conecte-se conosco

Nacional

Imprensa internacional repercute descontrole da Covid-19 no Brasil

Avatar

Publicado


source
Bolsonaro
Reprodução/STF

“Enquanto médicos lutam com bravura para salvar vidas, o presidente Jair Bolsonaro está mais interessado em outro paciente: a economia do país”, afirma a CNN Internacional

O Brasil registrou 340.887 casos e 21.678 mortes causadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Além de ser o segundo país mais afetado pela doença em todo o mundo – atrás dos Estados Unidos -, o Brasil também ostenta os piores resultados de testes. 

LEIA MAIS: Teich recusa convite para ser conselheiro de seu sucessor

Desde o começo da pandemia, o país realizou apenas 735.224 testes para identificar o novo coronavírus. O número é bem inferior aos testes realizados por Estados Unidos (14 milhões), Rússia (8 milhões), e Espanha (3 milhões). A completa cegueira do Brasil na crise causada pela Covid-19 repercutiu de forma negativa na imprensa internacional.

América do Norte

“Enquanto médicos lutam com bravura para salvar vidas, o presidente Jair Bolsonaro está mais interessado em outro paciente: a economia do país”, afirma a CNN Internacional . A rede americana enviou um correspondente para acompanhar o trabalho dos profissionais da saúde que lutam contra a Covid-19 na periferia de São Paulo.

Cemitério da Vila Formosa
Reprodução/Washington Post

Cemitério da Vila Formosa esteve na capa do jornal americano The Washington Post

De acordo com uma das funcionárias, por conta da baixa capacidade de testagem, a orientação é que eles sejam feitos em pessoas com pelo menos três sintomas da doença. No Hospital Emílio Ribas, médicos contaram à CNN Internacional que os comentários do presidente Jair Bolsonaro são revoltantes.

Também nos Estados Unidos, a  Sky News destaca que o Brasil discute afrouxar o isolamento no pior momento da pandemia do novo coronavírus. “No Rio de Janeiro, o prefeito afirma que deseja reabrir o comércio não-essencial nos próximos dias. Em São Paulo, a cidade mais afetada, o cemitério da Vila Formosa não está dando conta da grande quantidade de corpos”, destaca a rede americana.

Europa

A agência de notícias  Euronews destaca o jogo sujo de Bolsonaro contra a Covid-19. “O presidente deixou claro que a economia é sua prioridade, lutando contra o isolamento social. Ele já perdeu dois ministros da Saúde durante a crise: um foi mandando embora e o outro pediu demissão”, afirma a rede pan-europeia.

A Euronews também ressalta a cegueira do Brasil sobre o verdadeiro número de contaminados. “É um país com mais de 200 milhões de pessoas”, afirma.

Já a revista científica britânica Nature afirma que remédios devem ser receitados pelo médico, e não pelo presidente, fazendo referência à autorização do uso da hidroxicloroquina. Não há evidências de que o medicamento aprovado por Bolsonaro seja eficaz contra o novo coronavírus. Estudos recentes comprovam que pacientes que recebem a cloroquina têm mais chance de morrer. 

Comentários Facebook

Nacional

São Paulo tem 272 mortes por Covid-19 em um dia e total de óbitos passa de 6 mil

Avatar

Publicado


source
cemitério vila nova cachoeirinha
José Cícero da Silva/Agência Pública

Covas abertas no cemitério Vila Nova Cachoeirinha que atende a Brasilândia, em São Paulo

O estado de São Paulo registrou 272 novas mortes por Covid-19 em um dia, chegando a 6.045 óbitos causados pela doença, divulgou a Secretaria de Estado de Saúde neste sábado. Ao todo, o novo coronavírus (Sars-Cov-2) já infectou 80.558 pessoas em 505 municípios do estado. A maior parte das mortes, 72,9%, foram de pacientes idosos, com 60 anos ou mais.

Leia também: “Vai botar mais militares, com civis não deu certo”, diz Bolsonaro sobre Saúde

Mais da metade dos casos confirmados é da capital paulista. Até o último balanço da Prefeitura, divulgado na quinta-feira (21), o município de São Paulo tinha 3.252 mortes confirmadas e 44.516 infectados.

Porém, ainda que a capital siga com a maior parte dos casos, estudos do governo estadual apontam que a Covid-19 tem avançado pelo interior e o litoral.

Segundo a Secretaria de Saúde, 11,9 mil pacientes estão internados no estado, sendo 4.674 em UTI e 7.242 em enfermaria. 15.981 pessoas já tiveram alta.

A concentração de casos na capital e região metropolitana também pode ser observada nas taxas de ocupação de UTIs reservadas para atendimento ao novo coronavírus . No estado, a taxa é de 73,7%, número que sobe a 89,2% na Grande São Paulo.

Leia também: Teich recusa convite para ser conselheiro de seu sucessor no Ministério da Saúde

No Brasil, os números de casos e mortes pela Covid-19 também se alastram nos últimos dias. Nesta sexta-feira (22), o País  ultrapassou a Rússia em número de casos, com 330.890 confirmações. Já são 21.048 mortes pelo novo coronavírus, sendo 1.001 registradas em 24 horas entre quinta e sexta.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Mudança de tempo: São Paulo terá sábado chuvoso e frio

Avatar

Publicado


source

Com temperatura máxima de 22ºC e mínima de 13ºC, a cidade de  São Paulo terá um sábado (23) nublado e chuvoso , segundo a previsão do tempo do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas ( CGE ).

Leia também: Enem é adiado pelo Inep: Prova ocorrerá em dezembro ou janeiro

Há previsão de rajadas moderadas de vento. As chuvas devem ser isoladas em partes específicas da c apital paulist a. O índice de umidade do ar  estará durante todo o dia acima de 65%.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana