. Segundo ela, a escola deve propiciar espaço de aprendizado, com diferentes metodologias para alcançar todos os alunos.

Veja Também  Batalhão Ambiental encontra área de preservação permanente devastada em Arenápolis e aplica multa de R$ 50 mil

“É preciso que todas as instâncias da secretaria estejam alinhadas com o objetivo comum, alinhar as metas com a escola e o acompanhamento constante de sua execução. Não objetivamos a todo momento a melhoria do Ideb, ele vem naturalmente, quando o planejamento e ações da escola são realizados com eficiência. Não há fórmulas ou receitas mágicas”.

Segundo a diretora da EE Sagrado Coração de Jesus, Irmã Maria de Fátima de Souza, ao longo de seus 70 anos de existência, a unidade de ensino sempre prezou pela qualidade do ensino e isso pode ser comprovado tanto pela procura por vagas como também pelo resultado do Ideb, que cresce a cada ano.

“Passamos de 7,1 em 2017 para 7,5 em 2019. Acredito que os projetos realizados pela escola, como os de leitura, tenham contribuído para essa evolução, além das aulas bem elaboradas e planejadas, com seleção de bons conteúdos e boas metodologias”.

A coordenação da escola La Salle ressalta que entre os fatores que contribuíram para o destaque da unidade de ensino, que teve nota 7,5 nos anos iniciais e 6,0 nos anos finais, estão o planejamento coletivo, o apoio pedagógico, reuniões semanais, o envolvimento das famílias e a formação continuada dos profissionais da educação. Outro ponto destacado pela escola são os simulados, realizados com os alunos desde o 1º ano, o que contribui para que fiquem habituados em fazer as avaliações do Ideb.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Batalhão Ambiental encontra área de preservação devastada em Arenápolis e aplica multa de R$ 50 mil

Avatar

Publicado


.

Uma equipe do Batalhão Ambiental encaminhou à delegacia no sábado (19.09), um homem por desmatar área de preservação permanente, na cidade de Arenápolis (a 258 km de Cuiabá).

Os agentes foram informados do crime ambiental por meio de denúncia e quando chegaram ao local, confirmaram a informação.

Na fazenda, o gerente da propriedade alegou não ter a licença do órgão responsável. Disse também que o proprietário não estava. Ele ainda tentou contato por telefone, mas sem sucesso.

Devido à irregularidade foram emitidos os autos de inspeção e infração, termo de embargo e a notificação, além da multa no valor de R$ 50 mil.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Veja Também  Detran-MT recicla mais de 6 mil veículos inservíveis neste ano

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana